A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª lei de Mendel Mas porque ervilhas? Fácil cultivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª lei de Mendel Mas porque ervilhas? Fácil cultivo."— Transcrição da apresentação:

1 1ª lei de Mendel Mas porque ervilhas? Fácil cultivo.
Ciclo de vida curto. Gera muitos descendentes. Características extremas, ou seja, sem intermediários. Sem intermediários facilita a contagem. Características visíveis a olho nu. Flor fechada.

2 Características avaliadas por Mendel

3 Conceitos que Mendel utilizou
Mendel trabalhou com plantas puras. Plantas altas e plantas baixas. Mendel precisava ter controle sobre o experimento. Como: ele castrou a planta macho. Mendel percebeu que cruzando as plantas puras(alta/baixa) o resultado seria de 100% altas. Mendel para provar sua hipótese utilizou a matemática. Como: ele contou quantas plantas altas e quantas plantas baixas apareceram no resultado (3 para 1).

4 1ª Lei de Mendel P: ALTA X BAIXA FI: ALTAS FII: ALTA BAIXA PROP.:

5 HIPÓTESES Que devia haver um fator (genes) determinando a característica: (A) – ALTA e (a) BAIXA. Um fator (gene) deve ser dominante (A) e o outro fator deve ser recessivo (a). Durante a formação dos gametas os genes devem se segregar (separar).

6 P: BB x bb B b FI: Bb FII: BB - Bb – Bb – bb 3 1
Conclusão P: BB x bb B b FI: Bb FII: BB - Bb – Bb – bb 3 1

7 Exercícios Sabendo-se que o albinismo é uma doença recessiva responda: Uma mulher com pigmentação normal de pele, filha de pai albino, casa-se com um homem albino. Qual a probabilidade desse casal ter uma filha albina? Resp: ¼.

8 Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no inicio do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera em um cruzamento de um macho amarelo com uma fêmea amarela? Resp: 2/3 amarelos e 1/3 cinza.


Carregar ppt "1ª lei de Mendel Mas porque ervilhas? Fácil cultivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google