A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Mato Grosso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Mato Grosso"— Transcrição da apresentação:

1

2 Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Mato Grosso

3 Questões Fundamentais
Por que o estilo de vida representa um fator importante na qualidade de vida do trabalhador (e de qualquer pessoa) ? Como promover um estilo de vida mais ativo (e saudável) entre adultos, trabalhadores da indústria ?

4 Objetivos Realizar pesquisa com os trabalhadores das Indústrias do Mato Grosso para reunir indicadores do estilo de vida e hábitos de lazer Analisar as associações entre dados demográficos, estilo de vida e indicadores de saúde e bem-estar

5 Metodologia Coleta: segundo semestre de 2007 N = 48.079 trabalhadores
Questionários respondidos = (99,7%) 93 empresas: Pequenas (20-99 trabalhadores) Médias ( trabalhadores) Grandes (500 trabalhadores ou mais)

6 Metodologia Unidades Regionais 1. Várzea Grande 2. Cuiabá 3. Interior

7 Metodologia INSTRUMENTO: Questionário adaptado da Pesquisa Lazer Ativo – SESI SC (2004): Informações sóciodemográficas Indicadores de saúde e bem-estar Atividades físicas e de lazer Controle de peso Hábitos alimentares

8 Metodologia BANCO DE DADOS Leitura ótica dos questionários
(software SPHYNX) ANÁLISE DOS DADOS Programa SPSS 13.0 Categorias de Análise: Sexo Faixa etária Renda familiar mensal Porte da Empresa

9 RESULTADOS

10 1. Dados Demográficos

11 Perfil dos Trabalhadores
80,4% homens 81,8% têm até 39 anos 58,4% são casados 17,6% têm três ou mais filhos 45,7% têm o ensino médio completo e 8,6% têm curso superior 82% têm renda familiar mensal de até R$ 1.500,00

12 2. Indicadores de Saúde e Comportamento Preventivo

13 Perfil do Estado de Saúde
Percepção Positiva p<0,001

14 Percepção Negativa de Saúde
Grupos de Maior Risco Homem < Mulher Adulto Jovem < Meia-Idade Renda até R$ 1.500,00 > Renda > R$ 1.500,00 MT > SC

15 Freqüência que Dorme Bem
Melhor qualidade do sono: trabalhadores de empresas de pequeno porte

16 Percepção do Nível do Estresse

17 Percepção do Nível do Estresse
Grupos de Maior Risco Homem < Mulher Adulto Jovem = Meia-Idade Renda até R$ 1.500,00 Renda > R$ 1.500,00 MT SC

18 Tristeza ou Depressão Referida

19 Religiosidade Tem Religião? Homens Mulheres Total % Sim, praticante
47,1 53,3 48,3 Sim, mas não pratico 43,9 40,1 43,2 Não tenho religião 5,0 3,2 4,7 Não quero responder 3,9 3,4 3,8

20 Perfil Positivo de Bem-estar

21 Tabagismo Todos Homens Mulheres

22 Tabagismo Grupos de Maior Risco Homem > Mulher Adulto Jovem <
Meia-Idade Renda até R$ 1.500,00 = Renda > R$ 1.500,00 MT SC

23 Consumo Exagerado Ocasional
Alcoolismo Consumo Exagerado Ocasional trabalhadores de empresas de pequeno porte

24 Alcoolismo Grupos de Maior Risco Homem > Mulher Adulto Jovem =
Meia-Idade Renda até R$ 1.500,00 Renda > R$ 1.500,00 MT < SC

25 Proteção Solar Classificação Homens Mulheres Total % Sempre 38,6 25,4
36,0 Quase sempre 18,6 21,8 19,2 Às vezes 23,6 31,8 25,2 Nunca/raramente 19,3 20,9 19,6 p<0,001

26 Hipertensão, Colesterol Elevado e Diabetes referidos
Maior prevalência: idade de 40 anos ou + trabalhadores com maior renda familiar (colesterol elevado e diabetes)

27 3. Atividade Física e Opções de Lazer

28 Transporte para o Trabalho
14,6% caminham ou pedalam 30+ min/dia

29 Transporte para o Trabalho
PORTE DA EMPRESA

30 Nível de Esforço no Trabalho
p<0,01 Atividade laboral moderada/vigorosa: homens trabalhadores com renda familiar mensal até R$ 1.500,00 trabalhadores de empresas de grande porte

31 Atividades Físicas de Lazer
Todos Homens Mulheres

32 Freqüência Semanal de Atividade Física no Lazer
Homens Mulheres Total % Não pratica 39,7 61,5 44,0 1 – 2 vezes/semana 42,9 26,3 39,6 3 – 4 vezes/semana 10,1 7,1 9,5 > 5 vezes/semana 7,3 5,1 6,9

33 Estágio de Mudança de Comportamento - AF

34 Inatividade Física no Lazer
Grupos de Maior Risco Homem < Mulher Adulto Jovem Meia-Idade Renda até R$ 1.500,00 = Renda > R$ 1.500,00 MT > SC

35 Preferência nas AFLs Exercícios e esportes tradicionais: homens
Classificação Até 39 anos (%) 40 anos ou + (%) Total Masc Fem Exercícios e esportes tradicionais 45,7 6,6 20,6 3,3 40,8 6,1 Atividades de lazer moderadas* 17,1 33,7 30,1 33,3 19,6 Outras atividades 1,7 0,8 1,4 0,0 0,7 * caminhar, dançar, andar de bicicleta Exercícios e esportes tradicionais: homens trabalhadores com até 39 anos

36 Preferência nas AFLs 40,8% preferem realizar AFL na companhia de um parceiro ou em grupo Locais de preferência: ruas / parques  24,2% clubes / academias  12,1% na indústria  5,6% no SESI  1,3%

37 Dificuldades para AFL Dificuldades Homens (%) Mulheres (%) Total (%)
Cansaço 20,0 25,2 21,0 Clima desfavorável 1,5 0,6 1,3 Excesso de trabalho 17,3 15,1 16,9 Falta de vontade 6,4 8,6 6,8 Obrigações de estudos 3,7 5,6 4,1 Obrigações familiares 3,1 10,5 4,5 Distância até o local de prática 3,9 3,2 Falta de habilidade motora 0,5 0,2 Falta de condições físicas 2,6 2,4 2,5 Falta de instalações 3,5 1,1 3,0 Falta de dinheiro 6,2 6,7 Condições de segurança Outra 4,2 Não tenho dificuldades 26,8 13,3 24,2

38 Atividades Artístico-Culturais mais Interessantes
p<0,01

39 Ginástica na Empresa Empresa oferece GE? Participação GE: mulheres
mais jovens trabalhadores com menor renda familiar mensal trabalhadores das empresas de grande porte

40 Como Você se Sente Após o Trabalho
Sentem-se cansado/muito cansado: mulheres trabalhadores com até 39 anos ou mais

41 4. Controle de Peso e Hábitos Alimentares

42 Excesso de Peso

43 Satisfeito com seu peso?
Satisfação com Peso Satisfeito com seu peso? Homens Mulheres Total % Sim 59,6 41,0 56,0 Não, quer diminuir 30,8 50,3 34,6 Não, quer aumentar 9,6 8,7 9,4 p<0,001 * Só 29,7% das mulheres têm excesso de peso !

44 Sobrepeso e Obesidade Grupos de Maior Risco Homem > Mulher
Adulto Jovem < Meia-Idade Renda até R$ 1.500,00 Renda > R$ 1.500,00 MT SC

45 Hábitos Alimentares Porcentagem de pessoas com freqüência de consumo recomendável (*p<0,05) Homens Mulheres % Indicadores Positivos (5 ou mais vezes por semana) 71,0 Café da manhã completo 71,2 31,0 Frutas e sucos naturais 32,3 57,0 Verduras e saladas verdes* 69,8 Indicadores Negativos 2,2 Salsicha & hambúrguer 2,3 70,7 Carnes vermelhas* 66,0 6,1 Salgadinhos 4,9 12,7 Doces, bolos & tortas* 21,3 23,7 Refrigerantes 20,4

46 CONCLUSÕES

47 Conclusões Principais
80,4% homens 81,8% têm até 39 anos 58,4% são casados 17,6% têm três ou mais filhos 45,7% têm o ensino médio completo e 8,6% têm curso superior 82% têm renda familiar mensal de até R$ 1.500,00 Indicadores de saúde positivo

48 Conclusões Principais
30,8% utilizam o transporte ativo o para trabalho 23,6 têm função sedentária no trabalho 44% inatividade no lazer 16,4% regularmente ativos no lazer Estágio de Mudança de Comportamento: homens: ação / manutenção mulheres: contemplação 71,1% das empresas NÃO oferece GE

49 Conclusões Principais
Grupos de Risco: Percepção Negativa de Estresse Mulheres Trabalhadores com maior renda familiar mensal Tabagismo: Homens Alcoolismo (consumo exagerado ocasional) Trabalhadores de empresas de pequeno porte

50 Conclusões Principais
Grupos de Risco: Inatividade física no lazer Mulheres Trabalhadores com 40 anos ou + Trabalhadores de empresas de pequeno e grande porte Excesso de peso Homens Trabalhadores com maior renda familiar mensal

51 Conclusões Principais
Grupos de Risco: Hábitos alimentares Homens Trabalhadores com até 39 anos Trabalhadores com menor renda familiar mensal

52 Variáveis Categorizantes
Conclusões Principais Grupos de Risco: Fatores de Risco Variáveis Categorizantes Sexo Faixa Etária Renda Familiar Porte da Empresa Percepção negativa de estresse Mulheres -- > R$ 1.500 Tabagismo Homens + 40 anos Alcoolismo Pequena Inatividade física no lazer Pequena Grande Excesso de peso Hábitos alimentares inadequados < 39 anos < R$ 1.500

53


Carregar ppt "Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Mato Grosso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google