A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vimos aula passada ...gregos, vídeo...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vimos aula passada ...gregos, vídeo..."— Transcrição da apresentação:

1 Vimos aula passada ...gregos, vídeo...
Idade média... Renascimento... Iluminismo...

2 O século XVII: os pais do Iluminismo
René Descartes ( ) – 1637, “O Discurso sobre o Método” = método cartesiano (com a razão...)=> 1º. - verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada. 2º. - analisar ou dividir ao máximo as coisas e estudá-las; 3º. - sintetizar ou agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; 4º. - enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.

3 O brilho da Verdade resultando da Razão e da Filosofia (alegoria Iluminista)

4 • Isaac Newton ( ) –aprofundou a visão de universo mecanicista, o universo possui leis físicas invariáveis que regem seus movimentos. O estado de repouso de um corpo é relativo e o estado de movimento é absoluto. Com suas idéias, revolucionou o modo de pensar, ainda preso a concepções medievais de universo estático (influenciando visão social).

5 John Locke (1632-1704) – filósofo inglês e
teórico da Revolução Gloriosa (1688), “Pai do liberalismo político. Obras contra o Absolutismo: O 1º. e depois o 2º.Tratado sobre o Governo Civil. Nelas, o poder político do Estado nasce de um contrato entre os homens livres e iguais. Pois, "nascemos livres na mesma medida em que nascemos racionais”(porém, defendia escravidão por guerra)

6 e que "todo homem possui uma propriedade em sua própria pessoa, de tal forma que a fadiga de seu corpo e o trabalho de suas mãos são seus“, além disso, os homens possuem o direito de liberdade e resistência à tirania. Porém, para garantir tais direitos, os homens fazerem um contrato, abrindo mão do poder individual, em nome de uma força coletiva que exerça a função de fazer cumprir os direitos naturais. Passam então a viver em sociedade.

7 O mais poderoso instrumento para a divulgação das Luzes - obra magna da propaganda iluminista - foi a edição da Enciclopédia, dirigida por Jean Le Rond d'Alembert (entre ) e, em seguida, por Denis Diderot.

8 A predominância e gosto por temas seculares e o alto nível dos seus colaboradores - Diderot selecionou o supra sumo da elite intelectual (disse-lhes "É preciso examinar tudo, remexer tudo sem exceção e sem reserva") - fez da Enciclopédia o acontecimento editorial e intelectual do século. Destacando-se: Montesquieu (Leis), Lamarck (botânica), Helvetius (matemática), Rousseau (música) e Voltaire(encarregado dos verbetes sobre Elegância, História, Espírito e Imaginação), num total de 139 colaboradores identificados.

9 Voltaire, pseudônimo do francês François Marie Arouet, , tornou-se uma das principais figuras da “família” Iluminista. Como em qualquer família, tinham conflitos, mas se mobilizavam na defesa uns dos outros contra o absolutismo, Igreja e Mercantilismo. Daí uma de suas frases: "Sou contra tudo o que vossa senhoria disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la".

10 Defendia a vitória do partido das luzes sobre os partidários da superstição e do obscurantismo: "Essa razão que tanto perseguimos avança todos os dias [..] Os jovens se formam, e aqueles que são destinados aos lugares mais elevados desfazem-se dos infames preconceitos que aviltam uma nação. Sempre haverá um grande número de tolos, e uma boa multidão de patifes. Mas os pensadores, mesmo em número pequeno, serão respeitados [..] Esteja certo que tão logo as pessoas de bem se unam, nada mais poderá detê-las. É do interesse do rei, e do Estado, que os filósofos governem a sociedade... Chegou o tempo em que homens como você devem triunfar [...] Afinal, nosso partido já vence o deles em matéria de boa educação." - (Carta a Helvitus, em ).

11 Entre suas sátiras sobre o Absolutismo está a pergunta: "O que é o otimismo?" a resposta: "É sustentar que tudo vai bem, quando tudo vai mal!"

12 Montesquieu propõe a superação do Antigo Regime (Absolutista) e a tripartição em Legislativo, Executivo e Judiciário.

13 Jean Jacques Rousseau ( ), publicou “O Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens”. Nela os homens ao passarem para o estado social, ganham capacidade de se desenvolver mais rapidamente, ampliando seus horizontes, mas a própria sociedade corrompe os homens, colocando-os, em termos morais, em situação inferior à que se encontravam quando no estado de natureza.

14 Assim, Rousseau defende que o homem deve retornar ao estado natural,não em termos de desenvolvimento, mas em termos de voltar a ter os sentimentos que o tornavam digno. Outro aspecto é sobre o momento em que se fundou a propriedade privada, assim descrito por Rousseau: "Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas forças ao rico, destruíram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma usurpação sagaz um direito irrevogável e, para proveito de alguns ambiciosos, sujeitaram doravante todo gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria".

15 Em 1762, publicou em “O Contrato Social”, que : "o homem nasce livre e em toda parte encontra-se a ferros". Para Rousseau, o poder político deve ser legitimado por meio de um contrato feito entre homens em condição de igualdade; esses abririam mão do poder individual em favorecimento da "vontade geral" (que é "uma força real, superior à ação de qualquer vontade particular").

16 Despotismo Esclarecido
Estimulados pelos filósofos da Ilustração, numerosos príncipes procuraram pôr em prática as novas idéias, procurando governar de acordo com a razão, segundo os interesses do Estado, mas sem abandonar seu poder absoluto. Essa aliança (contraditória) de princípios filosóficos e poder monárquico deu origem a um regime típico do século XVIII: o despotismo esclarecido.

17 18. (UEPG PR) Inspirados no Iluminismo, particularmente nas concepções de Voltaire, alguns soberanos como os da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal realizaram reformas com o objetivo de adequar as estruturas econômicas de seus Estados ao sistema capitalista em ascensão. Sobre esta política, que variou conforme as circunstâncias de cada país e que foi denominada Despotismo Esclarecido ou Reformismo Ilustrado, assinale o que for correto.

18 01. Os déspotas esclarecidos utilizaram os ensinamentos do Iluminismo, sem abrir mão do absolutismo na prática política. 02. O Iluminismo foi uma corrente de pensamento em constante progressão, absolutamente incompatível com experiências políticas autoritárias. 04. Os países que adotaram esse sistema apresentavam pontos comuns como: economia fundamentada em princípios mercantilistas, e capital, técnica e burguesia incipientes. 08. Os déspotas esclarecidos favoreceram a participação popular em seus governos. 16. Em suas reformas, os déspotas esclarecidos se fixaram, com algumas variações, nos seguintes pontos: relação Igreja–Estado, racionalização da economia, e reformas sociais.

19 05(UFMSv2010)13.“Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a idéia dos iluministas Diderot e D’Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.” (DARNTON, Robert – O Grande Massacre de Gatos. RJ: Graal, 1986, p )

20 Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) a respeito do Iluminismo. (001) O impulso renovador das idéias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas idéias e de teorias econômicas. (002) Em seu conjunto, os iluministas sustentavam a tese de que só um Estado ditatorial, controlado pela classe trabalhadora, seria capaz de eliminar a resistência burguesa e abolir as desigualdades entre as classes sociais. (004) O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço. (008) Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo Monárquico. (016) O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da sociedade primitiva.

21 Vídeos Revolução Francesa...


Carregar ppt "Vimos aula passada ...gregos, vídeo..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google