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SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECUROSOS HUMANOS

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Apresentação em tema: "SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECUROSOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECUROSOS HUMANOS
Processo de Comunicação

2 Comunicação Comunicar significa, basicamente tornar uma informação comum a todos. A palavra comunicação provém do latim (communis) que significa tornar comum.

3 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada”.

4 Comunicação Comunicar é mais do que informar.
Mais que transmitir informação, significa buscar respostas do receptor, Qualquer fonte de comunicação interage com o propósito de influenciar ou persuadir o seu receptor para obter uma resposta ou efeito (feedback).

5 Tipos de Comunicação VERBAL: modo de comunicação mais familiar e mais frequentemente usado. Baseado na palavra. Verbal-oral Refere-se a esforços de comunicação como dar instruções a um colega, entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém, e assim por diante Verbal-escrita Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos

6 Tipos de Comunicação NÃO-VERBAL refere à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita, é uma das facetas mais interessantes da comunicação. Incorpora coisas como o modo com que usamos o nosso corpo, os nossos gestos e nossa voz para transmitir certas mensagens.

7 Processo de Comunicação

8 Processo de Comunicação

9 Processo de Comunicação
A mensagem vai de uma fonte (o emissor) para um receptor. A mensagem é codificada (convertido em um formato simbólico) e transmitida por meio de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (codifica) a mensagem para o receptor. O resultado é a transferência de significado de uma pessoa para outra.

10 Elementos da Comunicação

11 Elementos da Comunicação
Fonte / Emissor: iniciador do processo da comunicação (pessoa, máquina, organização, instituição). Origem da mensagem . Mensagem: estrutura organizada de sinais que serve de suporte à comunicação. A mensagem é o objeto da comunicação discurso, sorriso, alteração da face, silêncio, imobilidade.

12 Elementos da Comunicação
Canal (meios de comunicação): todo suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor, através do espaço e do tempo. meio pelo qual a mensagem, já codificada pelo emissor, atinge o receptor, que a recebe (em código) e a interpreta (decodifica).

13 Elementos da Comunicação
Código: conjunto de signos relacionados de tal modo que estejam aptos para a formação e transmissão da mensagem. Por exemplo, a escrita é um código que permite transformar uma mensagem acústica em uma mensagem gráfica.

14 Elementos da Comunicação
Receptor: um dos protagonistas do ato da comunicação. Aquele a quem a mensagem é dirigida Aquele que recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.

15 Elementos da Comunicação
Retroação (Feedback): faz a retificação do sucesso na transmissão da mensagem. Ela determina se a compreensão foi alcançada ou não. Pode ser verbal ou não-verbal.

16 Elementos da Comunicação
Ruído: todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicação interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem

17 Recursos usados para anular ruídos
redundância: é todo o elemento da mensagem que não traz nenhuma informação nova. É um recurso utilizado para chamar à atenção e eliminar possíveis ruídos. Nesse sentido, deve-se repetir frases e informações julgadas essenciais à compreensão do receptor

18 Recursos usados para anular ruídos
feedback: conjunto de sinais perceptíveis que permitem conhecer o resultado da mensagem; é o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. Para isso, fazer perguntas e obter as respostas, a fim de verificar se a mensagem foi recebida ou não

19 Outros Conceitos Codificação: Para que a mensagem seja transmitida, ela precisa se codificada, ou seja, seus símbolos devem ser traduzidos em uma forma que possa ser transmitida adequadamente através do canal escolhido.

20 Outros Conceitos Decodificação: para que a mensagem seja recebida, seus símbolos devem ser traduzidos para que possam ser compreendidos pelo receptor. A decodificação é um processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.

21 Comunicação Assertiva

22 Equipe e comunicação assertiva
Para um trabalho em equipe eficiente é necessário também que ocorra uma comunicação assertiva entre seus integrantes, não é mesmo? A assertividade irá lhe ajudar na delegação, solicitação e controle das tarefas diárias.

23 Mas o que é assertividade?
Segundo Houaiss, assertivo é: ”quem faz uma asserção; locutor declara que algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade;” melhor ainda, podemos definir como “afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor o falante acredita profundamente”. Assertividade é a habilidade de expressar idéias, opiniões, sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, de forma convincente e positiva.

24 comunicação receptiva x assertividade
Quando é combinada com a comunicação receptiva à assertividade pode tornar-se um instrumento de negociação, de solução de problemas e de resolução de conflitos.

25 Tomar um pouco de AR A abordagem assertividade-receptividade (AR) é o método ideal de comunicação. Ela reconhece os direitos e sentimentos de todas as pessoas num processo de trabalho comunicativo, criando um fluxo de diálogo livre de incompreensões, dinâmico e muito produtivo.

26 Atributos da assertividade e receptividade
Observe abaixo: ASSERTIVIDADE A pessoa assertiva: RECEPTIVIDADE A pessoa receptiva: Dá informação – Descreve a situação como ela vê. Busca informação – pede cortesmente que a outra pessoa descreva como ela a vê. Expressa sentimentos – relata como se sente em relação ao que está acontecendo. Procura conhecer os sentimentos dos outro - pede ao outro que descreva como se sente em relação à situação e o aceita sem necessariamente concordar com ele. Busca mudança no outro – descreve o comportamento que preferiria ver no outro. Procura mudança em si própria – concorda em modificar o seu comportamento quando este não foi útil ou eficaz. Define os benefícios da mudança – delineia os benefícios que resultarão para a outra pessoa como conseqüência da mudança. Define os benefícios da mudança para alguém – descreve a recompensa (possivelmente para ambas as partes) se a mudança desejada se concretizar.

27 Você conhece os 10 passos do bom comunicar?
1. Ouça com atenção; 2. Fale sobre coisas que interessam à outra pessoa; 3. Evite minúcias desinteressantes; 4. Evite expressões repetitivas; 5. Fale com precisão; 6. Faça perguntas adequadas; 7. Aprenda a discordar sem ser desagradável; 9. Procure ser tolerante e diplomático; 8. Evite interromper os outros; 10. Elogiar pode ajudar.

28 A propósito, como está sua capacidade de ser assertivo e se comunicar com eficiência?

29 E você, sabe ouvir? Saber ouvir é um processo ativo, que exige atenção concentrada, interesse, respeito, humildade e tolerância. O ouvinte ativo faz perguntas esclarecedoras, tentando compreender exatamente o que o outro lhe transmite. Ouvir e respeitar o outro não significa concordar ou aprovar tudo o que é dito, mas criar espaço para a diversidade e a diferença!

30 Empatia na comunicação receptiva
Para ser um bom “ouvinte” é muito importante estarmos “conectados” ao universo do outro, aquilo que ele está se referindo e sentindo ao se expressar. Precisamos estar muito alinhados e próximos daquele que se comunica conosco. Isso quer dizer que devemos estar abertos, alinhados, ou empáticos.

31 Você sabe o que é empatia?
Qual a importância da empatia para uma comunicação assertiva? Empatia vem do grego empátheia e pode ser traduzido como: “Tendência de se colocar no lugar do outro, buscando sentir como se estivesse na mesma situação e circunstância experimentada pela outra pessoa”. A empatia requer um interesse real de ouvir o outro, além de uma disposição a estar aberto a novos conceitos e maneiras de pensar.

32 Barreiras à Comunicação

33 Barreiras à Comunicação
O processo de comunicação nem sempre funciona adequadamente. Ele depende dos componentes que o constituem; Em todo processo de comunicação existem barreiras que servem como obstáculos ou resistência à comunicação entre as pessoas; Barreiras são variáveis indesejáveis que intervêm no processo e que o afetam negativamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da mensagem tal como é recebida.

34 Barreiras à Comunicação
Barreiras Humanas: são as interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa. Barreiras Físicas: são as interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação.

35 Barreiras à Comunicação
Barreiras Semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita. Estes três tipos de barreiras podem acorrer simultaneamente, fazendo com que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

36 Barreiras Humanas Limitação pessoais Hábitos de ouvir Emoções
Percepções Sentimentos pessoais Motivações pessoais Pouca atenção Hábitos pessoais

37 Barreiras Físicas Espaço físico Interferências físicas
Falhas mecânicas Ruídos ambientais Distância física Ocorrências locais Canal congestionado Variáveis da situação Ambiente de trabalho

38 Barreiras Semânticas Interpretação de palavras Interpretação do idioma
Translação do idioma Significado de sinais Significado de símbolos Significado de palavras Decodificação de gestos Sentido das lembranças Gírias e expressões populares

39 Barreiras à Comunicação
Fonte Destino Barreiras Físicas Barreiras Pessoais Barreiras Semânticas Mensagem filtrada Mensagem bloqueada Mensagem incorreta

40 Barreiras à Comunicação
Além da influência das barreiras citadas, o processo de comunicação ainda está sujeito a uma série de fatores organizacionais, interpessoais e individuais que podem dificultar ou prejudicar a comunicação no interior de grupos ou organização. São barreiras organizacionais, interpessoais e individuais:

41 Barreiras à Comunicação
Filtragem: refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira favorável pelo receptor. Percepção seletiva: tanto o emissor quanto o receptor vêem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências e características pessoais.

42 Barreiras à Comunicação
Sobrecarga de informações: ocorre quando o volume ou a quantidade de comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de processar as informações, perdendo grande parte delas ou distorcendo seu conteúdo. Distorção: ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação, modificação, afetando e mudando seu conteúdo e significado original.

43 Barreiras à Comunicação
Omissão: ocorre quando certos aspectos ou partes importantes da comunicação são omitidos.


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