A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8º ano - Unidade V Capítulo 13 Estados Unidos – sociedade e economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8º ano - Unidade V Capítulo 13 Estados Unidos – sociedade e economia"— Transcrição da apresentação:

1 8º ano - Unidade V Capítulo 13 Estados Unidos – sociedade e economia
Geografia Homem & Espaço 8º ano - Unidade V Capítulo Estados Unidos – sociedade e economia Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

2 A população dos Estados Unidos
Terceira maior população do planeta. Crescimento populacional Consequência Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Elevada taxa de crescimento vegetativo e fundamentalmente da recepção de imigrantes. Os Estados Unidos são o país que mais atrai migrantes em todo o mundo, apesar da ampliação nas restrições e na fiscalização nos últimos anos.

3 Os dez maiores em população (2007) – em milhões de pessoas.
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Carlos Tadeu de Carvalho Gamba Fonte: Relatório da United Nations Population Fund (UNFPA)/ Folha de São Paulo, 28 jun p. 14.

4 A maioria entrou ilegalmente no território.
Passou a receber sobretudo pessoas provenientes da América Latina. A partir de 1980 Muitos acabaram se integrando ao mercado de trabalho de baixa qualificação. A maioria entrou ilegalmente no território. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Esse fato provocou um endurecimento do controle da fronteira, entre o México e os Estados Unidos, através da qual entra ilegalmente a maioria dos imigrantes da América Latina.

5 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva
Reuters/Jeff Topping/LatinStock Imigrantes ilegais, no Arizona (Estados Unidos), que foram deportados para o México, em 2006.

6 O crescimento populacional reduzido
Maior crescimento vegetativo Entre negros, asiáticos e hispânicos. Taxas de crescimento populacional próximas de zero. Brancos Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Padrão de vida elevado de boa parte da população Alta expectativa de vida. Conforme projeção do governo, em 2030 haverá mais idosos do que crianças no país. Vêm acarretando uma transformação gradual na estrutura etária da população.

7 O aumento da pobreza e do racismo
Início do século XXI Cerca de 40 milhões de pessoas pobres. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Pobreza Maior entre hispânicos e negros. Essa situação reflete-se na expectativa de vida da população negra, que é de 71 anos, enquanto a dos brancos é de 79 anos.

8 Grave problema da sociedade norte-americana Racismo
Atinge os imigrantes e, principalmente, os negros. Até o início dos anos 1960 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Em três estados do Sul havia discriminação racial até mesmo na educação. Escolas para negros e escolas para brancos. Apesar de a discriminação racial contra os negros ser considerada crime nos Estados Unidos desde 1964, a segregação ainda persiste.

9 Quais foram as transformações ocorridas entre os anos 1979 e 1997?
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Folha de S. Paulo, 1° dez. 2002, p. A-20.

10 A distribuição da população
Maior concentração populacional Porção nordeste Densidades demográficas ultrapassam 80 habitantes por km². Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Por ser a região de ocupação mais antiga e pelo notável desenvolvimento industrial que alcançou. É no nordeste, incluindo a região dos Grandes Lagos, que se encontram algumas das maiores cidades do mundo, entre elas: Nova York, Chicago, Filadélfia e Detroit.

11 População urbana e rural - Estados Unidos - 1970 a 2007
Em virtude do alto grau de mecanização das atividades agropecuárias Áreas rurais são pouco povoadas. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva A maioria da população vive nas cidades (81%). Fonte: 1970 a 2000 – L’état du monde, 1995 e / 2007 – UNFPA, State of world population 2007.

12 É a megalópole Bos-Wash.
Desde a cidade de Boston, ao norte, até Washington, existe uma enorme concentração urbana. É a megalópole Bos-Wash. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Abrange grandes cidades, como Nova York, Filadélfia e Baltimore. Bos-Wash paga um terço dos salários do país e é responsável por um quarto da produção industrial. No sul e no centro-oeste, a concentração populacional é mais baixa. Nas altas montanhas e nas áreas desérticas encontram-se as menores densidades demográficas do país.

13 Congestionamento em Nova York.
O uso do automóvel é intenso e há grandes avenidas e complexas interligações por meio de viadutos para facilitar os deslocamentos. James Leynse/Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Congestionamento em Nova York. A utilização desse meio de transporte em larga escala leva ao consumo de grandes quantidades de recursos naturais e acarreta o lançamento de enormes quantias de poluentes na atmosfera.

14 O espaço econômico dos Estados Unidos
O espaço geográfico abriga áreas de forte dinamismo econômico. Em toda a região central do país sobressai a agricultura altamente mecanizada e integrada à indústria. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Parte da riqueza desse país provém de recursos de outros países. Especialmente após a grande crise de 1929, o amparo do Estado à atividade econômica esteve presente.

15 Períodos de supersafra
Governo garante um preço mínimo aos produtos agrícolas ou paga os agricultores para não produzirem nada. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva A fim de manter: A estabilidade dos preços no mercado. Essa ajuda do Estado à economia é chamada Subvenção ou subsídio. Contestada pelos países exportadores de produtos agrícolas.

16 A agropecuária Os Estados Unidos possuem a mais extensa superfície cultivada da Terra: 21% de suas terras são aproveitadas para a agricultura. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Atividade agrícola: emprega pouca mão-de-obra. Existem regiões agrícolas bem diferenciadas, especializadas no cultivo de determinado produto, chamadas de belt.

17 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva
Fonte: International Trade Statistic 2006 – OMC (Organização Mundial do Comércio).

18 Cultivo de milho nos Estados Unidos.
Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Cultivo de milho nos Estados Unidos.

19 Estados Unidos - Agropecuária
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: World Atlas Londres: Dorling Kindersley, p. 53 (adaptado).

20 Conversa Relacione as seguintes áreas aos seus produtos agropecuários:
a. Califórnia b. Flórida c. Grandes Lagos d. Golfo do México Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

21 Agricultura dos Estados Unidos
Apresenta o melhor nível mundial de integração com a indústria e o comércio. Essa integração é resultado: Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Da associação dos grandes fazendeiros com as empresas comerciais e as indústrias multinacionais, que utilizam os produtos agropecuários como matéria-prima. Os Estados Unidos possuem um dos maiores rebanhos do mundo, cuja criação é feita tanto sob a forma intensiva como extensiva. Seu principal rebanho é o de bovinos.

22 Os recursos minerais e a energia
Um aspecto marcante do território norte-americano é a presença de muitos recursos minerais e energéticos. Na produção de carvão destacam-se os montes Apalaches e as montanhas Rochosas. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: L’état du monde, 2007.

23 Apesar de possuírem grandes reservas de petróleo
Os Estados Unidos são obrigados a importá-lo. Isso ocorre pelo elevado consumo de energia e pela política de preservação das reservas internas. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Possuidor das maiores reservas de urânio, os Estados Unidos apresentam a maior produção de energia nuclear, que supera inclusive o potencial das usinas hidrelétricas.

24 A atividade industrial estadunidense
Apresenta-se bastante diversificada. Uma das mais completas do mundo. Subsolo rico em recursos minerais. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva No nordeste. A maior concentração Responde por quase 50% da produção industrial do país. Região denominada manufacturing belt. Ocupando cerca de 80% da mão-de-obra total que trabalha no setor secundário.

25 Estados Unidos – Atividade Industrial
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: World Atlas. Londres: Dorling Kindersley, p. 51 (adaptado).

26 Algumas dessas cidades entraram em decadência na década de 1980.
Pittsburgh Atividades siderúrgica e metalúrgica. Detroit e Chicago Maiores indústrias automobilísticas do mundo. Algumas dessas cidades entraram em decadência na década de 1980. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Por essa razão, essa região sofreu forte evasão populacional. Em função de dois fatores principais: maior competição da indústria automobolística de outros países; a não modernização das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas.

27 Recente e expressiva área industrial.
Califórnia - Texas Recente e expressiva área industrial. A partir de 1980 Instalaram-se indústrias de informática e de tecnologia de ponta. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Empregam trabalhadores altamente especializados e se caracterizam pela intensa automação em suas atividades. Outros importantes centros industriais estão localizados na costa do Pacífico: Los Angeles; San Francisco; Portland; Seattle.

28 Centro de tecnologia na vale do Silício, na Califórnia.
AFP Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Centro de tecnologia na vale do Silício, na Califórnia.

29 Estados Unidos – Manufacturind Belt e Indústrias
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Christian Bouvet (dir.). Géographie Tales. Paris: Hachette Éducation, p. 121 (adaptado).

30 Qual informação o mapa traz?
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Como a atividade industrial está distribuída no território dos Estados Unidos?

31 O comércio e os transportes
Os Estados Unidos exportam uma enorme variedade de produtos: matérias-primas, produtos agrícolas, maquinaria industrial e agrícola, veículos, produtos químicos, roupas, calçados. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

32 Ampla navegação de cabotagem.
Seus principais parceiros comerciais são Canadá, México, Japão, China e Taiwan. Estados Unidos: Possuem alguns dos maiores portos do mundo, como os de Nova York, Baltimore, Boston. Ampla navegação de cabotagem. Apresentam uma importante rede de hidrovias, como o rio Hudson, o Mississípi e seus afluentes. Mais de 6 milhões de quilômetros de rodovias. Abrigam um terço das vias férreas do mundo. Em virtude da grande produção petroquímica, outras importantes formas de transporte são os gasodutos e os oleodutos. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

33 Constitui um mercado de aproximadamente 446 milhões de habitantes.
NAFTA Formado por Estados Unidos, Canadá e México, entrou em vigor em 1994, quando foi estabelecido o prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países, uma vez que o objetivo do bloco é apenas o livre comércio. Atualmente, existe uma lista de produtos que circulam livremente nesse mercado, sem tarifa de importação. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Constitui um mercado de aproximadamente 446 milhões de habitantes. Em 2005, os três países respondiam por um PIB de cerca de 14,3 trilhões de dólares, dos quais aproximadamente 12,5 trilhões são produzidos pelos norte-americanos.

34 Países que formam o NAFTA
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Leda Ísola e Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p.58 (adaptado).

35 Mexicanos migrando ilegalmente para os Estados Unidos.
Carlos Barria/Reuters/Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Mexicanos migrando ilegalmente para os Estados Unidos.

36 Quais conclusões poderiam ser tiradas das informações da tabela a seguir?
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva *Em 2005, segundo a revista Forbes. **Entre as economias do mundo. ***Em 2005, segundo o Banco Mundial. Fonte: Superinteressante, abr. 2007, p.93.

37 Cinturões agrícolas nos Estados Unidos (final do século XX)
Observe o mapa. Cinturões agrícolas nos Estados Unidos (final do século XX) Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Carlos Tadeu de Carvalho Gamba Fonte: World Atlas. Londres: Dorling Kindersley p. 53 (adaptado).

38 Conversa Identifique cada belt, de acordo com a numeração.
Justifique a localização do cinturão indicado com a letra B. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

39 8º ano - Unidade V Capítulo 13 Estados Unidos – sociedade e economia
Geografia Homem & Espaço 8º ano - Unidade V Capítulo Estados Unidos – sociedade e economia Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO


Carregar ppt "8º ano - Unidade V Capítulo 13 Estados Unidos – sociedade e economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google