A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)"— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)
Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 01 - Explique a teoria da deriva continental
01 - Explique a teoria da deriva continental. Em quais fatos Alfred Wegener se baseou para elaborar essa teoria?

3 Resposta: Teoria que defende que os blocos continentais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há cerca de 240 milhões de anos, denominado de Pangéia que teria se fragmentado devido a movimentação de placas tectônicas. Wegener criou a teoria após observações das costas africanas e da América do sul que pareciam se encaixar, espécies de plantas, formas de relevo, solo, clima e fósseis que foram encontrados nos dois continentes indicando que em um passado os dois continentes formaram um único bloco continental.

4 02 - Explique a teoria das placas tectônicas
02 - Explique a teoria das placas tectônicas. Quais são os três movimentos que essas placas realizam?

5 Resposta: A crosta é fragmentada em vários blocos chamados placas tectônicas, que flutuam sobre o magma se movimentando, ora chocando ora se afastando. Os três movimento são: Convergente (as placas se chocam); divergente (as placas se separam) e transformante (as placas se atritam).

6 03 - Como Surgem os vulcões? Quais os três tipos de vulcões existentes?

7 Resposta: Podem surgir devido ao choque ou à separação das placas tectônicas, ocorrendo em áreas de limite de placas tectônicas. Existem três tipos de vulcões: Ativos (em erupção freqüente); dormentes (Os que raramente entram em erupção); Extintos (são os que não tem erupção).

8 04 - O que são abalos sísmicos? Quais as causas de sua ocorrência?

9 Resposta: São vibrações na crosta terrestre que acontecem devido ao movimento das placas tectônicas.

10 05 – Quais as duas escalas utilizadas para medir os terremotos
05 – Quais as duas escalas utilizadas para medir os terremotos? Caracterize-as.

11 Resposta: Richter – Mede força e intensidade de destruição de um terremoto. Varia de 0 a 9 graus. Mercalli – Mede as conseqüências dos abalos em construções e objetos. Varia de 1 a 12.

12 06 – Explique as diferenças entre dobramentos e falhamentos.

13 Resposta: Dobramentos – Resultantes do choque entre placas tectônicas, quando uma placa entra por baixo de outra e uma delas é engolida pelo manto e a outra se dobra constituindo grandes cadeias montanhosas. Falhamentos – São fraturas na crosta provocadas, em função da pressão exercida pelo magma contra a crosta, dois blocos de rocha rígidas deslocam-se provocando a abertura de uma fenda na crosta.

14 07 – Como é a distribuição das águas pelo planeta?

15 Resposta: 75% do nosso planeta é coberto por água, sendo destes 97,5% de água salgada encontradas nos oceanos e mares; 2,5% de água doce encontrado nos continentes, encontrados nos rios, lagos, geleiras e lençóis freáticos. A água está distribuída de forma irregular pelo território, em alguns locais esse recurso é abundante e em outros esse recurso já está extinto.

16 08 – Explique o ciclo da água, definindo suas etapas.

17 Resposta: A água está em permanente movimento mudando de estado físico. O ciclo começa com a Precipitação (Sólida e Líquida), ao cair no solo as águas da chuva encontram solos permeáveis (permitem a infiltração) ocorre assim a infiltração e as águas chegam aos lençóis freáticos, quando a chuva encontra solos impermeáveis (que não permitem infiltração) ocorre o escoamento superficial e as águas procuram um rios, lagos, mar ou oceano. As águas superficiais, plantas, seres vivos submetidos a elevação nas temperaturas perdem líquido ocorrendo a evaporação. Quando as gotículas de água se juntam na atmosfera formam-se as nuvens que ao estarem carregadas dão origem as precipitações fechando o ciclo.

18 09 – Onde está a água doce nos continentes?

19 Resposta: Nos rios, lagos, geleiras e lençóis subterrâneos.

20 10 – O que são rios? Quais os tipos de rios existentes?

21 Resposta: São cursos de água doce que escoam pela superfície dos continentes e ilhas de lugares altos para locais baixos, recebendo águas de afluentes e sub-afluentes. Os tipos de rios são: Planalto (com cachoeira e queda d’água) e planície (planos).

22 11 – Conceitue os tipos de rios abaixo: a) Pluvial b) Nival c) Misto d) Efêmeros e) Temporários f) Perenes

23 Respostas: a) Abastecidos pelas águas das chuvas.
b) Abastecidos pelo derretimento de geleiras. c) abastecidos por chuvas e derretimentos de geleiras. d) Rios de enchentes, formados em dias com muita chuva. e) Rios que secam em determinada época do ano (período das secas). f) Rios que nunca secam.

24 12 – Explique o que são lençóis de água subterrâneas
12 – Explique o que são lençóis de água subterrâneas? Quais os dois tipos existentes?

25 Resposta: São reservatórios de água localizadas abaixo da superfície. Os dois tipos de lençóis são: Freático – Na camada do solo mais próxima da superfície que pode formar a nascente de um rio. Artesiano ou aqüífero – Localizado em uma camada mais profunda do solo.

26 13 – O que são lagos? Como eles são formados?

27 Resposta: São porções de água doce cercadas por terra de todos os lados. São originárias do acúmulo de água nas áreas mais baixas dos terrenos.

28 14 – Explique o que são geleiras? Quais os dois tipos existentes?

29 Resposta: São massas de gelo formadas em áreas onde a queda de neve é superior ao degelo. Existem dois tipos de geleiras: Montanhas – Encontradas em áreas de altitude elevadas, como picos de montanhas; Continentais de áreas polares – Encontradas nas proximidades dos pólos, em altas latitudes aonde a luminosidade solar é pequena.

30 Bons estudos e boas férias!!!
Fim!!! Bons estudos e boas férias!!!


Carregar ppt "Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google