A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Política Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Política Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Política Internacional
Palavra de ordem hoje – equidade – simetria. O Pensamento europeu hoje prevalece, enfatizando políticas públicas democráticas. Os paises periféricos tendem a estabelecer uma política externa que minimize as disparidades. É o caso do Brasil.

2 O Brasil tem oscilado entre a oitava economia e décima segunda economia mundial. A sociedade brasileira foi capaz de construir um sistema econômico muito avançado no setor agrícola e setor de comércio.

3 Bandeirantes ? Todavia 15% de nosso território apenas foi mapeado. De repente descobre-se mais áreas repletas de jazidas e outras riquezas desconhecidas.

4 SUPERAÇÃO Felizmente, o Trinômio: armas, dinheiro e idéias, está sendo gradualmente invertido, ou alterado. GRANDE CHAVE – ENERGIA – O GRANDE DIFERENCIAL.

5 SUPERAÇÃO II DISCURSOS ARCAICOS. Não há nação, há mercado. Adam Smith.
No passado, Os ingleses tinham carvão, mas não comida; carvão mas não algodão ...

6 GRAÇAS A BUSH E AOS REPUBLICANOS
Os americanos gastam em armas o equivalente às 09 (nove ) economias bélicas do mundo. Os americanos estão perdendo no quesito idéias. Lembra um hambúrguer, ou seja, carne sem personalidade. Adotam a visão liberal inglesa de outros séculos. “Faça o que eu digo”.

7 RELATOS DE CELSO AMORIM, nas entrelinhas …
Hoje, 81% do petróleo estão em zonas instáveis. Petróleo, o problema do século XXI. Os EUA produzem 25% e importam 60%. O Japão não tem, a China não tem o suficiente. As reservas do Brasil e o discurso de auto-suficiência nos garantem 17 anos, isto porque o Brasil não tem crescido.. A crise do petróleo propiciou o 11 de setembro. Todavia, seguramente o Brasil não tem problema de energia.

8 Problemas da Índia e da Indonésia : exportou a U$ 3,00 e importa a U$ 70,00.
Felizmente o Brasil está fora do furacão que vem por aí. ( Petróleo/crise ).

9 BRASIL: SUBDESENVOLVIDO OU EMERGENTE ?
Relato de uma comissão Indiana no Brasil quando passavam na Favela Vidigal e na Cadenlária: “quando é que vamos para a favela” ? Faça sua associação …

10 ALTERNATIVA BRASILEIRA …
A flexibilidade é um vício ou nossa maior virtude ? Bilaterismo não é a solução para o Brasil, mas sim o multilateralismo.

11 Novidades de século … “Chega de realismo, queremos promessas” ( Texto de um mural em Lima). “Publicação do Livro ‘Europa’, de Zygmunt Bauman. No momento que o Estado Nacional tem perdido a força, a publicação de um culto à Europa.

12 AMÉRICA DO SUL OU LATINA ?
Conceito de América do Sul ( categoria política ) e América Latina ( categoria cultural ) Relato sobre o México ... marco para a derrocada da América Latina ... Trajetória da história do méxico .... eterno aliado americano. Relato do Ministro das Relações Exteriores em reunião de cúpula na América do Sul ... ‘ligação telefônica’.

13 PARA O FORTALECIMENTO DA A.SUL.
AINDA HÁ BARREIRAS dependência ao norte ... relação estrutural. Fragilidade intelectual, econômica e financeira.

14 Divisão contemporânea
A América do Sul está dividida em duas partes: a) Ocidental – Bilateral – ligado ao EUA ( Chile, Colômbia e Peru ) b) Oriental – Lado Atlântico – mercosul ampliado com a inclusão da Venezuela . ( membro pleno ).

15 PERIGO À VISTA EUA – BOLHA .... DEVEM : Dinheiro para bancos europeus .... Devem para Chineses. Devem para Japoneses. Há indícios que dólar vai derrocar em 2007.

16 DICAS CELSO AMORIM: O que falta fazer ?
Renovação cultural da burocracia. Maior espaço para a operacionalização ... ‘ficamos 95% do tempo negociando e a execução’ ? A busca do reequilíbrio.

17 ALTERNATIVAS EMBRAPA na África ... Política Exterior do Brasil.
Documentário do Haiti “O Brasil esteve aqui’. Sofreram mais que os brasileiros na copa do mundo. O Brasil não tem política energética articulada. Os EUA consomem 22% da energia do mundo.

18 DECISÕES DE BASTIDORES
Em 2005 foi aprovado no Congresso americano uma política energética ... para acabar com a dependência . OS EUA QUEREM AUTONOMIA. Defenderam 06 princípios; melhorar a eficiência da energia. Aumentar a produção de petróleo norte-americano ( Ártico por exemplo) briga com os ambientalistas.

19 Viabilizar o hidrogênio e transportes.
Aumentar a participação do metanol e da bio-energia. Metanol provindo do milho ao invés da cana-de-açucar. Aumentar a utilização do carvão. Ajudar os menos desenvolvidos: Índia e China.

20 CONSIDERAÇÕES DA POLÍTICA INTERNACIONAL BRASILEIRA
A atitude de Morales vai induzir o Brasil a explorar mais gás. Auto-suficiencia de gás ???? A Petrobrás até então não se interessava por gás. A Petrobrás sempre pensou como empresa e não como país. Comparação Brasil e EUA – articulação no setor energético ....


Carregar ppt "Política Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google