A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 3 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 3 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 3 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

2 É momento de conhecer ou rever as informações sobre o trabalho de conclusão de curso.
A exigência para finalização do curso em questão é de elaboração de uma monografia mas será também alvo de estudo, a estrutura de um artigo científico.

3 O que é uma monografia? Trabalho técnico-científico sobre um tema específico, que é investigado obedecendo uma metodologia rigorosa. Resultado de reflexão teórica e prática. Relevante acadêmica e pessoalmente. Deve instigar novas pesquisas. Apresentado em formato impresso ou dentro de padrões de norma pré-estabelecidos.

4 Em síntese, Monografia = Fundamentação teórica (pesquisa bibliográfica e/ou documental) + Pesquisa de campo (apresentação e análise dos dados levantados) Conclusão e proposta de intervenção ou recomendações do trabalho

5 Alguns tipos de monografia
Revisão bibliográfica - Reconstituir de forma crítica o desenvolvimento teórico e/ou experimental de um tema específico. Estudo de caso - Apresentar, analisar e discutir um caso ou um problema específico. Teórica - Busca produzir ou ampliar o conhecimento teórico

6 Empírica - Coletar ou produzir dados (experimentos) para descrever e entender a realidade por meio da análise desses dados. Teórico-empírica - Procura relacionar a teoria com observações experimentais. Didática - Apresentar textos didáticos com contribuições para melhorar o processo de ensino-aprendizagem

7 Algumas orientações quanto à utilização da linguagem nos trabalhos técnico-acadêmicos:
A linguagem deve ser clara e objetiva. Deve-se utilizar os termos técnicos correspondentes a cada área. Esqueça o uso das expressões cotidianas! (ex. “se deu mal” no lugar de “foi mal sucedido).

8 Evitar frases que possam levar a várias interpretações diferentes
Textos técnicos devem ser escritos sempre na 3ª pessoa Por exemplo: - Não utilizar: “Observei….” - Utilizar: “foram observados...” ou “Observou-se” Utilizar figuras, gráficos e ilustrações para complementar o texto.

9 Estrutura de uma monografia
a) Elementos pré-textuais Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Resumo

10 Resumo em língua estrangeira (Abstract)
Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário

11 Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Elementos pós-textuais Referências bibliográficas Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional)

12 Figura 1 Estrutura de monografia de acordo com a Norma para elaboração de trabalhos acadêmicos Unilins (

13 Artigo Científico Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. Apresentam o resultado de um estudo ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos científicos pela sua reduzida dimensão e conteúdo. São publicados em revista ou periódicos especializados e formam a seção principal deles. (LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A., 2001, p. 238)

14 É um texto com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas de conhecimento. (ABNT, 2003, p.2) O artigo científico é uma apresentação resumida de uma publicação (ou pesquisa inédita, não publicada), que tem por finalidade geral a divulgação das idéias centrais do problema tratado pelo autor.

15 Tipos de artigos Artigo científico: parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Artigo de revisão: parte de uma publicação que resume, analisa e discute. As informações já publicadas. Artigo original: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

16 Estrutura de artigos A estrutura de artigos publicados em periódicos científicos está denominada na norma NBR 6022, criada para especificar a apresentação de Artigos em publicação periódica científica impressa cuja atualização foi realizada em Maio de 2003. Esta estrutura é constituída de três partes: Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais.

17 a) Elementos pré-textuais
Título e subtítulo (se houver) – devem aparecer na página inicial do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e, no idioma do texto. Exemplo: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE GEOPROCESSAMENTO E AUTOMAÇÃO APLICADAS AO SANEAMENTO

18 Autor(es): Nome(s) do(s) autor(es) acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico (ou à Secretaria de pós-graduação).

19 Exemplo: Enaldo P. Montanha Junior, Fernando L. Ferreira Pereira, Mirian C. Colpani Discentes do Curso de Pós-Graduação - Lato Sensu - Geoprocessamento em Gestão Urbana e Cadastramento Rural - Centro Universitário de Lins – Unilins Enaldo Pires Montanha, Jozimeire Jordão Leandro, Luiz Fernando de O. Silva Docentes do Centro Universitário de Lins – Unilins

20 Resumo: Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo (palavras-chaves) conforme NBR Este resumo pode ser indicativo (indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc) ou informativo (informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento).

21 Palavras-chave na língua do texto: Elemento obrigatório
Palavras-chave na língua do texto: Elemento obrigatório. Devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: e separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto.

22 Exemplo: RESUMO O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade do uso integrado das tecnologias de automação e geoprocessamento no gerenciamento e controle dos sistemas de abastecimento de água. O geoprocessamento aponta de uma maneira visível e eficaz resultados qualitativos no gerenciamento inteligente das informações cadastrais, pois as informações georreferenciadas são fundamentais para a efetivação de investimentos e decisões de gerenciamento. As tecnologias de automação atuam diretamente no processo de controle com o objetivo de minimização de perdas e customização de tarefas. Há poucos anos têm se notado principalmente nas grandes companhias de saneamento que essas tecnologias podem ser integradas e trazer ainda mais vantagens. Além de pesquisas sobre casos implantados, a avaliação da viabilidade dessa integração foi feita através de uma implementação de comunicação de banco de dados. Os resultados obtidos na pesquisa e no desenvolvimento evidenciam a viabilidade técnica e administrativa dessa integração física das tecnologias de geoprocessamento e automação. Palavras-chave: Geoprocessamento, Automação, Sistemas de Abastecimento de Água, Integração de tecnologias.

23 b) Elementos textuais Introdução. Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. Desenvolvimento. Parte principal do artigo que contém a exposição ordenada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024/2003, que variam em função da abordagem do tema e do método.

24 Conclusão. Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Nenhum elemento novo deve ser apresentado. c) Elementos pós-textuais Título, e subtítulo em língua estrangeira devem figurar logo após a conclusão do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e precedem o resumo em língua estrangeira. Resumo em língua estrangeira é um elemento obrigatório, sendo uma versão do resumo na língua do texto com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Resumè, por exemplo).

25 Palavras-chave em língua estrangeira é um elemento obrigatório, sendo uma versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palavras chave, em francês Mots-clés, por exemplo).

26 Exemplo: ABSTRACT The objective of this work is to evaluate the viability of the integrated use of the automation technologies and geoprocessing in the administration and control of the systems of water supply. The geoprocessing, appears of a visible way and effective qualitative results in the intelligent administration of the cadastral information, because the information geo are fundamental for the effective of investments and decisions of management. As automation technologies act directly in the control process with the objective of minimization of losses and custom of tasks. There are few years have if noticed mainly in the great companies of sanitation that those technologies can be integrated and to still bring more advantages. Besides researches on implanted cases, the evaluation of the viability of that integration was made through an implementation of database communication. The results obtained in the research and in the implementation, they evidence the technical and administrative viability of that physical integration of the geoprocessing technologies and automation. Keywords: Geoprocessing, Automation, water supply systems, integration of technologies.

27 Nota(s) explicativa(s)
Nota(s) explicativa(s). A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

28 Referências. Elemento obrigatório
Referências. Elemento obrigatório. Formam o conjunto de informações que permitem identificar as publicações citadas no trabalho. Elas devem ser relacionadas em lista própria e devem incluir todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho (FRANÇA, 2003). Glossário. Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética. Trata-se de um pequeno dicionário com os termos pouco conhecidos e o significado correspondente.

29 Anexo é um elemento opcional, e consiste em texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração mas que não se incluem no texto para não prejudicar a seqüência lógica da leitura. (FRANÇA, 2003). O(s) anexo(s) deve(m) ser citado(s) no texto, entre parênteses, quando vier no final da frase ou sem se inserido(s) na redação. Os anexos devem ser identificados pela palavra ANEXO, travessão e ordem alfabética, acompanhados de seus respectivos títulos.

30 Apêndice é um elemento opcional e consiste em texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de completar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nudear do trabalho. Segue as mesmas regras do anexo para apresentação. Deve ser identificado pela palavra APÊNDICE, travessão e ordem alfabética, acompanhado de seu respectivo título. Siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Universidade Estadual Paulista (UNESP) Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

31 Equações e Fórmulas: Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas dos parágrafos são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Exemplo: X2 + y2 = z2 (1) (x2 + y2)/5 = n(2)

32 Após a finalização do trabalho, seja uma monografia ou um artigo, via de regra, é realizada a banca examinadora ou a apresentação em workshop. Ambas apresentações sugerem um preparo prévio (cuidadoso) do material a ser utilizado e do próprio pesquisador.

33 Veja algumas dicas: Prepare-se previamente (física e emocionalmente), Prepare o material a ser apresentado (slides, pôster...) evitando excesso de cores e efeitos especiais, Treine a apresentação, Procure chegar com antecedência ao local da apresentação,

34 Verifique o funcionamento dos aparelhos,
Teste o material (slides,) Posicione-se frente à banca, Procure agir de modo seguro, demonstrando domínio de si e do conteúdo, Seja gentil e agradeça a presença do público e as contribuições da banca.


Carregar ppt "Capítulo 3 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google