A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biomas do Brasil Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biomas do Brasil Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Biomas do Brasil Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013

2 Os grandes biomas brasileiros e a Amazônia
DANIEL ARANTES/SAMBA PHOTO Capítulo 1 Os grandes biomas brasileiros e a Amazônia

3 O que é bioma? Segundo o IBGE, bioma é “um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional. Para o pesquisador Leopoldo Magno Coutinho, “um bioma é uma área do espaço geográfico, com dimensões de até mais de 1 milhão de km²; : os nomes usados para identificar os seis biomas são, segundo o IBGE, “em geral associados ao tipo de vegetação, o relevo ou clima predominante. O maior bioma brasileiro é a Amazônia, o cerrado é o segundo maior, o pantanal é o menor bioma brasileiro e a Mata Atlântica é a mais devastada.

4 O que é ecossistema? ecossistema, segundo estudiosos, é um conjunto formado por todos os fatores bióticos (animais, plantas e bactérias) e abióticos (água, Sol, solo, gelo, vento etc.) que atuam, ao mesmo tempo, sobre determinada área. ecossistemas: mangues, restingas, cordões rochosos etc.

5 Biomas do Brasil Professor: os nomes usados para identificar os seis biomas são, segundo o IBGE, “em geral associados ao tipo de vegetação predominante, ou ao relevo, como no caso do Pantanal, que constitui a maior superfície inundável interiorana do mundo. O bioma Amazônia é definido pela unidade de clima, fisionomia florestal e localização geográfica. A mata atlântica, bioma que abriga grande parte da população brasileira e o mais ameaçado, é definido pela vegetação florestal predominante e relevo diversificado. O pampa, restrito ao Rio Grande do Sul, se define por um conjunto de vegetação de campo e relevo de planície. A vegetação predominante dá nome ao cerrado, segundo bioma do Brasil em extensão, que se estende desde o litoral maranhense até o Centro-Oeste, e ao bioma caatinga, típico de clima semiárido do sertão nordestino”. Percentual aproximado de área ocupada por bioma nas unidades da federação (UFs)

6 Biomas do Brasil Percentual aproximado de área ocupada por bioma nas unidades da federação (UFs)

7 RICARDO AZOURY/OLHAR IMAGEM
JUCA MARTINS/OLHAR IMAGEM Professor: ecossistema, segundo estudiosos, é um conjunto formado por todos os fatores bióticos (animais, plantas e bactérias) e abióticos (água, Sol, solo, gelo, vento etc.) que atuam, ao mesmo tempo, sobre determinada área. Dentro do bioma mata atlântica, por exemplo, podemos encontrar vários ecossistemas: mangues, restingas, cordões rochosos etc.

8 Amazônia Ela é um ícone mundial da biodiversidade;
Onde está a maior bacia hidrográfica, a maior floresta tropical e o maior conjunto de espécies de seres vivos do planeta.; o rio Amazonas se lança na mais longa viagem de um rio na Terra: km de extensão (o rio Nilo tem 6.670). Os rios amazônicos, onde vivem mais de 3 mil espécies de peixes, são a fonte de alimento, a “estrada” e a “morada” de milhões de pessoas que habitam a imensa bacia a mais vasta do mundo.

9 Amazônia: o maior bioma do mundo
ROGÉRIO REIS/PULSAR IMAGENS Professor: a Amazônia está em evidência. Nos últimos anos, seu futuro tem sido discutido de maneira incansável por pesquisadores, políticos, mídia e sociedade em geral, tanto no Brasil como no mundo. Ela é um ícone mundial da biodiversidade, onde está a maior bacia hidrográfica, a maior floresta tropical e o maior conjunto de espécies de seres vivos do planeta.

10 As águas e as matas: um equilíbrio delicado
RICARDO AZOURY/OLHAR IMAGEM Professor: o rio Amazonas se lança na mais longa viagem de um rio na Terra: km de extensão (o rio Nilo tem 6.670). Sua nascente está bem próxima do oceano Pacífico (a metros de altitude), num pico seco e frio, e se parece com uma lâmina de água. Os rios amazônicos, bastante diferentes entre si e onde vivem mais de 2 mil espécies de peixes, são a fonte de alimento, a “estrada” e a “morada” de milhões de pessoas que habitam a imensa bacia de km², a mais vasta do mundo. Encontro das águas dos rios Solimões e Negro. O Solimões tem essa cor em razão dos sedimentos e da elevada quantidade de sais minerais que contém. O Negro carrega poucos sedimentos e apresenta alta acidez.

11 Rios e altitudes da Amazônia
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Rios e altitudes da Amazônia

12 Floresta Amazônia A floresta amazônica abrigam cerca de 13% de todas as plantas conhecidas no mundo; São mais de 40 mil espécies, das quais cerca de 30 mil são endêmicas, isto é, só existem nesse bioma e em nenhum outro lugar do mundo. Existem sete grandes grupos de vegetação amazônica brasileira. Há mais espécies vegetais num hectare de floresta no médio Amazonas do que em todo o território europeu.

13 as florestas amazônicas abrigam cerca de 13% de todas as plantas conhecidas no mundo; são mais de 40 mil espécies, das quais cerca de 30 mil são endêmicas, isto é, só existem nesse bioma e em nenhum outro lugar do mundo. Existem sete grandes grupos de vegetação amazônica brasileira. Professor: as florestas amazônicas abrigam cerca de 13% de todas as plantas conhecidas no mundo; são mais de 40 mil espécies, das quais cerca de 30 mil são endêmicas, isto é, só existem nesse bioma e em nenhum outro lugar do mundo. Existem sete grandes grupos de vegetação amazônica brasileira. Amazônia: grupos de vegetação no Brasil

14 floresta ombrófila aberta.
CLAUS MEYER/TYBA MIGUEL CHIKAOKA/PULSAR IMAGENS Professor: muitas espécies vegetais conhecidas na Amazônia são utilizadas pela medicina, pela indústria cosmética, pelos indígenas e pela população local. Há ainda milhares que nem sequer foram estudadas pela ciência, além de um número incalculável de fungos, bactérias e outros organismos vivos. Utilize o filme para evidenciar essas características. floresta ombrófila aberta. Árvores de grande porte em floresta ombrófila densa

15 Amazônia: formações vegetais
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Amazônia: formações vegetais

16 Floresta Amazônia O bioma amazônico é imbatível em diversidade de espécies animais. Mas há ainda muito a ser descoberto, pois cerca de 70% das coletas sobre a biodiversidade do bioma estão restritas aos entornos de Belém e Manaus..

17 O mundo dos animais FABIO COLOMBINI Professor: o bioma amazônico é imbatível em diversidade de espécies animais. Mas há ainda muito a ser descoberto, pois cerca de 70% das coletas sobre a biodiversidade do bioma estão restritas aos entornos de Belém e Manaus. A sucuri, ou anaconda, é a mais pesada cobra do mundo e chega a medir 10 metros de comprimento. Quando adulta, pesa em média 200 kg.

18 O mundo dos animais *Estimativa

19 Cartografia do desmatamento
700 mil km² de floresta destruídos em cinco décadas de ocupação predatória e desorganizada. Só nos últimos cinco anos foram mais de 100 mil km² desmatados, uma área maior do que a de Portugal. Queimadas, construção de hidrelétricas, exploração de minérios com uso de mercúrio, abertura de estradas, empreendimentos agropecuários, crescimento urbano desordenado exercem enorme pressão sobre a floresta. Por isso, 17% da cobertura original da Amazônia brasileira deixou de existir.

20 Amazônia: desmatamento entre 1977 e 2008

21 ALBERTO CESAR/AP PHOTO/IMAGE PLUS
Se a destruição continuar, as estimativas indicam que 50% da floresta estará destruída até 2050.

22 A mata atlântica e o pampa
DANIEL ARANTES/SAMBA PHOTO Capítulo 2 A mata atlântica e o pampa

23 Dimensões territoriais e características físicas
Professor: as escalas indicadas se referem aos mapas impressos no módulo. Mata atlântica original Mata atlântica remanescente 2 A mata atlântica e o pampa

24 Dimensões territoriais e características físicas
JACEK/KINO Professor: uma das características que distingue a mata atlântica dos demais biomas é seu relevo diversificado. Há planaltos interiores no estado de São Paulo, tabuleiros no Nordeste, mares de morros no interior paulista e mineiro, cânions na serra gaúcha etc. Mar de morros no vale do Paraíba, SP, Topos arredondados pela erosão de montanhas antigas, os mares de morros são um conjunto morfológico que se localiza perto do oceano Atlântico, desde o Espírito Santo até o estado de São Paulo. 2 A mata atlântica e o pampa

25 Dimensões territoriais e características físicas
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. O bioma abrange sete das nove maiores bacias hidrográficas brasileiras, onde estão rios de importância regional e nacional, como o São Francisco, Paraíba do Sul, Doce, Ribeira do Iguape, Iguaçu, Tietê, Paraná, entre outros. A mata regula os processos hidrológicos responsáveis pela água de municípios, onde vivem milhões de brasileiros e se desenvolve grande diversidade de atividades econômicas, como a agricultura, a pecuária, a indústria, a geração de energia etc. O território da mata atlântica abrange três tipos climáticos principais: tropical úmido ou litorâneo, tropical de altitude e subtropical. Rios e altitudes da mata atlântica 2 A mata atlântica e o pampa

26 As fisionomias da mata atlântica
FABIO COLOMBINI RICARDO AZOURY/OLHAR IMAGEM Manguezal na Ilha de Croa, Maceió – AL Professor: a mata atlântica é formada por um complexo mosaico de ecossistemas que conferem grande diversidade à paisagem. Apesar de reduzido e fragmentado, o bioma ainda é um dos mais ricos do mundo em diversidade de plantas, pois abriga cerca de 20 mil espécies, muitas delas com propriedades medicinais. Restinga de Marambaia – RJ 2 A mata atlântica e o pampa

27 As principais formações vegetais da mata atlântica
Características/localização Floresta ombrófila densa É a mais característica do bioma. Está associada ao clima quente e úmido costeiro, onde as chuvas são regulares o ano todo. É marcada pelas árvores de copas altas, que formam uma cobertura fechada. Apresenta remanescentes localizados na faixa litorânea, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, principalmente nas encostas da serra do Mar, da serra Geral e ilhas situadas no estados do Paraná e Rio de Janeiro. Floresta ombrófila mista Reduzida a 3% da área originalmente conhecida como mata de araucárias, sobrevive nos planaltos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e em algumas áreas mais elevadas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, como nas serras da Mantiqueira e da Bocaina. Destaque para o pinheiro-do-paraná, espécie nativa que constitui o andar superior da floresta. Floresta estacional semidecidual Conhecida como mata de interior. Ocorre no planalto brasileiro nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Floresta estacional decidual Ocorre em manchas por todo o bioma, em locais com uma estação chuvosa seguida de outra de um longo período seco. Árvores perdem as folhas na estiagem Há poucas remanescentes na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. 2 A mata atlântica e o pampa

28 Os habitantes da floresta
FABIO COLOMBINI Papagaio-da-cara-roxa, o Amazona brasiliensis FABIO COLOMBINI CLAUS MEYER/TYBA Professor: estima-se que no bioma exista o impressionante número de 1,6 milhão de espécies animais, incluindo os insetos, das quais 600 das espécies estão ameaçadas de extinção. Além da destruição do hábitat dessas espécies, o comércio e o tráfico ilegal de animais são alguns dos fatores responsáveis por essa situação. Jaguatirica Mico-leão-dourado 2 A mata atlântica e o pampa

29 Os habitantes da floresta
Professor: a escala original desse mapa se encontra no módulo impresso. Perceba que esse mapa interativo permeia todo o módulo, é um cruzamento de informações sobre os biomas de nosso território. Utilize-o para exemplificar aos alunos os principais biomas do Brasil, bem como suas características, influências no clima, na paisagem e na economia da região. É importante ressaltar, também, a degradação que a força humana tem causado nesses biomas. A vida animal da mata atlântica (em números) Biomas do Brasil Clique aqui para ver o mapa interativo. 2 A mata atlântica e o pampa

30 Por que recuperar a mata atlântica?
É a mata atlântica que: Possibilita o abastecimento de água para os milhares de habitantes de regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Protege e regula o fluxo de mananciais hídricos que abastecem mais de 3 mil municípios. Garante a fertilidade do solo. Controla o clima local. Abriga uma rica e preciosa diversidade biológica. 2 A mata atlântica e o pampa

31 Pampa: o horizonte revelado
HAROLDO PALO JR./KINO Campos de areia e pastagens em Passo Fundo, RS, 2005 2 A mata atlântica e o pampa

32 Domínios territoriais e características físicas
Localiza-se ao sul e ao sudoeste do Rio Grande do Sul, abrangendo 63% do território do estado, percentual que equivale a km². Ocupa 2,07% do território brasileiro. Clima subtropical, com temperaturas médias entre 13 °C e 24 °C, sem período seco sistemático Uma vegetação rasteira se desenvolve nessas formas de relevo, feição dominante no bioma. 2 A mata atlântica e o pampa

33 Domínios territoriais e características físicas
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Rios e altitudes do pampa 2 A mata atlântica e o pampa

34 Planalto sul-rio-grandense
Os principais conjuntos de fitofisionomias do pampa e suas características Fitofisionomias Características Planalto da campanha Considerado a área core do bioma, ou seja, a área principal, nuclear. Relevo suave e ondulado, recoberto por campos limpos (campinas) usados como pastagens naturais e também para atividades agrícolas, como o cultivo do arroz nas planícies pluviais Depressão central Planalto sul-rio-grandense Planície costeira Estende-se desde Porto Alegre, em direção ao oeste e ao centro-sul do estado. Compreende terrenos sedimentares. Apresenta mata-galeria com árvores deciduais nas redes de drenagem dos rios. Localiza-se entre a depressão central e a costa. Seus terrenos alcançam altitudes superiores a metros. Recebem maior volume de chuvas devido à influência marinha. Sua vegetação campestre se torna mais arbórea principalmente nas proximidades da lagoa dos Patos. Predominam pastagens naturais ou manejadas. Ocupa a faixa oriental do Rio Grande do Sul, desde a fronteira com o Uruguai até a divisa com Santa Catarina. É constituída de áreas aplainadas, com solos arenosos. Apresenta vegetação de gramíneas e arbustos, típica de complexos lagunares. 2 A mata atlântica e o pampa

35 A vegetação e a fauna João-de-barro Salgueiro ou “chorão”
R-P/KINO FAÁBIO COLOMBINI João-de-barro Salgueiro ou “chorão” 2 A mata atlântica e o pampa

36 A vegetação e a fauna Gramíneas, alguns arbustos e raras árvores formam a fisionomia vegetal característica do pampa. As formações florestais aparecem apenas em algumas áreas serranas e nas margens dos principais rios. As pequenas matas são constituídas de árvores de pequeno porte, como a aroeira e o salgueiro. Pesquisas indicam que o pampa possui cerca de 41% da vegetação nativa, que abriga cerca de 3 mil espécies de plantas, mais de cem espécies de mamíferos terrestres, 476 tipos de aves e 50 espécies de peixes. 2 A mata atlântica e o pampa

37 Um mar verde ameaçado Biomas do Brasil
HAROLDO PALO JR./KINO Professor: como a Amazônia e a mata atlântica, o pampa também está ameaçado e é o bioma brasileiro menos protegido. Pesquisadores revelam que o pampa perdeu 59% de sua cobertura vegetal nativa. Além da pecuária, as lavouras de arroz e de soja também têm afetado o bioma. No alto Uruguai e no planalto Médio, por exemplo, a expansão da soja e do trigo levou ao desaparecimento dos campos e à derrubada das matas. A escala original desse mapa se encontra no módulo impresso. Perceba que esse mapa interativo permeia todo o módulo, é um cruzamento de informações sobre os biomas de nosso território. Utilize-o para exemplificar aos alunos os principais biomas do Brasil, bem como suas características, influências no clima, na paisagem e na economia da região. É importante ressaltar, também, a degradação que a força humana tem causado nesses biomas. Plantação de soja em Passo Fundo, RS, O avanço do cultivo da soja é uma das mais graves ameaças ao pampa. Biomas do Brasil Clique aqui para ver o mapa interativo. 2 A mata atlântica e o pampa


Carregar ppt "Biomas do Brasil Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google