A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE DIFUSÃO DA CARTA DA TERRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE DIFUSÃO DA CARTA DA TERRA"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE DIFUSÃO DA CARTA DA TERRA
QUARTO ENCONTRO SME – SVMA Fevereiro/março de 2008

2 Difusão da Carta da Terra SME E SVMA
Objetivos Contribuir para ampliar a percepção sobre a interdependência da comunidade da vida, a responsabilidade da família humana com as futuras gerações e as conseqüências dos hábitos de consumo da sociedade contemporânea; Estimular mudanças a partir da análise da pegada ecológica da escola

3 PRÓXIMO TEMA: DIVERSIDADE
Encontros Outubro de 2007: TEMA: Interconexão, teia da vida Novembro de 2007 TEMA: Respeito à Comunidade da Vida - Biodiversidade Dezembro de 2007 TEMA: Respeito à Comunidade da Vida – Abordagens pedagógicas. Consumo Fevereiro/Março 2008: TEMA: Cultura humana, consumo e desperdício, PRÓXIMO TEMA: DIVERSIDADE

4 Sobre a Cultura Humana do Consumo e Desperdício

5 Apresentação do Planejamento:
Objetivo do encontro: Ampliar a percepção sobre as origens e conseqüências dos atuais hábitos de consumo. Conteúdo Programático: Cultura Humana - A história e o paradoxo Debate Temático; Do sujeito x objeto ao consumidor x objeto de consumo; Conseqüências da sociedade do consumo: exclusão e desperdício; Publicidade e consumo Caminhos para mudança. Metodologia: Grupos de trabalho – Dinâmica I e II Diálogo temático; Documentário Bibliografia auxiliar

6 Dinâmica Sugerida: 1ª PARTE 1º - Faça uma lista de tudo que você comprou e consumiu na última semana; 2º - Liste o que você jogou fora na última semana; 3o – Diferencie o que é essencial do que é supérfluo. 2ª PARTE Reflita individualmente e em grupo: De onde vem aquilo que consumimos? Para aonde vai aquilo que consumimos? Para que consumimos?

7 Insumos para o diálogo temático:
Cultura Humana: Breve História

8 ...em 4,5 bilhões de vida na terra... ou
0,0002 segundos em uma hora de existência

9 80 mil anos de cultura...

10

11 O Paradoxo

12

13 “Relatório Ziegler” (2001) da ONU:
826 milhões de pessoas no mundo “estão sofrendo o martírio da fome”. ...e 800 milhões de carros para abastecer... (Parmentier, 2007)

14 A sociedade do consumo:

15 ? História do consumo: Revolução industrial:
– Industrialização e consumo Lixo, poluição e acumulação – Capitalismo - Crescimento populacional: - 2,5 bilhões em 1950 - 6 bilhões em 2000 - Caminho insustentável - futuras gerações? - Necessário rever [falsas] necessidades – hábitos, valores e princípios. - Publicidade – criação de necessidades – competição - vulnerabilidade das crianças e jovens – personalidade em formação - Manipulação dos desejos - difícil ser diferente ?

16 No Brasil as crianças vêem, em média, 6 horas de televisão por dia
Séc. XIX – organização dos consumidores: - dinheiro é segurança - se você paga tem direito a ter direito... Marco – 15 Março de 1962 (EUA - JFK) - No Brasil: - Década de 70 – Procon - Década de 80 - Idec - Década de 90 - Código de defesa do consumidor

17 Do sujeito x objeto ao consumidor x objeto de consumo

18 Zygmundt Bauman : Vida Líquida e Sociedade Líquida

19 “Cultura descartável ?”
“Tudo é temporário. É por isso que sugeri a metáfora da "liquidez" para caracterizar o estado da sociedade moderna, que, como os líquidos, se caracteriza por uma incapacidade de manter a forma. Nossas instituições, quadros de referência, estilos de vida, crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar em costumes, hábitos e verdades "auto evidentes". Agora, as coisas todas - empregos, relacionamentos, know-hows etc.- tendem a permanecer em fluxo, voláteis, desreguladas, flexíveis. O que me interessa é, portanto, tentar compreender quais as conseqüências dessa situação para a lógica do indivíduo, para seu cotidiano. Virtualmente todos os aspectos da vida humana são afetados quando se vive a cada momento sem que a perspectiva de longo prazo tenha mais sentido”. “Cultura descartável ?”

20 Uma sociedade moderna líquida é "aquela em que as condições de atuação de seus membros mudam antes que as formas de agir se consolidem em hábitos e rotinas determinados". A vida líquida se caracteriza pela precariedade e pela incerteza, "o medo que nos peguem desprevenidos e que não consigamos acompanhar o ritmo dos acontecimentos que se movem com grande rapidez, que fiquemos para trás" O único modo de continuar (sem ser eliminado como no jogo das cadeiras) é desfazermo-nos daquilo que (ontem era imprescindível) e agora se tornou inútil: "Entre as artes do viver moderno líquido e as habilidades para praticá-las, saber livrar-se das coisas prima sobre saber adquiri-las".

21 Na era da modernidade líquida, a distinção entre sujeito e objeto cedeu seu espaço (inevitavelmente) ao de "consumidor" e "objeto de consumo". A sociedade da rapidez, do exagero e do desperdício Eterno insatisfeito, o homem moderno busca a felicidade como o motivo principal de sua existência, mas no pode encontrá-la (a felicidade não é nem será nunca um objeto de consumo)

22 Modernizar-se é sinônimo de mudar uma coisa obsoleta por outra "nova", mas não há mudança nem modernização sem desperdícios. Mas, por mais velozes que possamos ser, nada nos garantirá que, na próxima volta (que se joga agora mesmo), não sejamos passados para trás e passemos então ao grupo dos eliminados; os que já não tem mais oportunidade e observam desde fora como se lhes nega o acesso ao mais elementar. Os eliminados constituem o que Bauman chama "a infraclasse“.

23 “A arte do marketing consiste em impedir que os desejos dos consumidores se tornem completamente realizados. A insatisfação assegura que os cidadãos do moderno mundo líquido se deixem explorar, até a obsessão, por cada comércio, em busca de quem sabe que objeto que nos identifique”. os profissionais de marketing criam na criança "um estado de insatisfação perpétua através da estimulação do desejo e da novidade e da redefinição do precedente como lixo inservível"

24 “Meu socialismo, em meu entender, se resume à convicção de que, assim como o poder de carga de uma ponte se mede não pela força média de todos os pilares, mas pela força de seu pilar mais fraco, a qualidade de uma sociedade também não se mede pelo PIB (Produto Interno Bruto), pela renda média de sua população, mas pela qualidade de vida de seus membros mais fracos”. “Mas insisto em que a sociedade que obsessivamente se vê como não sendo suficientemente boa é a única definição que posso dar de uma boa sociedade”.

25 ...se não se mudasse tão rapidamente, se os objetos de desejo não envelhecessem tão rapidamente, nem perdesse o seu encanto a uma velocidade tão vertiginosa, se a vida humana (mais duradoura que a vida de praticamente qualquer outro objeto) não tivesse que ser dividida em uma série de episódios independentes e de novos começos...

26 Ervin Laszlo: Parafraseando Albert Einstein na célebre frase “você não pode resolver um problema com o mesmo tipo de pensamento que o criou”, não se pode realizar uma mudança básica de cultura aplicando os mesmos valores e a ética que criaram a necessidade da mudança. São cerca de 1,5 bilhão de pessoas sobrevivendo com o equivalente a US$ 1 por dia e 40% sem acesso a água potável.

27 Mas esse sistema planetário ainda precisa ser criado, pois existe somente como um
parâmetro físico. O pensamento e a consciência ainda estão um grau atrás. Como acelerar isso e convencer as pessoas que não estão dispostas à mudança? Fazendo-as perceber que ela beneficia o indivíduo, a família e a comunidade. A maior falha com relação ao problema é a ignorância devida à informação incompleta.

28 Conseqüências da sociedade do consumo

29 Helio Mattar: Sobre a à lavagem de louça: o povo brasileiro tende a deixar a torneira aberta durante essa simples tarefa, e o gasto médio, para uma família de 4 pessoas, é de 350 litros. Se tivesse o mesmo hábito que os europeus têm, economizaria por volta de 320 litros. Se um milhão de famílias fizesse isso durante um mês, economizaríamos o volume total de água que corre pelas cataratas do Iguaçu durante 35 minutos. Um volume absolutamente monumental, que do ponto de vista individual significa 320 litros de água por dia a menos na conta de água daquela família.

30 Roberto Gambini: Prefiro a palavra desejo. Consumo aquilo que eu desejo e aquilo que desejo tem valor para mim. O que nós estamos tentando entender é a mudança do valor que atribuímos a diferentes objetos de desejo. O que precisa mudar no Brasil é o elenco de objetos de desejo.

31 Celso Luiz Morete As perdas de alimentos variam de 20% a 60% de tudo o que se produz no campo e, às vezes, só 40% do que se cultiva é consumido, fato que nos coloca como um dos campeões do desperdício de alimentos no mundo. Em 2.002, os índices corresponderam a 1,5% do PIB, ou seja, aproximadamente 10 bilhões de reais – 14 milhões de toneladas de frutas, hortaliças e grãos literalmente jogados fora. Sem dúvida, um montante de recursos suficiente para prover sete milhões de famílias, de quatro a cinco membros, com uma cesta básica de R$120,00 durante um ano. Cerca de 30 milhões de pessoas.

32 Entretanto, o combate à praga do desperdício é lento e exige atenção até mesmo dentro de nossas casas: “uma família de classe média joga fora, em média, 500g de alimentos por dia, 15 quilos por mês, 180 quilos por ano e quilos em 20 anos. Basta fazer um simples cálculo matemático. Esta quantidade desperdiçada é suficiente para fornecer um quilo de alimento diário para uma criança de zero aos 10 anos de idade, ou ainda, oferecer três refeições para uma cidade de sete mil habitantes por um dia. Ou seja, em casa, também contribuímos para aumentar o desperdício.”

33 Caminhos para a mudança:
Boicote social Consumo consciente e crítico Consumo sustentável Simplicidade voluntária Alternativas...

34 Boicote social

35 Nike – A denúncia de uso de mão-de-obra infantil por seus fornecedores do Sudeste Asiático resultou, de maneira quase instantânea, em uma imediata perda de vendas nos Estados Unidos. - Coca-cola - a denúncia, pelos movimentos de consumidores, da prática de racismo nas contratações e promoções, nas operações norte-americanas da Coca-Cola. Este fato levou a empresa a se comprometer, de moto próprio, sem a intervenção da Justiça, a investir US$ 1 bilhão em programas ativos de diversidade e combate ao racismo.

36 A Mitsubishi teve também uma experiência emblemática no México, onde mantinha um projeto de extração marítima de sal. Houve uma campanha de consumidores para boicotar a compra de produtos da empresa em função dos impactos desta exploração sobre a flora e a fauna dos mares mexicanos. Como conseqüência, a Mitsubishi simplesmente parou o projeto. - Outro caso, que chama muito a atenção, afetou diretamente diversas empresas norte-americanas com investimentos em Mianmar, antiga Birmânia – um país com um regime fortemente autoritário e extraordinariamente sanguinário. Ao tomarem conhecimento deste fato, os consumidores dos EUA iniciaram um movimento de boicote a essas empresas e seus produtos. Liz Clayborne, Eddie Bauer, Macy’s e Suzuki encerraram rapidamente suas atividades naquele país. Os consumidores afirmaram claramente às empresas que não aceitariam investimentos em um país com tal regime.

37 Consumo Consciente

38 Oriana White: É o momento para parar e pensar, pois nos defrontamos com a distinção entre consumo e consumismo. O que é consumir o básico e de uma forma consciente? O que é o consumo desvairado e inútil de qualquer coisa? O que significam as inovações que nos predispomos a testar? Várias não fazem o menor sentido, pois desqualificam a própria competência que o ser humano tem de escolher entre três ou quatro produtos praticamente idênticos. Esse é o fio que diferencia o consumo do consumismo.

39 Quando o teatro da realização humana se torna cenário de necessidades fictícias criadas, perdemos a essência. E, quando perdemos a essência, começamos a escolher por escolher. Escolher por parâmetros que não traduzem o que precisamos, modificando nossas próprias características. Essas necessidades fictícias estão na base do consumismo e temos realmente de re-trabalhar esse conceito, porque a ficção está influenciando nossa identidade pessoal, e quanto mais ficcional, menor a identidade.

40 “Quando falamos em consumo consciente, temos de ter consciência do mundo e de nós mesmos. Temos de alcançar um grau mais profundo na maneira de ver o mundo para nos tornarmos mais conscientes das nossas ações”. Ervin Laszlo

41 Consumo sustentável

42 Consumos sustentável - Superação das necessidades básicas de todos
- Sugestão de leitura:

43 “Consumo sustentável é o uso de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas de toda população e trazem a melhoria na qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem o uso dos recursos naturais e de materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluição em todo ciclo de vida, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.” (CDS/ONU – Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – 1995)

44 Simplicidade voluntária

45 Simplicidade Voluntária
Duane Elgin Thoureau

46 exercício da criatividade humana.
Nos limitamos a escolher dentre as opções já oferecidas e prontas. Isto impacta o exercício da criatividade humana. O que é Necessário ? Suficiente Supérfulo Cada um precisa descobrir seu ponto de suficiência.

47 A pobreza debilita e é involuntária
A pobreza debilita e é involuntária. A simplicidade é voluntária e mobilizadora.

48 Na aplicação da Simplicidade Voluntária podemos utilizar um modelo conceitual com cinco níveis de atuação e aprimoramento: . sistemas de energia / alimentos; . transportes / comunicação; . relações com os outros seres; . habitação / assentamentos humanos; . educação / cultura.

49 Dinâmica II: Que atitudes são possíveis daqui para frente no seu cotidiano?
Fonte: Consumo Sustentável: Manual de Educação. Idec/MMA, 2005.

50 Lei da Simplificação Progressiva
" O verdadeiro crescimento é a capacidade demonstrada por uma sociedade de transferir quantidades cada vez maiores de energia e atenção do aspecto material da vida para o aspecto não-material e, assim, evoluir em cultura, potencial de compaixão, sentido de comunidade e força democrática. " Arnold Toynbee, A Study of History, vol (New York: Oxford University Press, 1947, p.198).

51 Bibliografia Auxiliar e Referências sobre o tema:
Idec: – Consumo Sustentável: Manual de Educação Zigmunt Bauman: Vida Líquida, Editora Jorge Zahaar Um dos teóricos mais importantes da atualidade, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman dedica os seus estudos, ensaios e obras à interpretação da modernidade e da época pós-moderna. Em português, destacam-se de Bauman, entre outros, os livros: O Mal-estar da Pós-Modernidade (1998); Globalização - As Conseqüências Humanas (1999), Modernidade Líquida (2001), Amor líquido (2004) e Vida líquida (2007).

52 Ervin Laszlo: Diálogos Akatu, disponível em www.akatu.net
Fundador e presidente do COB – The Club of Budapest, fundador e diretor do General Evolution Research Group e diretor científico da International Peace University de Berlim. Gilberto Dupas: Diálogos Akatu, disponível em Coordenador Geral de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI, autor de vários livros, entre os quais, Economia global e exclusão social (Paz e Terra) e Ética e Poder na Sociedade da Informação” (Unesp). É Diretor Presidente da Grano – Análise econômica e estratégica, e membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp.

53 Celso Luiz Moretti: Diálogos Akatu, disponível em www.akatu.net
Engenheiro Agrônomo, especialista em Marketing para a Gestão Empresarial – UF Santa Catarina. Mestre em Pós-colheita – Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Pós-colheita, Universidade Federal de Viçosa/University of Florida. Professor visitante da UNICAMP, orientador e co-orientador de dissertações e teses de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Lavras, UNICAMP, Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília. É pesquisador do Laboratório de Pós colheita da Embrapa Hortaliças, desde 1994, e Gerente de Comunicação e Negócios da Embrapa Hortaliças. Oriana White: Diálogos Akatu, disponível em psicóloga, graduada pela USP, mestre em Marketing pela USP e doutoranda da ECA-USP. Há vinte anos trabalha em institutos, agências de propaganda e, nos últimos treze anos tem seu próprio instituto de pesquisa, a CPM Research.

54 Helio Mattar: Diálogos Akatu, disponível em www.akatu.net
Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP, mestre e PhD em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford. Foi secretário de Desenvolvimento de Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, membro fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é diretor e membro do Conselho Deliberativo. Atualmente é diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e diretor presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Carlos Emediato: Diálogos Akatu, disponível em Sociólogo, mestre em Ciência Política, doutor em Educação pela Universidade de Stanford, professor de Estudos de Políticas Públicas da Escola de Governo da Fundap, diretor do Instituto de Estudos de Futuro e coordenador da Rede Global de Educação para a Paz.


Carregar ppt "PROJETO DE DIFUSÃO DA CARTA DA TERRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google