A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALAVRAS DE SABEDORIA Lição 8 21 de fevereiro de 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALAVRAS DE SABEDORIA Lição 8 21 de fevereiro de 2015."— Transcrição da apresentação:

1 PALAVRAS DE SABEDORIA Lição 8 21 de fevereiro de 2015

2 As palavras de sabedoria contidas em Provérbios 20, 21 e 22:1-16 nos indicam os parâmetros que devem reger nossa vida cotidiana: A educação correta (Provérbios 22:6, 8, 15) A misericórdia (Provérbios 21:13; 22:16) A espera em Deus (Provérbios 20:17, 20-22; 21:5-6) O teste da vida (Provérbios 20:6) A igualdade dos homens (Provérbios 20:9, 12)

3 A IGUALDADE DOS HOMENS Em que aspecto primordial somos todos iguais?
Em que outro aspecto somos também iguais? «Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêem foram feitos pelo Senhor» (Provérbios 20:12) «Quem poderá dizer: "Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado?» (Provérbios 20:9) «Todos os homens são criados iguais» (Tomas Jefferson, Declaração de independência, 4 de julho de 1776). A pesar das diferenças de raça, tamanho ou gênero, todos nós somos iguais, pois todos fomos criado por Deus (Atos 17:26). O pecado é um câncer que nos afeta a todos (Romanos 3:23) Isto nos faz iguais também na necessidade de um Salvador que nos redima de nosso pecado. Proverbios 20:9, 12 Mas aqui está a diferença: somente aquele que aceita a Jesus como seu Salvador será criado de novo para vida eterna (2Co. 5:17)

4 O TESTE DA VIDA «Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?» (Provérbios 20:6) Devo ser eu que devo dizer aos outros quão bom eu sou? Ao contrário, «Que um outro te louve, e não a tua própria boca, o estranho, e não tu mesmo» (Provérbios 27:2). Ser louvado por um ato bom que realizes está bem; mas e o resto dos atos de tua vida?, te podem louvar por eles? Não é um ato único e sensacional de amor ou sacrifício o que demostrará a elevada qualidade de nossas relações, mas a larga e constante série de pequenas ações que realizamos cada dia, paciente e regularmente. Proverbios 20:6

5 «Oh! quantos aguardam a oportunidade de realizar alguma grande obra de abnegação, mas estão passando por alto a pequena prova diária que Deus dá para experimentá-los. São as pequenas coisas da vida que desenvolvem o espírito dos homens e mulheres e determinam o caráter. Essas bagatelas não podem ser negligenciadas, estando o homem ainda preparado para suportar as severas provas, quando incidirem sobre ele.» E.G.W. (Este dia com Deus, 15 de maio)

6 A ESPERA EM DEUS «Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho» (Provérbios 20:17 NVI) Transgredir a Lei de Deus para conseguir rapidamente o que se deseja, parece ser proveitoso em nossa sociedade atual… se nosso foco está posto unicamente nos poucos anos que vivemos aqui. Se anelamos uma vida eterna, devemos exercer plena confiança em Deus, obedece-Lo e esperar, deixando em suas mãos as coisas que não podemos ou não devemos manejar. Nos versículos 20-22, são dados dois exemplos concretos disso. Proverbios 20:17, 21-22; 21:5-6

7 A ESPERA EM DEUS A HERANÇA A VINGANÇA
«O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas. A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada.» (Provérbios 20:20-21) «Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará.» (Provérbios 20:22) Quando necessitamos que se faça justiça pelo agravo que se tenha cometido contra nós; quando clamamos por vingança… confiemos em Deus; Ele nos vingará. Embora confiando nEle, somos convidados a ser misericordiosos com o ofensor. Desta forma, «brasas amontoarás sobre sua cabeça» (Prov. 25:22). Talvez, no processo, salvarás a teu inimigo, vencendo o mal com o bem (Rom. 12:21). São teus pais ricos e estás desejando que morram para receber tua herança? Este é só um exemplo que Salomão apresenta para meditarmos no que o insensato faz para obter bens depressa (de forma fraudulenta),assim de nenhuma maneira podem ser abençoados. Confiemos em Deus para que Ele nos dê o que necessitamos no momento que considere oportuno. Proverbios 20:17, 21-22; 21:5-6

8 A MISERICÓRDIA Por que devemos ser misericordiosos?
«O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido» (Provérbios 21:13) «O que oprime ao pobre para se engrandecer a si mesmo, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá» (Provérbios 22:16) Por que devemos ser misericordiosos? Por causa de Deus. Deus considera os atos de bondade para com o pobre como realizados a Ele mesmo (Pr. 19:17; Mt. 25:35-40). Proverbios 21:13; 22:16 Por causa do pobre. Tanto o pobre como o rico foram criados por Deus (Pr. 22:2); portanto, o pobre é tão digno de atenção como o rico (e mais necessitado dela). A misericórdia com que tratamos aos outros é a vara que mede nosso carácter (Lucas 10:26-37)

9 A EDUCAÇÃO CORRECTA «Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.» (Provérbios 22:6) «Por vossa maneira de agir com os pequeninos podeis, mediante a graça de Cristo, moldar seu carácter para a vida eterna» (E.G.W., Lar Adventista, pg. 274) «O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto» (Provérbios 22:8) Proverbios 22:6, 8, 15 Aquilo que deixamos para a posteridade é também parte dos parâmetros que devem reger nossa vida cotidiana. Salomão compara a educação com a semeadura. Aquilo que plantamos em nossos filhos, amigos ou vizinhos, dará seu fruto a seu tempo; seja para bem ou para o mal.

10 «À medida que a semente espalhada produz uma colheita, e esta por sua vez é semeada, a seara se multiplica. Essa lei é também verdadeira em relação com as pessoas. Cada ato, cada palavra é uma semente que produzirá fruto. Cada ato de meditada bondade, de obediência ou de renúncia, se reproduzirá em outros, e por eles ainda em terceiros. Do mesmo modo cada ato de inveja, malícia ou dissensão, é uma semente que brotará em “raiz de amargura” (Hebreus 12:15), pela qual muitos serão contaminados. E quanto maior número envenenarão os “muitos”! Assim a sementeira do bem e do mal prossegue para o tempo e a eternidade.» E.G.W. (Parábolas de Jesus, pg. 39)


Carregar ppt "PALAVRAS DE SABEDORIA Lição 8 21 de fevereiro de 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google