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Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB

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Apresentação em tema: "Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Dra. Nara Maria Pimentel Coordenadora do Comfor/UnB
Dia 26 de novembro de 2014

2 Objetivo do Seminário/UnB
O Seminário COMFOR/UnB: articulando ações  é uma realização do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica – COMFOR/UnB em parceria com as coordenações dos cursos e visa dar ampla divulgação na UnB aos cursos ofertados pela Instituição no âmbito da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada – PONAFOR.

3 Programação

4 Destaques do Marco Regulatório
Portaria n.º de 23/09/2011 – Institui a RENAFOR Art. 5§ 1º Às IES Federais o MEC destinará recursos orçamentários específicos, alocados na matriz orçamentária de cada instituição. Suspensão da “negociação direta” Suspensão da transferência de recursos via descentralização para envio direto na LOA na ação 20RJ.

5 Artigo 7º da Portaria A IES ou IF que aderir à Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica deverá instituir um Comitê Gestor Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, conforme disposto na Resolução nº 1,de 17 de agosto de 2011,do Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica.

6 ComFor/UnB Ato do DEG nº007/2013 CIL/DEG Coor. ComFor CURSO LIC.UnB
PARFOR DEX FE DPP

7 Artigo 8º da Portaria O MEC, a CAPES e o FNDE definirão em instrumentos próprios as normas e atribuições para assegurar o funcionamento da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica. As ações propostas deverão respeitar as orientações de cada instância, as quais estão previstas nas legislações de cada esfera.

8 Projetos de Cursos Fluxos internos - UnB
Divulgação pelo MEC Catálogo de oferta de Cursos articulado ao FEPAD-DF e UnB Adesão Institucional e submissão da propostas as Unidades Acadêmicas e Conselhos das Unidades na UnB Submissão do projeto ao ComFor, após aprovação interna nas UA e Conselhos para análise e revisão orçamentária e sinalização ao MEC dos cursos que serão ofertados pela UnB Tramitação junto ao MEC – via SISFOR submissão para análise e aprovação do Projeto do Curso para liberação do custeio e bolsas FNDE/SEB ou FNDE/SECADI Acompanhamento e Monitoramento pelos coordenadores de cursos, Comitê Gestor e MEC via SISFOR

9 UNIDADES ACADÊMICAS. FACULDADES,
INSTITUTOS CURSOS NUMERO DE ESTUDANTES RESPONSÁVEL Instituto de Psicologia/UnB Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 50.000 SEB Especialização: Educação em e para os Direitos Humanos, no Contexto da Diversidade Cultural 360 SECADI Faculdade de Educação/UnB Extensão: Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e com-vida 100 Extensão: Gênero e Diversidade na Escola 300 Especialização: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social Especialização: Docência em Educação Infantil 120

10 Total de estudantes: 72.256 Faculdade de Educação/UnB
Especialização: Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça 175 SECADI Extensão: Aluno Integrado 500 SEB Formação Continuada: PNEM 3900 Formação Continuada: Conselho Escolar 1200 CEAN/UnB Formação Continuada: PNAIC 3148 Especialização: Coordenação Pedagógica 400 Especialização: Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para o EJA Instituto de Letras/UnB Especialização: Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos 50 FUP/UnB Aperfeiçoamento: Socioeducação Especialização: Educação do Campo 40 Licenciatura: PROCAMPO 120 DEG/UnB Extensão: Projeto Pan-africanismo e o Renascimento Africano 100 Total de estudantes:

11 ComFor/UnB O Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica – Comfor/UnB é responsável, no âmbito da Instituição, por  assegurar  a  indução,  a  articulação,  a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e gestão de recursos recebidos por meio do apoio financeiro do MEC, Capes e  FNDE    bem  como  pelo  desenvolvimento  de  projetos  de  pesquisa e  de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica. Conforme Resolução Ministerial

12 ComFor/UnB Cabe ao Comfor analisar os dados e informações gerenciais referentes à implantação e ao desenvolvimento dos programas e ações de formação inicial e continuada no âmbito da Instituição, bem como coordenar o monitoramento desses dados e o seu fornecimento ao MEC por meio de sistema informatizado – SISFOR. Deverá articular-se com  os  órgãos  de  planejamento, orçamento  e  financeiro  da  Instituição  para  planejar  e  acompanhar  a  execução  dos  gastos  relativos aos programas de fomento à formação Conforme Resolução Ministerial

13 Ação 20RJ –Fomento É onde estão alocados os recursos da Matriz Orçamentária - LOA. Esta Ação destina-se ao “Apoio  à  Capacitação  e Formação  Inicial  e  Continuada  de  Professores,  Profissionais,  Funcionários  e  Gestores  para  a Educação Básica”. Trata-se da cobertura das despesas de custeio. As bolsas são do FNDE. O recurso só é liberado após aprovação do MEC no SISFOR Valor da LOA /UnB ,46 SEB – ,46 SECADI – ,00

14 Algumas perguntas...

15 Como e onde está o espaço da formação dos profissionais da educação na UnB?
Quais são as diretrizes institucionais para a consolidação deste espaço de atuação e discussão?

16 O que buscamos com a adesão a Política nacional de formação dos profissionais da educação Básica na UnB? Quais são as nossas diretrizes para ofertarmos estes cursos? Qual é o nosso objetivo com estas ofertas?

17 Qual o papel das Unidades Acadêmicas, Institutos e Faculdades no fortalecimento de uma política interna para a formação dos profissionais da Educação na UnB? Quais as ações a serem implementadas pela gestão da UnB em relação ao tratamento a ser dado a estes cursos?

18 DESAFIOS na UnB Articular, fortalecer e dar visibilidade para as ações ofertadas na UnB junto a SEB /SECADI/CAPES. Discutir e refletir sobre as ofertas de cursos de formação inicial e continuada pela UnB no âmbito da PONAFOR. Refletir sobre as diretrizes institucionais nacionais para a formação inicial e continuada da UnB. Estabelecer de forma articulada ao FEPAD a política institucional da UnB na oferta de formação inicial e continuada no âmbito da RENAFOR.

19 Promover ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ofertas dos cursos (inovações pedagógicas e metodológicas) Contribuir para a discussão sobre o “impacto destes cursos nos currículo e nas práticas pedagógicas nas licenciaturas. Integrar as ações de formação presenciais e a distância. Incluir na pauta das instancias superiores da UnB o papel da UnB na construção da Politica Nacional de Formação Docente. Fortalecer junto aos Decanatos e Conselhos Superiores os espaços de discussão sobre a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

20 Importância do ComFor no Cenário Nacional
Audiência na SEB Realização de Fóruns Nacionais Audiência na ANDIFES Participação do COGRAD

21 Os Fóruns Nacionais – EnComfor Presidente - Fernanda Paiva – UFES Objetivos
Compartilhar as experiências de gestão, analisar e discutir as atribuições dos Comfors no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. Contribuir com o processo de fortalecimento dos Comfors nas IES Contribuir na indução da Política Nacional de Formação dos profissionais da Educação

22 Principais pontos Local, Identidade e incumbência do Comfor nas IES
Diretrizes de estruturação dos ComFor nas IES Interação dos ComFor com o CONAFOR Funcionalidade e parametrização dos programas e ações Formativas Articulação do Comfor interna e externamente Fomento, custeio, capital e bolsas para os cursos Ampliação do caráter sistêmico indispensável à PONAFOR

23 Dificuldades com as ações da 20RJ na IES
Falta de parâmetros para o financiamento definidos nacionalmente. Sincronização do calendário de ofertas dos cursos com o calendário acadêmico da UnB – repasse tardio Morosidade na aprovação e repasse dos recursos para a IES pelo MEC Burocracia interna junto aos órgãos de gestão financeira na UnB Falta de entendimento e conhecimento dos pares em relação as especificidades dos cursos o que resulta em desgaste político-institucional dos coordenadores Falta de entendimento e conhecimento do DPP, DEX acerca das especificidades dos cursos. Falta de reconhecimento dos cursos junto as UA e institutos. Pouca agilidade e engessamento para a aplicação dos recursos pela e na IES

24 É muito mais difícil desaprender o aprendido do que aprender uma coisa nova. O aprendido se agarra na gente de uma forma terrível e é o aprendido que impede que eu aprenda uma coisa de maneira diferente. Então é preciso desaprender o aprendido...É preciso ter olho novo para ver as coisas velhas de maneira diferente. Rubem Alves OBRIGADA PELO APOIO, PERSISTENCIA E COMPROMETIMENTO DE TODOS OS COORDENADORES E EQUIPES DE GESTÃO DESTES CURSOS NA UnB!!


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