A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise Mundial (inflação) de Alimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise Mundial (inflação) de Alimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Crise Mundial (inflação) de Alimentos
Sem Fronteiras (22:44)

2 Ver crise dos alimentos no mundo
Inflação é o aumento generalizado dos preços por desvalorização do dinheiro (perda do poder aquisitivo) ou por falta de produtos (diminuição da produção ou aumento do consumo). Ver crise dos alimentos no mundo

3 Causas da inflação atual dos alimentos:
1 - Aumento consumo emergentes 2 - 4ª. Crise do petróleo 3 - Especulação 4 - Condições climáticas 5 - Produção de Biocombustíveis ?

4 1 - Aumento consumo emergentes
Países populosos como China, Índia e Brasil aumentaram demanda por alimentos. Os dois primeiros pelo aumento do poder aquisitivo, no Brasil destaca-se o Programa “Bolsa Família” para integrar o “Fome Zero”.

5 no Brasil 1974 => Pro álcool
2 - Crises do Petróleo 1a. 1973= Países árabes da OPEP começam a aumentar o preço do petróleo como forma de boicote aos aliados de Israel (U$ 1,3 p/ 11,2) no Brasil 1974 => Pro álcool

6 2a – Revolução Islâmica (Ayatollah Khomeini suspende exportação de petróleo) e início da Guerra do Golfo contra Iraque (1980-8)/(U$ 11,2 p/ 47,00) 3a – Saddam Houssein (Iraque) invade o Kuweit, bloqueando o escoamento de petróleo pelo Golfo Pérsico (U$ 13 p/ 34,00)

7 4a. Crise do Petróleo Países da Opep defendem aumentos constantes do preço (pode chegar a U$ 200 até fim do ano) e diminuição da produção. Enquanto cresce o consumo sobretudo de Índia e China que já é o segundo maior consumidor do mundo (após EUA), podendo superá-lo até 2010.

8 3 - Especulação Após crise imobiliária dos EUA, diversos investidores migraram para aplicações em commodities (principalmente do trigo e arroz) para ganhar dinheiro com a valorização dos preços dos alimentos.

9 4 - Condições climáticas
Condições climáticas desfavoráveis devastaram culturas na Austrália (2007) e reduziram as colheitas em muitos outros países, em particular na Europa, segundo a FAO. Além de terremotos e vendavais sobre a Ásia

10 5 - Produção de Biocombustíveis ?
O caso do biocombustível é particular do etanol fabricado a partir do milho dos Estados Unidos. Este teve sua produção desviada da finalidade alimentar para a produção do etanol.

11 No Brasil o etanol é feito a partir da cana-de-açúcar, diferente da produção americana, e (segundo o governo) nos últimos 30 anos, houve o aumento da produção de etanol, mas também de alimentos.


Carregar ppt "Crise Mundial (inflação) de Alimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google