A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sofrimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sofrimento."— Transcrição da apresentação:

1 O Sofrimento

2 O SOFRIMENTO. A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta
que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Por que há no mundo tantas pessoas sofrendo? Ninguém gosta de sofrer… mas o sofrimento existe: injustiças, guerras, pobreza, fome, discórdias, doenças… - Quem é o culpado? Seriam os nossos pecados? É um castigo de Deus? Por que Deus permite? Por que o justo também sofre e o malvado parece estar em situação melhor?

3 Na 1ª leitura, vemos a experiência do Sofrimento de Jó (Jó 7,1-4.6-7)
As leituras bíblicas refletem sobre o Mistério do Sofrimento e a nossa atitude diante dele. Na 1ª leitura, vemos a experiência do Sofrimento de Jó (Jó 7, ) Jó é um homem justo e fiel ao Senhor. Possuía muitos bens e uma família generosa. Viu-se privado de seus bens, perdeu a família e foi atingido por uma doença grave. Brotam no coração de Jó sentimentos de amargura e de revolta contra esse Deus incompreensível. Até os amigos insinuam ser castigo de Deus…

4 JÓ lamenta sua condição de sofredor, mas confia em Deus,
pois tem a certeza de que só em Deus pode encontrar esperança e o sentido para a sua existência. * A experiência de Jó é modelo para todos os que têm fé. Jó permanece fiel a Deus, mesmo quando vive o drama do sofrimento inocente e luta incansavelmente para obter uma palavra de Deus para iluminar sua situação. - Deus não pode ser explicado como um comerciante que paga conforme a qualidade da mercadoria que recebe...

5 Na 2ª Leitura, a expressão "ai de mim se não evangelizar"
Diante do sofrimento, ou descobrimos o rosto verdadeiro de Deus , ou fazemos dele um monstro, que nos devora e inferniza a nossa vida… - O Sofrimento pode ser uma Visita de Deus… Quando entendermos isso, tudo fica muito diferente… “Ninguém nasceu pra sofrer, mas a dor nos faz crescer...” Na 2ª Leitura, a expressão "ai de mim se não evangelizar" traduz o princípio fundamental da vida de São Paulo. (1Cor 9, )

6 Marcos mostra, no seu evangelho "Quem é Jesus…"
No Evangelho, vemos Jesus diante do sofrimento (Mc 1,29-39) Marcos mostra, no seu evangelho "Quem é Jesus…" O Messias proclama o Reino e mostra a sua realidade atuando no mundo como salvação e libertação, nas palavras e gestos de Jesus. Com a autoridade que lhe vem do Pai e em comunhão total com o Pai, Jesus vence o mal e a dor que escravizam o homem e anuncia um mundo novo de liberdade e de vida plena.

7 Ele aparece solidário e atento à dor dos homens:
- Na casa de Pedro: Aproxima-se da sogra… estende a mão…e a "levanta" E ela retoma a vida normal, acolhe e serve os hóspedes... - "Cura muitos outros doente" - "De madrugada, levanta-se e vai rezar, num lugar DESERTO":  Com a pregação: ilumina os espíritos, revela o amor de Deus, leva as almas à fé, dá sentido à dor e mostra o caminho da salvação.  Com os milagres: cura corpos enfermos… expulsa demônios… Quer um mundo novo, sem qualquer forma de dor...  Com a oração: compreende e aceita o plano do Pai… Só a verdadeira oração pode nos iluminar o sentido da dor…

8 Jesus não elimina o sofrimento, mas nos ensina a carregá-lo
com amor e esperança, para que dê frutos de vida eterna… Deus nunca nos abandona… Resta-nos confiar nele. Os cristãos não descobriram o caminho para evitar o sofrimento. Sofrem como os outros e, às vezes, até mais do que os outros, mas descobriram que a Cruz de Jesus Cristo é redentora. Carregar a cruz sozinhos é desesperador… Mas unidos a Cristo, todo sofrimento é salvador, inclusive o nosso.

9 * Qual é nossa atitude diante dos nossos sofrimentos?
- de aceitação... ou de revolta? * Qual é nossa atitude diante do sofrimento dos outros? - Estendemos a mão e ajudamos a se libertar? * No dia 11/02, celebramos o Dia mundial do Enfermo. - Como podemos ajudar os doentes de nossa comunidade? - Valorizamos o trabalho da Pastoral da Saúde? Rezemos para que Deus nos dê muita luz para compreender o mistério do sofrimento e muita coragem para carregá-lo com amor. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

10 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Hoje: sábado, 8 de abril de 2017 as 18:13:18 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço:


Carregar ppt "O Sofrimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google