Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SIAFI
2
SIAFI INTRODUÇÃO E HISTÓRICO ANTECEDENTES 1986 ? ? ? ? ? 1987 SIAFI
3
ANTECEDENTES Métodos rudimentares de trabalho Inexistência de informações Defasagem na escrituração contábil Inconsistência dos dados utilizados Multiplicidade de contas bancárias
4
IMPLANTAÇÃO IMPLANTADO EM 1987
Promover a modernização e a integração dos sistemas de programação financeira, de execução orçamentária e de contabilidade dos Órgãos e Entidades Públicas do Governo Federal.
5
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
IMPLANTAÇÃO IMPLANTADO EM 1987 EXPANSÃO GRADUAL DE SUA ABANGÊNCIA PODER EXECUTIVO PODER LEGISLATIVO PODER JUDICIÁRIO SIAFI ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
6
. DEPÓSITO DIRETO NA CONTA ÚNICA . VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO
EVOLUÇÃO . DEPÓSITO DIRETO NA CONTA ÚNICA . VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO . RETENÇÃO DE IMPOSTO NA FONTE
7
.DEPÓSITO DIRETO NA CONTA ÚNICA
O depósito direto na Conta Única teve como objetivo automatizar a apropriação e classificação de ingressos diretamente auferidos pelas Unidades Gestoras. Promoveu também a extinção das contas bancárias de arrecadação, não havendo mais a necessidade de conciliação dos saldos e da classi-ficação das receitas, o que passou a ser feito automaticamente pelo SIAFI.
8
.VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO
A validação do pagamento é feita por meio da confirmação do fornecedor perante o Fisco e da confirmação de sua conta bancá-ria junto ao Banco do Brasil. A validação do pagamento acontece com a verificação, on-line, do CGC ou CPF do credor junto a Secretaria da Receita Federal, de forma a constatar se o credor está devidamente cadastrado e com suas obrigações em dia perante a Receita Fede-ral. Assim, evita-se pagar para os chama-dos “fantasmas”. (cont.)
9
.VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO (continuação)
A validação junto ao Banco do Brasil ocorre no momento do registro do pagamen-to, por meio do CGC ou CPF do credor, quando, de forma também on-line, é verifi-cado se o titular da conta bancária informada no SIAFI é o mesmo titular da conta no Banco do Brasil. Esse mecanismo de controle evita o pagamento para “laranjas”.
10
.RETENÇÃO DE IMPOSTO NA FONTE
A retenção de imposto na fonte ocorre quando é efetivado um pagamento sobre o qual a União tenha direito a efetuar este tipo de procedimento. O próprio adminis-trador público especifica na Ordem Bancária-OB o valor pago e o valor da re-tenção. Essa operação irá gerar um DARF que será encaminhado para a Receita Federal para processamento, ficando o recurso correspondente recolhido direta-mente do Tesouro Nacional. A operação é feita toda por meio do SIAFI, mediante utilização da Conta Única, não sendo necessária a utilização da rede bancária.
11
. PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS . OTIMIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
OBJETIVOS . PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS . OTIMIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA . SEGURANÇA E TEMPESTIVIDADE DAS INFORMAÇÕES . INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS . TRANSPARÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS
12
VISÃO GLOBAL CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA . CENTRALIZADO EM BRASÍLIA
. PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS E ROTINAS DE TRABALHO . INTERLIGADO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL . INVERSÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO . AUTOMAÇÃO DO REGISTRO CONTÁBIL . USO DAS CONTAS CONTÁBEIS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
13
ESTRUTURA DO SIAFI Sistema Módulos Módulos Módulos Módulos Subsistema
Transações Transações Transações Transações
14
ESTRUTURA DO SIAFI TRANSAÇÕES DE CONSULTA:
Ex: CONUG, CONNE, CONORGAO, etc. TRANSAÇÕES DE ENTRADA DE DOCUMENTOS: Ex: ND = NOTA DE DOTAÇÃO NC = NOTA DE MOVIMENTAÇÃO DE CRÉDITO NE = NOTA DE EMPENHO EXEMPLOS: ATUDOMBAN = Atualiza Domicílio Bancário CONOB = Consulta Ordem Bancária OB = Ordem Bancária
15
SAÍDAS DO SISTEMA Formas de Saída TERMINAL/IMPRESSORA
GERAÇÃO DE ARQUIVOS RELATÓRIOS CENTRO DE INFORMAÇÕES
16
Estrutura das Consolidações
SAÍDAS DO SISTEMA Estrutura das Consolidações ÓRGÃO UNIÃO SUBÓRGÃO ÓRGÃO UG UG UG UG SUBÓRGÃO ÓRGÃO UG UG SUBÓRGÃO SUBÓRGÃO UG UG UG UG SUBÓRGÃO SUBÓRGÃO UG UG UG UG UG UG UG SUBÓRGÃO UG UG UG UG UG UG
17
Modalidades de Consulta
SAÍDAS DO SISTEMA Modalidades de Consulta CONSULTA ANALÍTICA: Informação atualizada Todos os documentos registrados até o momento estão computados CONSULTA SINTÉTICA: Processamento noturno (SIAFI indisponível para usuário) Atualização até um dia útil anterior à data da consulta Grande volume de consolidações Consolidação e armazenamento de dados já totalizados
18
Integração Periódica de Saldos
UNIVERSO DE USUÁRIOS Integração Periódica de Saldos SIAFI Off-line ECONOMIA MISTA
19
UNIVERSO DE USUÁRIOS SIAFI 30.000 USUÁRIOS CADASTRADOS
Conta Única do Tesouro Nacional SIAFI USUÁRIOS CADASTRADOS
20
FORMAS DE ACESSO ON-LINE OFF-LINE REDE SIAFI UG UG ON-LINE OFF-LINE
POLO DE DIGITAÇÃO ON-LINE
21
MODALIDADES DE USO MODALIDADE TOTAL Utilizam a Conta Única
Estão sujeitos ao Tratamento Padrão Utilizam o Plano de Contas do Governo Federal MODALIDADE PARCIAL Utilizam parte das funções do Sistema A execução dos recursos é feita pelo SIAFI Não substitui a contabilidade do órgão
22
INDICADORES EVOLUTIVOS
SIAFI EM NÚMEROS 1987 (IMPLANTAÇÃO) 1998 (ATUALIDADE) INDICADORES EVOLUTIVOS Terminais/Micros Impressoras Redes Interligadas Órgãos Unidades Gestoras Executoras Usuários Cadastrados Documentos/Ano Usuários Simultâneos Transações Disponíveis 1.320 1.070 - 209 3.360 16.169 600 268 8.018 7.413 59 331 4.228 28.375 2.400 532
23
PRINCÍPIOS OU INSTRUMENTOS
SEGURANÇA DISCIPLINAR O ACESSO ASSEGURAR A INTEGRIDADE DO SISTEMA EVITAR DANOS E UTILIZAÇÕES INDEVIDAS PRINCÍPIOS OU INSTRUMENTOS SENHA CONFORMIDADE DIÁRIA CONFORMIDADE CONTÁBIL CONFORMIDADE DE OPERADORES IDENTIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES DO USUÁRIO INTERGRIDADE E FIDEDIGNIDADE DOS DADOS INALTERABILIDADE DOS DOCUMENTOS
24
UTILIZANDO O SIAFI TELA INICIAL PRIMEIRA TELA
CÓDIGO _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (CPF) SENHA _ _ _ _ _ _ (ALFANUMÉRICO) NOVA SENHA _ _ _ _ _ _ (MUDANÇA DA SENHA) SISTEMA _ _ _ _ _ _ _ (SIAFI+ANO) PRIMEIRA TELA MENSAGENS POR DATA E ASSUNTO ( X ) 09/03/99 O SISTEMA SIAFI ( ) 09/03/99 DISPONIBILIZAÇÃO DA TABELA DE EVENTOS ( ) 09/03/99 ALTERAÇÃO DO CADASTRO DA UG
25
ASSINALE A OPÇÃO DESEJADA E TECLE <ENTER>
UTILIZANDO O SIAFI VOCÊ ESTÁ CONHECENDO O SISTEMA SIAFI. DESEJAMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA SEJA A MAIS PROVEITOSA POSSÍVEL. ATENCIOSAMENTE, EQUIPE SIAFI MENU DO SISTEMA ( ) ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA ( ) AUDITORIA - AUDITORIA ( ) CI - CENTRO DE INFORMAÇÃO ( ) CONFORM - CONFORMIDADE ( ) CONTABIL - CONTABIL ( ) CONVENIOS - CONVENIOS ( X ) DOCUMENTO - DOCUMENTOS DO SIAFI ASSINALE A OPÇÃO DESEJADA E TECLE <ENTER>
26
ASSINALE A OPCAO DESEJADA E TECLE <ENTER>
UTILIZANDO O SIAFI (continuação) ( X ) CONSULTA - CONSULTA DOCUMENTOS ( ) ENTRADADOS - ENTRADA DE DADOS ( ) IMPRESSAO - IMPRESSAO DE DOCUMENTOS ASSINALE A OPCAO DESEJADA E TECLE <ENTER> ( ) CONCODDEP - CONSULTA DEPOSITO BANCARIO ( X ) CONDARF - ARRECADACAO FINANCEIRA - DARF ( ) CONDOC - CONSULTA DOCUMENTOS ( ) CONAF - CONSULTA APROPRIACAO FIS/FIN COMANDO: >CONDARF
27
TELA DA TRANSAÇÃO CONDARF
UTILIZANDO O SIAFI (continuação) TELA DA TRANSAÇÃO CONDARF ORGAO: _______ UG EMITENTE: _______ GESTAO DO EMITENTE: ________ NUMERO DO DOCUMENTO: 99DF_______ RECEITA: DATA INICIAL: _______ DATA FINAL: _______ RECOLHEDOR: _______ RECURSOS: OPÇÃO:
28
PLANO DE CONTAS Representado por um conjunto de títulos organizados e codificados com o propósito: Sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de gestão, e permitir a qualquer momento com precisão e clareza a obtenção do dados relativos ao patrimônio. OBJETIVOS PRINCIPAIS: Realçar o estado patrimonial e suas variações Padronizar o nível de informações da administração direta e indireta Permitir a manutenção de um sistema integrado de informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais.
29
RELAÇÃO DE CONTAS CONTA: É O TÍTULO REPRESENTATIVO DA COMPOSIÇÃO, VARIAÇÃO, ESTADO DO PATRIMÔNIO, BEM COMO, DE BENS DIREITOS E OBRIGAÇÕES E SITUAÇÕES NELE NÃO COMPREENDIDAS, MAS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE POSSAM VIR AFETÁ-LO, EXIGINDO POR ISSO, CONTROLE CONTÁBIL ESPECÍFICO.
30
AS CONTAS SÃO AGRUPADAS SEGUNDO SUAS FUNÇÕES, POSSIBILITANDO:
Efetuar a escrituração (método das partidas dobradas) Conhecer a situação dos responsáveis (arrecadem receitas, efetuem despesas e administrem bens pertencentes ou a uma gestão Individualizar os devedores ou credores Acompanhar ou controlar a execução orçamentária Elaborar os balanços
31
TABELA DE EVENTOS XX X XXX
É o instrumento utilizado pelo gestor para transformar os atos e fatos administrativos em registros contábeis automáticos. ESTRUTURA XX X XXX CLASSE TIPO CÓDIGO SEQUENCIAL
32
CLASSE: 10.0.000 - PREVISÃO DA RECEITA 20.0.000 - DOTAÇÃO DA DESPESA
MOVIMENTAÇÃO DE CRÉDITO EMPENHO DA DESPESA APROPRIAÇÕES, RETENÇÕES, LIQUIDAÇÕES E OUTROS APROPRIAÇÕES DE DESPESA RETENÇÕES DE OBRIGAÇÕES LIQUIDAÇÕES DE OBRIGAÇÕES REGISTROS DIVERSOS APROPRIAÇÕES DE DIREITOS LIQUIDAÇÕES DE DIREITOS RESTOS A PAGAR LIQUIDAÇÃO DE RESTOS A PAGAR TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEITAS
33
TIPO: ( 0 ) EVENTO UTILIZADO PELO GESTOR (NORMAL)
( 1 ) EVENTO UTILIZADO PELO SISTEMA (MÁQUINA) ( 2 ) EVENTO COMPLEMENTAR DO EVENTO NORMAL ( 3 ) EVENTO COMPLEMENTAR DE EVENTO DE SISTEMA ( 5 ) ESTORNO DO EVENTO DO GESTOR ( 6 ) ESTORNO DO EVENTO DE SISTEMA (MÁQUINA) ( 7 ) ESTORNO DO EVENTO COMPLEMENTAR DO EVENTO NORMAL
34
TABELA DE INDICADORES CONTÁBEIS
Representam o elo de ligação entre a relação de contas e a tabela de eventos definindo os critérios de restrições legais, fiscais e normativas TABELA DE INDICADORES EVENTO CONTA
35
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA UTILIZAÇÃO DOS CRÉDITOS CONSIGNADOS NO OGU. EXECUÇÃO FINANCEIRA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS, VISANDO ATENDER A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES ATRIBUÍDOS À CADA UNIDADE.
36
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
CREDITO RECURSO
37
DOTAÇÃO OU ATUTORIZAÇÃO DE GASTO OU SUA DESCENTRALIZAÇÃO
CRÉDITO DOTAÇÃO OU ATUTORIZAÇÃO DE GASTO OU SUA DESCENTRALIZAÇÃO RECURSO DINHEIRO OU SALDO DE DISPONIBILIDADE FINANCEIRA
38
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O PROCESSO ORÇAMENTÁRIO TEM SUA OBRIGATORIEDADE ESTABELECIDA NO ART. 165 DA CF. PLANO PLURIANUAL - PPA LEI DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
39
INÍCIO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
ORÇAMENTO APROVADO - LOA SOF SERPRO Informações Orçamentárias Publicação da LOA ND para UG 1 STN SIAFI ND para UG 2 ND para UG 3 ND para UG 4
40
TÓPICOS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
DETALHAMENTO DO CRÉDITO DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS CRÉDITOS ADICIONAIS ESTÁGIOS DA EXECUÇÃO DA DESPESA
41
DETALHAMENTO DO CRÉDITO
1 - DE FONTE DE RECURSOS 2 - DE NATUREZA DA DESPESA 3 - UNIDADE GESTORA RESPONSÁVEL 4 - DE PLANO INTERNO
42
DETALHAMENTO DE FONTE DE RECURSOS
X X XX XXXXXX IDENTIFICADOR DE USO GRUPO FONTE FONTE DETALHE
43
DETALHAMENTO DA NATUREZA DA DESPESA
X X XX XX CATEGORIA ECONÔMICA GRUPO DA DESPESA MODALIDADE DE APLICAÇÃO ELEMENTO DE DESPESA
44
DETALHAMENTO DE UNIDADE GESTORA RESPONSÁVEL
FACILITA A APURAÇÃO DOS CUSTOS, GASTOS OU DESPESAS DETALHAMENTO DE PLANO INTERNO ACOMPANHAMENTO PORMENORIZADO DA AÇÃO PROGRAMADA NO OGU
45
CÉLULA ORÇAMENTÁRIA ESFERA UNIDADE ORÇAMENTÁRIA - UO
PROGRAMA DE TRABALHO - PT FONTE DE RECURSOS - FR NATUREZA DA DESPESA - ND UNIDADE GESTORA RESPONSÁVEL - UGR PLANO INTERNO - PI
46
DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS Descentralização Interna
Descentralização Externa MIN. A MIN. B NC NC Descentralização Interna UG 1 UG 2 UG 3
47
CRÉDITOS ADICIONAIS CRÉDITOS SUPLEMENTARES CRÉDITOS ESPECIAIS
CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS
48
ESTÁGIOS DA EXECUÇÃO DA DESPESA
EMPENHO LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO EXECUÇÃO FINANCEIRA
49
ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA Registro da Proposta Aprovada
EXECUÇÃO FINANCEIRA ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA Verificação COFIN/STN Disponibilidades OS PF Registro da Proposta Critérios de Prioridade UG ADM. DIRETA ÓRGÃO ADM. INDIRETA Registro da Proposta Aprovada PF UG ADM. INDIRETA
50
CONTA ÚNICA DO TESOURO NACIONAL
- IMPLANTADA EM SET/88 - TEM POR AGENTE FINANCEIRO O BANCO DO BRASIL - A OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTA ÚNICA É EFE-TUADA POR MEIO DE DOCUMENTOS REGISTRADOS NO SIAFI DOCUMENTOS UTILIZADOS ORDEM BANCÁRIA - OB DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS FEDERAIS - DARF GUIA DE RECOLHIMENTO DA PREVIDÊNCIA - GRPS
51
MOVIMENTAÇÃO DA CONTA ÚNICA
Autorização de saque INTRA-SIAFI BACEN STN Reserva Bancária Liberação BB Adm. Direta Federal Pagamento Liberação p/ pagamento Pagamento Universo Externo de Credores Adm. Indireta Federal
52
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DA CONTA ÚNICA MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS
SIAFI MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS BACEN BB DISPÊNDIO DE RECURSOS INGRESSO DE RECURSOS (Rede Bancária)
53
= INGRESSO RECURSOS TESOURO NACIONAL DARF Receita Bruta a Classificar
CONTRIBUINTE TESOURO NACIONAL DARF Receita Bruta a Classificar = CONTA ÚNICA 3 dias STN/COFIN DARF SRF SIAFI Rede Bancária 1 OU 2 DIAS Receita Classificada CONTA ÚNICA Banco Central Reservas bancárias
54
MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS PROGRAMAÇÃO E EXECUÇÃO FINANCEIRA
LIBERAÇÃO DE RECURSOS STN COTA COTA Min. A OSPF Min. B OSPF Min. C OSPF Repasse Sub-repasse Entidade Supervisionada UG UG Sub-repasse UG
55
DISPÊNDIO DE RECURSOS SIAFI UG UG BB BACEN on-line BENEFICIÁRIO
Relação de OB UG UG BB BACEN PAGAMENTO EXTERNO RESERVA BANCÁRIA
56
INTEGRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIO FINANCEIRO
Descentralização de Créditos Movimentação de Recursos SOF STN COTA Desc. Externa Repasse Min. A Min. B Min. C Min. A Min. B Min. C Repasse Sub- Repasse Desc. Interna Desc. Externa UG UG Entidade Supervisionada Entidade Supervisionada UG UG UG UG Desc. Interna Desc. Interna
57
DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
FLUXO DO BALANÇO GERAL DA UNIÃO OS RESULTADOS GERAIS DO EXERCÍCIO SÃO EVIDENCIADOS NAS SEGUINTES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS BALANÇO PATRIMONIAL
58
BALANÇO ORÇAMENTÁRIO: Confronta as receitas e despesas previstas com as efetivamente realizadas.
BALANÇO FINANCEIRO: Demonstra a receita e despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte.
59
BALANÇO PATRIMONIAL: Seus componentes são os seguintes:
a) ativo financeiro - compreendendo os créditos e valores realizáveis independen-temente da autorização orçamentária e dos valores numerários; b) ativo permanente - compreendendo os bens créditos e valores cuja a mobilização ou alie-nação dependa de autorização legislativa;
60
c) passivo financeiro - compreendendo os compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária; d) passivo permanente - compreendendo as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização orçamentária; e) contas de compensação - registrando os bens, valores e obrigações que, mediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.
61
DEMONSTRAÇÕES DA VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
Evidenciam as alterações verificadas no patrimônio resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicam o resultado patrimonial do exercício
62
BALANÇO GERAL DA UNIÃO - BGU
REPRESENTA A POSIÇÃO ESTÁTICA DO PATRIMÔNIO DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES QUE COMPÔEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONSTITUINDO-SE ASSIM NA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELABORADA CONFORME ART. 84, INCISO XXIV DA CF ART. 101, DA LEI Nº 4.320, DE 17/03/64.
63
OUTRAS FUNÇÕES PROGORCAM CADASTRO DE CONVÊNIOS COMUNICA
64
- QUAL A FINALIDADE DA DESPESA? - COMO TOMAR AS DECISÕES?
PROGORCAM SUBSISTEMA DE PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - ONDE SE DEVE GASTAR? - QUAL A FINALIDADE DA DESPESA? - COMO TOMAR AS DECISÕES? - COMO MEDIR O DESEMPENHO? PODE SER RESUMIDO EM 2 FASES: 1 - PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2 - PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
65
VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO
PROGORCAM VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO - IDENTIFICAÇÃO DE CENTRO DE CUSTOS - ACOMPANHAMENTO FÍSICO/FINANCEIRO DOS PROGRAMAS - IDENTIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
66
UNIÃO ESTADO MUNICÍPIO ONG ENTIDADE PRIVADA CADASTRO DE CONVÊNIO +
HOSPITAL ESTADO MUNICÍPIO ONG ENTIDADE PRIVADA + UNIÃO ESCOLA
67
CONVÊNIOS DE RECEITA - DETALHAMENTO DA FONTE DE RECURSOS - ACOMPANHAMENTO DAS FASES DE EXECUÇÃO - SUBSTITUI A CONTA BANCÁRIA EXCLUSIVA
68
INSTITUIÇÃO CONVENENTE
CONVÊNIOS DE DESPESA HOSPITAL + INSTITUIÇÃO CONVENENTE UNIÃO
69
COMUNICA SUBSISTEMA QUE PERMITE O ENVIO DE MENSAGENS VIA TERMINAL, ENTRE UG´s ON-LINE CADASTRADAS NO SIAFI.
70
COMUNICA SIAFI99 - ADMINISTRA - COMUNICA - INCMSG (INCLUI MENSAGEM)
DATA: DD/MM/AA HORA: HH:MM:SS USUARIO: XXXXXXXXXX INFORME O DESTINATÁRIO DA MENSAGEM: __ (1 - UG GRUPO ORGÃO) INFORME CODIGO DAS UG´s: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ OU TODAS _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ INICIO DA APRESENTACAO DA MENSAGEM: DD MÊS ANO ASSUNTO: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ INFORME O NUMERO DA MENSAGEM PRA COPIA DO TEXTO: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
71
SIAFI AMBIENTE SIAFI SIAFI GERENCIAL SIAFI EDUCACIONAL
EXTRATOR DE DADOS STNet PROCESSO BT
72
SIAFI GERENCIAL UG GESTÃO CONTA CONTÁBIL CONTA CORRENTE
BUSCA AGILIZAR A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DOS DADOS DO SIAFI. É FEITA TRADICIONALMENTE DAS SEGUINTES MANEIRAS: UG GESTÃO CONTA CONTÁBIL CONTA CORRENTE CONSULTAS ESTRUTURAIS
73
SIAFI GERENCIAL CONHECIMENTO DO LAY OUT DOS ARQUIVOS
DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS MANIPULAÇÃO EM SISTEMAS DO USUÁRIO EXTRATOR DE DADOS
74
SIAFI GERENCIAL SELEÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA INFORMAÇÃO
MOROSIDADE DO ATENDIMENTO APURAÇÃO ESPECIAL
75
SIAFI EDUCACIONAL FOI CRIADO PARA FAMILIARIZAR O USUÁRIO COM TODAS AS ETAPAS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTÁBIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL E ESTABELECE UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE ALUNO, CONHECIMENTO E ESCOLA. STN CRC Instituição de Ensino COOPERAÇÃO TÉCNICA
76
STNet ESTE PRODUTO É REPRESENTADO PELO SITE DA STN NA INTERNET, EM CUJO CONTEXTO ESTÃO INSERIDAS VÁRIAS PÁGINAS SOBRE O SIAFI, TAIS COMO: - HISTÓRIA - CONCEITOS - PRINCIPAIS FUNÇÕES - EVOLUÇÃO LÓGICA - AMBIENTE OPERACIONAL - PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SIAFI
77
STNet O ENDEREÇO DO SITE DA STN É:
78
PROCESSO BT É A TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS, NA MODALIDADE BATCH, PARA INCORPORAÇÃO AO SIAFI. GERALMENTE, É USADO NAS SEGUINTES CIRCUNSTÂNCIAS:
79
PROCESSO BT QUANDO USUÁRIOS DO SIAFI POSSUEM SEUS PRÓPRIOS SISTEMAS DE CONTROLE E NECESSITAM TRANSFERIR ARQUIVOS GERADOS POR ESSES SISTEMAS, VISANDO INCORPORÁ-LOS AO SIAFI. SISTEMA DE CONTROLE DO USUÁRIO QUANDO O VOLUME DE ENTRADA DE DOCUMENTOS É MUITO GRANDE, VISANDO A OPERACIONALIZAÇÃO MAIS RÁPIDA, EVITANDO, DESSE MODO, A SOBRECARGA DO SISTEMA ON-LINE.
80
EXTRATOR DE DADOS É UMA FERRAMENTA QUE DEMOCRATIZA O ACESSO À INFORMAÇÃO E DESCENTRALIZA O TRABALHO DE PESQUISA E GERAÇÃO DE RELATÓRIOS ESPECÍFICOS.
81
EXTRATOR DE DADOS PERMITE AO USUÁRIO CONSULTAR DIRETAMENTE A BASE DE DADOS DO SISTEMA. A PARTIR DAÍ ELE PODE: SELECIONAR DADOS EXTRAIR OS DADOS SELECIONADOS TRANSPORTAR OS DADOS PARA UM DETERMINADO MEIO FÍSICO (MICROCOMPUTADOR, DISQUETE ETC) PROCESSAR OS DADOS EXTRAÍDOS UTILIZANDO APLICATIVOS DE LARGO USO OU DESENVOLVIDOS PELA PRÓPRIA UNIDADE
82
F I M
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.