A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gravidez na ADOLESCÊNCIA Rita de Cássia Barroso 30/04/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gravidez na ADOLESCÊNCIA Rita de Cássia Barroso 30/04/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Gravidez na ADOLESCÊNCIA Rita de Cássia Barroso 30/04/2008

2 ADOLESCÊNCIA “ Os Jovens são a fonte da criatividade, energia e iniciativa, do dinamismo e revolução social. Eles aprendem e se adaptam rapidamente. Tendo a chance de freqüentar uma escola e encontrar trabalho, eles podem contribuir muito para o desenvolvimento econômico e progresso social. Quando fracassamos em oferecer-lhes estas oportunidades, na melhor das hipóteses seremos cúmplices no desperdício de potencial humano. Na pior delas, estaremos contribuíndo para o desenvolvimento de uma juventude sem esperença, sem moral e cujas vidas serão socialmente improdutivas, prejudicando a vida dos próprios jovens, de suas comunidades e até de frágeis democracias”. (Kofi Annan – Secretário Geral da ONU)

3 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE INTRODUÇÃO: Uma política de juventude constitui um conjunto coerente de intenções do estado, para que, em parceria com a sociedade civil, sejam estabelecidos objetivos, diretrizes e estratégias destinados a fomentar e coordenar as atitudes em favor dos jovens, de modo que façam parte de uma dinâmica de desenvolvimento. O Projeto de Políticas Públicas Municipais para Adolescentes idealizado pela SBP em parceria com o UNICEF, foi desenvolvido com a finalidade de mobilizar municípios para elaborar agendas de políticas públicas municipais visando melhorar a qualidade de vida dos adolescentes.

4 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE INDICADORES NACIONAIS PREOCUPANTES
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE INDICADORES NACIONAIS PREOCUPANTES No Brasil, os adolescentes somam quase 36,8 milhões de habitantes e constituem cerca de 21% da população (IBGE – censo 2000) 65% dos alunos do ensino médio e fundamental já ingeriram álcool e 24% fumaram maconha (CEBRID, 1997) Grande parte dos adolescentes se torna sexualmente ativo antes de 20 anos de idade. Enquanto a fecundidade vem caindo em outras faixas etárias, na adolescência está aumentando – 20 – 25% (M. Saúde, 1999)

5 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE INDICADORES NACIONAIS PREOCUPANTES
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE INDICADORES NACIONAIS PREOCUPANTES Estima-se que a metade da população infectada pelo HIV contraiu a infecção entre os 15 e 24 anos (Relatório AIDS no Mundo II) Segundo o dossiê “Situação da Adolescência Brasileira”publicado pelo UNICEF (2002), 5,2% dos adolescentes brasileiros são analfabetos. Apesar de já poderem votar, apenas 44% dos adolescentes entre 16 e 17 anos têm Titulo de Eleitor.

6 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE METAS DO PROJETO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE METAS DO PROJETO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS PARA O ADOLESCENTE Fortalecer a participação dos adolescentes nas políticas públicas municipais. Incentivar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao adolescente. Construir uma rede integrada de serviços que atendam às necessidades dos jovens, capacitando-os para desenvolver cidadania.

7 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE TEMAS DO FÓRUM DE ADOLESCENTES
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE TEMAS DO FÓRUM DE ADOLESCENTES Sugeridos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8060 – 13/07/1990). Poderão ser acrescentados novos temas, conforme as necessidades locais.

8 ADOLESCÊNCIA Direito à Vida e à Saúde:
Saúde: - Sexualidade e Saúde reprodutiva - Drogas lícitas e ilícitas - Acesso aos serviços - Humanização nos atendimentos - Gravidez precoce, DST/AIDS e promoção da saúde. Violência: - Social - Doméstica - Gangues - Violência entre adolescentes (sofridas e exercidas) - Óbitos por causas externas Meio Ambiente.

9 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE Direito à Liberdade e Respeito: - Homossexualidade - Racismo - Discriminação - Minorias Direito à Convivência Familiar e Comunitária: - Relações Familiares - Iniciativas de apoio à família - Relação família-comunidade - Valorização do adolescente na família e comunidade

10 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer: - Qualidade de ensino - Relação adolescente-escola - Diversidade cultural - Inclusão dos excluídos - Saúde e sexualidade na escola - Esporte, Lazer e Atividades Culturais - Ocupação do Tempo Livre - Avaliação das Políticas Existentes

11 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE RESULTADOS ESPERADOS Redução do nº de casos de gravidez na adolescência. Redução do índice de mortalidade na adolescência. Diminuição das disparidades desagregadas por gênero, classe e raça. Redução do nº de adolescentes chefes de família. Redução do nº de adolescentes privados da convivência familiar.

12 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ADOLESCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE RESULTADOS ESPERADOS Aumento do nº de adolescentes matriculados e concluintes do ensino fundamental e médio. Inclusão de temas transversais como Ética e Cidadania nos currículos escolares Maior nº de adolescentes participantes de grupos em espaços de cultura e lazer. Redução do nº de adolescentes de 12 a 15 anos trabalhando. Redução do nº de adolescentes que abandonam a escola para trabalhar.

13 ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO ADOLESCENTE MINISTÉRIO DA SAÚDE – JUNHO 2002

14 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE OBJETIVO PRINCIPAL Garantir o acesso dos adolescentes e jovens a ações de PROMOÇÃO à Saúde, PREVENÇÃO e ATENÇÃO a agravos, respeitando os princípios organizativos e operacionais do sistema de saúde.

15 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE A Identificação dos principais problemas, a seleção de prioridades e a definição de estratégias de atuação deve ser um processo participativo, envolvendo: Adolescente, Familiares e Profissionais de vários setores.

16 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE Específicos: - Cartão de vacina. - Ficha de atendimento ao adolescente. - Gráficos de Peso, Altura, Velocidade de Crescimento e Índice de Massa Corporal (IMC). - Pranchas de Tanner para avaliação do estadiamento puberal. - Tabela de verificação da pressão arterial.

17 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE Gerais: - Prontuário Familiar / Cartão SUS. - Caderneta da gestante - Agenda para marcação de consultas - Receituários - Formulários de solicitação de exames - Fichas de encaminhamento (Referência) - Mapas de Registro diário de consultas e procedimentos - Mapas para registro de atividades de grupo e educativas - Relatório mensal das atividades.

18 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE Material Educativo Sugerido: - Folhetos explicativos e ilustrativos - Kit educativo dos anticoncepcionais - Material audiovisual - Albuns seriados - Videos educativos - Cartazes - Modelos pélvicos masculinos e femininos - Jogos educativos.

19 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE * A ESCOLA é um espaço privilegiado para a captação dos adolescentes porque: - Agrega grande parte dos adolescentes da comunidade. - É um espaço de socialização, formação e informação. - É na escola onde eles passam a maior parte do tempo. Recepção É um momento de garantia ao acesso aos Serviços e Ações de Saúde. Quanto mais os serviços se tornarem eficazes e acolhedores, mais provável que os adolescentes os procurem.

20 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE AÇÕES EDUCATIVAS - Saúde sexual e reprodutiva - Crescimento e desenvolvimento - Cidadania: Direitos e Deveres - Relacionamentos sociais: Família, Escola, Namoro, “Ficar” - Corpo, Autocuidado e Autoconhecimento - Comportamento de risco: Drogas, Sexo sem proteção, Violência e Distúrbios alimentares. - Projetos de vida, sonhos, auto-estima. - Protagonismo Juvenil - Voluntariado

21 ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
ADOLESCÊNCIA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE “Nenhuma organização é capaz, isoladamente, de realizar todas as ações necessárias para assegurar saúde e desenvolvimento para os adolescentes e jovens. Alianças e parcerias são essenciais para a criação das condições do bem-estar e a maximização dos potenciais de todos eles”. (Brasil, MA. 1999)

22 ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE

23 Atenção ao Adolescente MODELOS DE ATENDIMENTO
Baseiam-se na atenção global que considera o adolescente como ser humano indivisível, com suas necessidades, problemas de saúde e relações com o meio ambiente. Estabelecem-se freqüentemente ligados as universidades, atualmente, utilizando equipes multiprofissionais e também parcerias fora da área da saúde, como educação, justiça, trabalho... Desdobram-se em níveis primário, secundário e terciário, sendo o enfoque principal: prevenção de agravos e promoção da saúde.

24 Atenção do Adolescente RELAÇÃO MÉDICO - ADOLESCENTE ASPECTOS FUNDAMENTAIS
Respeito a individualidade do jovem, que deve ser tratado como pessoa e não como objeto de pratica científica. O Adolescente deve identificar-se como o cliente, mas ao mesmo tempo os pais e/ou responsáveis não poderão permanecer a margem do atendimento, pois poderão se beneficiar com informações e esclarecimentos. Os Adolescente estão aptos a falar sobre si mesmo e emitir julgamentos que poderão inclusive incomodar o profissional, devendo existir abertura para enfrentamento conjunto de eventuais dificuldades.

25 Atenção do Adolescente A CONSULTA DO ADOLESCENTE 1ª CONSULTA - SÃO REALIZADAS 2 ANAMNESES:
Exame Físico Diagnostico global: Crescimento e desenvolvimento Estado Nutricional Desenvolvimento Neuropsicomotor Alimentação Vacinação O 6º diagnóstico será a queixa principal.

26 Atenção do Adolescente LOCAL: Unidades Básicas de Saúde ( PSF, Posto de Saúde/ Centro de Saúde, Hospital local). ATIVIDADES Vacinação; – Tratamento das DST’s – Planejamento familiar para adolescente >16 anos; - Crescimento e desenvolvimento; – Orientações educativas para manutenção e promoção da saúde e prevenção de doenças; - Articulação com outras instituições.

27 Atenção do Adolescente Exames Complementares que poderão ser solicitados
Imagens: Ultra-som Radiologia Endoscopia ECG EEG Audiometria Outros

28 Atenção do Adolescente Principais Problemas e/ou Agravos de Saúde dos Adolescentes
Sexualidade / Saúde Reprodutiva Falta de Conhecimento sobre métodos contraceptivos e de prevenção das DST’s e AIDS Gravidez Precoce Vida Sexual Precoce Aborto Violência Sexual DST’s

29 Atenção do Adolescente E QUEM SÃO OS ADOLESCENTES?
“São seres especiais que nos ensinam a vivenciar as mudanças do presente, plenos de fé no futuro. Para eles o futuro é agora e o presente para sempre, sendo o tempo uma variável ilógica entre o poder e a escolha, entre o sonho e a realidade”.

30 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PUBERAL

31 Adolescência / Puberdade
Fenômeno que não pode ser estudado dissociadamente; Tendência Universal: Adolescência: Caracterizada por crescimento e desenvolvimento biopsicossocial marcante. Início – Indeterminado, podendo preceder ou suceder a puberdade. Término – Difícil também de determinar. Obedece a fatores socioculturais. No Brasil, a média é 25 anos. Puberdade: Caracterizada pelo componente biológico das transformações próprias da adolescência. Início – Sexo Feminino – Geralmente entre 9 e 13 anos Início – Sexo Masculino – Geralmente entre 10 e 14 anos

32 Adolescência / Puberdade
Término - Geralmente em torno de 18 anos - Parada do crescimento físico (soldadura das cartilagens de conjugação das epífises dos ossos longos) - Amadurecimento gonadal

33 Peso Atual / Peso Ideal x100
Adolescência / Puberdade Classificação Simplificada Do Estado Nutricional e do Índice de Massa Corporal (IMC) Estado Nutricional Peso Atual / Peso Ideal x100 Peso / Altura2 Obesidade >= 120% >= 30Kg/m2 Sobrepeso >= % >= Kg/m2 Peso Adequado >= % >= 18,5-24,9 Kg/m2 Baixo Peso >= 80-89% >= 16-18,4 Kg/m2 Desnutrição < 80% < 16 Kg/m2

34 Adolescência / Puberdade Desenvolvimento do Aparelho Reprodutor
A capacidade reprodutora, com ciclos ovulatórios só é adquirida geralmente 2-3 anos após a menarca. Idade média da menarca-> 12,2 anos

35 Adolescência / Puberdade Desenvolvimento do Aparelho Reprodutor
Ginecomastia Puberal-> ocorre em 1/3 dos adolescentes – pode ocorrer em curto espaço de tempo (1-6 meses), com regressão espontânea em 6-18 meses na maioria dos casos.

36 SEXUALIDADE

37 ADOLESCÊNCIA / SEXUALIDADE
Deve ser entendida como parte inerente do processo de desenvolvimento da personalidade e não como sinônimo de sexo ou relação sexual. Apresenta-se de forma singular a cada momento da vida, desde sua concepção até a morte, mas á na adolescência que o indivíduo define sua conduta na área genital e emergem as funções sexuais do adulto. Não pode ser considerada isoladamente, mas dentro de um contexto global da vida do adolescente, onde se inclui seu relacionamento com os companheiros, sua vida familiar, trabalho ou atividade escolar. Deve ser enfatizada a diferença significativa entre GENITALIDADE e SEXUALIDADE

38 ADOLESCÊNCIA / SEXUALIDADE
GENITALIDADE: Refere-se apenas aos órgãos genitais e ao ato sexual, localização final das satisfações eróticas na adolescência e na vida adulta. SEXUALIDADE: Inclui também aspectos afetivos, eróticos, amorosos, dentre outros aspectos relacionados à história de vida e valores culturais, constituindo os 3 componentes da Identidade Sexual. Identidade de Gênero Papel de Gênero ou Papel Sexual Orientação Sexual A Identidade Sexual: É delineada desde os primeiros momentos da vida e definida na adolescência, compreendendo a interação com os pais, fatores morais, culturais, religiosos, dentre outros.

39 ADOLESCÊNCIA / SEXUALIDADE
IDENTIDADE SEXUAL COMPONENTES Identidade de Gênero: É a convicção íntima de cada um quanto ao sexo a que pertence (masculino – feminino), independente da forma do corpo. Papel de Gênero: É a expressão da feminilidade ou masculinidade de cada um, de acordo com as normas sociais estabelecidas. Refere-se ao desempenho do comportamento de acordo com o sexo biológico. Orientação Sexual: É a preferência da pessoa para estabelecer vínculos eróticos. Por longo tempo, a conduta sexual foi vinculada a natureza biológica.

40 ADOLESCÊNCIA / SEXUALIDADE
DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE PRÉ-ADOLESCÊNCIA: A aparência física é caracterizada pelo aumento de peso, sem outras grandes modificações. A obtenção das informações e mitos provém dos amigos, escola, família. ETAPA PRECOCE DA ADOLESCÊNCIA: (10 – 14 anos) Extremo interesse e curiosidade sobre o próprio corpo. Fantasias sexuais freqüentes. Início da masturbação (auto-erotismo), podendo ser acompanhada por sentimentos de culpa. Relações “Platônicas”, sem contacto físico (intermináveis telefonemas).


Carregar ppt "Gravidez na ADOLESCÊNCIA Rita de Cássia Barroso 30/04/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google