A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ePortfólio como Instrumento de Avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ePortfólio como Instrumento de Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
Susana Garcia Francisco Solipa Nuno Coelho João oliveira

2 Portfólio Definição O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
“Colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo”. Valadares & Graça (1998)

3 Quais os objectivos? O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
Promover aprendizagens significativas; Atender às circunstâncias, contextos e identidade de cada aluno; Privilegiar a aprendizagem autónoma e responsável; integrar a avaliação no processo de aprendizagem. Gonçalves (2004)

4 ePortfólio – Como fazer?
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação ePortfólio – Como fazer? Seleccionar cuidadosamente as tarefas a propor aos alunos; Planificar e organizar rigorosamente; Rever de forma sistemática e regular os trabalhos dos alunos e dos portfólios.

5 O que incluir no Portfólio?
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Partilhar responsabilidades com o aluno: O que incluir no Portfólio? Em que condições? Com que objectivos? Qual o processo de avaliação?

6 Princípios da Avaliação
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Princípios da Avaliação AVALIAÇÃO

7 contextualizada; A utilização do ePorfólio permite: (1)
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação A utilização do ePorfólio permite: (1) Uma avaliação mais autêntica: contextualizada; de acordo com o ritmo individual; em cooperação com os outros, auto-avaliação; mostra o que o aluno sabe fazer bem.

8 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
A utilização do ePorfólio permite: (2) Uma avaliação mais participada: partilha do poder do professor com os alunos, pais e outros professores responsabilização dos alunos pelo seu próprio desenvolvimento (autogestão)

9 revisão crítica, consciente e sistemática do trabalho
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação A utilização do ePorfólio permite: (3) Uma avaliação mais reflexiva: revisão crítica, consciente e sistemática do trabalho desenvolvimento das capacidades metacognitivas para que os alunos possam habituar-se a rever e a reformular o seu trabalho.

10 Que instrumentos deve conter o portfólio? (1)
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Que instrumentos deve conter o portfólio? (1) Relatórios, anotações, rascunhos, esboços; Composições, relatos descritivos; Registos das reuniões de pais; Reacções a visitas de estudo e outras actividades; Testes; Trabalhos individuais; Trabalhos em grupo; Trabalhos de casa;

11 Que instrumentos deve conter o portfólio? (2)
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Que instrumentos deve conter o portfólio? (2) Desenhos, histórias, trabalhos plásticos; Reflexões do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa; Resoluções de exercícios e de problemas.

12 Vantagens O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
A avaliação é mais autêntica; mais participada; é reflexiva; Desenvolve a autonomia; promove a descoberta, a pesquisa e a experimentação; proporciona ao professor um melhor conhecimento acerca do aluno; contribui para o aumento da auto-estima do aluno; Possibilita a auto e hetero-avaliação. Pinto (2000)

13 Aprendizagem Construtivista
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação O que tem que mudar Esta forma de avaliação é mais valida se houver alterações à forma "tradicional" de ensino/aprendizagem. Aprendizagem Construtivista “Pressupõe-se um ambiente de aprendizagem que valoriza as capacidade de reflexão, análise crítica, aprendizagem pelo erro, cooperação, partilha de poder, que propõe diversas oportunidades para os alunos mostrarem as suas reais capacidades (e não se centre exclusivamente nos testes de avaliação)” Pinto (2000)

14 Desvantagens O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
Difícil de avaliar; Permanente Actualização; Requer Muito Tempo; Exige muito Trabalho; Mudanças no modo “tradicional” de Ensino.

15 Bibliografia O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
Pinto, Teresa (2000). in Correio da Educação (suplemento) Novembro. Gonçalves, Maria de Lurdes (2004). Portfólio: um instrumento de avaliação 18º Congresso APPI 30 de Abril.


Carregar ppt "O ePortfólio como Instrumento de Avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google