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PublicouVinícius Lazaro Alterado mais de 10 anos atrás
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PLANEJAMENTO Adaptados de material elaborado pela Profª AIZA ARÔXA
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O QUE É PLANEJAMENTO?
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“É um processo de previsão de necessidade e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original.” Martinez& Lahone. 1997
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NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
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1º NÍVEL – Esferas do Governo - Políticas Educacionais
PLANOS CURRÍCULO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PNE – Plano Nacional de Educação PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais PROVA BRASIL ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) ANEB - (Avaliação Nacional da Educação Básica ) PEE – Plano Estadual de Educação BCC – Base Curricular Comum SAEPE (Sistema de Avaliação do Estado de PE) ALFABETIZAR COM SUCESSO PME – Plano Municipal de Educação Proposta Curricular do Município Alguns Municípios já estão implantando
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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 3º NÍVEL – Nas SALAS DE AULA
2º NÍVEL – Nas ESCOLAS PLANOS CURRÍCULO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PPP – Projeto Político Pedagógico Proposta Curricular da Escola Algumas escolas já estão implantando 3º NÍVEL – Nas SALAS DE AULA PLANOS DE ENSINO *das disciplinas ( bimestral, semestral, anual) *de aula
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OS PLANOS DE EDUCAÇÃO (NACIONAL – ESTADUAL - MUNICIPAL)
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
I – INTRODUÇÃO Histórico Objetivos e Prioridades II – NÍVEIS DE ENSINO ( Diagnóstico – Diretrizes – Objetivos e metas ) A – EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Educação Infantil 2. Ensino Fundamental 3. Ensino Médio
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
B – EDUCAÇÃO SUPERIOR 4 – Educação Superior III – MODALIDADES DE ENSINO 5 – Educação de Jovens e Adultos 6 – Educação à Distância e Tecnologias Educacionais 7 – Educação Tecnológica E Formação Profissional 8 – Educação Especial 9. Educação Indígena 10. Educação Rural* 11. Quilombolas*
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
IV – MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 10 – Formação dos Professores e Valorização do Magistério V – FINANCIAMENTO E GESTÃO VI – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO
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DIAGNÓSTICO – DIRETRIZES – OBJETIVOS E METAS
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DIAGNÓSTICO Histórico e estudo geográfico e demográfico ( do Nação, Estado ou Município) História da educação e índices escolares. Principais problemas e demandas de escolarização ( evasão, repetência, distorção idade-série, índices de analfabetismo, acesso e permanência à escola, nº de vagas, relação educação/sociedade, diferenças zona rural e urbana.... ) Levantamento dos recursos financeiros
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DIRETRIZES É a linha reguladora do plano. O caminho. Estão contidas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares Nacionais. “Nos cinco primeiros anos de vigência deste plano, o ensino fundamental deverá atingir a sua universalização, sob a responsabilidade do Poder Público, considerando a indissociabilidade entre acesso, permanência e qualidade da educação escolar” (PNE/Ens. Fund)
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OBJETIVOS e METAS (curto, médio e longo prazo)
O que se quer?(objetivo). A quantificação (meta) 1. Ampliar a oferta de educação infantil de forma a atender, em cinco anos, a 30% da população de até 3 anos de idade e 60% da população de 4 e 6 anos (ou 4 e 5 anos) e, até o final da década, alcançar a meta de 50% das crianças de 0 a 3 anos e 80% das de 4 e 5 anos. (PNE – Ed. Inf.) 2. Ampliar para nove anos a duração do ensino fundamental obrigatório com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa de 7 a 14 anos. (PNE – Ens. Fund)
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
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PROJETO = Planejamento POLÍTICO = Participação coletiva nas
É o Conjunto de intenções da comunidade escolar. A identidade da escola. PROJETO = Planejamento POLÍTICO = Participação coletiva nas tomadas de decisões. PEDAGÓGICO = Foco no Ensino e na aprendizagem
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
História da Escola e sua relação com o entorno social Diagnóstico da escola - Dados Concepções pedagógicas e filosóficas Valores, missão, visão de futuro Objetivos – metas – ações - cronograma
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PROPOSTA CURRICULAR
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São elaboradas tendo como bases legais a CF 88, a LDB 9394/96, O PNE, PEE, PME, os PCN e DCN.
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DIAGNÓSTICO DA REALIDADE POLÍTICA EDUCACIONAL Fundamentos ( Concepções Filosóficas e Pedagógicas ) Objetivo geral do cada nível e modalidade de ensino.
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
PLANOS DE CURSO (de cada área / disciplina ) Objeto de estudo Objetivos gerais Competências Conteúdos Orientação Didática Avaliação Referências Bibliográficas Referências Eletrônicas ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
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PLANO DE ENSINO DAS DISCIPLINA
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Operacionalizam toda ação escolar, configurada
no Proposta curricular. São elaborados para cada disciplina em cada série. Assim como os demais planos, devem ser elaborados coletivamente e amplamente divulgado principalmente para os alunos Devem ser elaborado, executado e monitorado pela equipe escolar.
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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PLANO DE AULA
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É elaborado por cada professor tendo como base e em consonância com os planos das diversas esferas /níveis e a partir dos dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico. Deve ser manuseado e seguido durante cada aula pelo professor.
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ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
* Conteúdo/ Assunto * Objetivo da aula * Atividades * Cronograma das atividades * Recursos * Avaliação da aula * Referências Bibliográficas
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OBJETIVOS
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OBJETIVOS descrição clara do que se pretende alcançar.
EDUCACIONAIS Metas e valores mais amplos INSTRUCIONAIS Proposições mais específicas referentes à mudanças comportamentais Ex: Estimular no aluno o hábito da consciência grupal Ex: Usar adequadamente os serviços públicos. PILLETI. Claudino. Didática Geral.Éd. Ática.SP..2006
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OBJETIVO ESPECÍFICO OBJETIVO GERAL
É uma declaração de caráter específico e bem definido sobre o que se pretende realizar para alcançar aquilo que está expresso no objetivo geral. Deve expressar o que será feito (verbo de ação) para obter os resultados esperados. Podem ser: Tipo SOLUÇÃO – definido e declarado em forma de solução para um problema gerador de um projeto. Tipo AÇÃO – Declara várias ações a serem realizadas para se alcançar, em conjunto, os resultados esperados. Tipo META – dá ênfase na apresentação de resultados mensuráveis e com prazos de realização definidos. OBJETIVO GERAL é uma declaração de caráter geral e abrangente MOURA.Dário G. BARBOSA. Eduardo F.Trabalhando com Projetos. Ed. Vozes. Petrópoles. RJ
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PLANO DE AULA: De forma mais prática....
DIA OBJETIVO DA AULA CONTEÚDO HORA/ ATIVIDADE RECURSO AVALIAÇÃO
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IMPORTANTE! O PLANEJAMENTO NÃO DEVE SER ELABORADO APENAS PARA FINS BUROCRÁTICOS, ANTES ELE DEVE SERVIR COMO BÚSSOLA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES, E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
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UMA VISÃO DE PLANEJAMENTO
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Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que lhe pudesse facilitar o seu trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar.. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação.
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Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana convidando dois outros amigos caçadores para a África. Logo no primeiro dia da caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um dos seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado à queima roupa.
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Horas depois, um sobressalto
Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se de agressivo, ficou manso e parou. Os caçadores não hesitaram e o mataram com vários tiros. E assim, flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando.
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Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente um leão faminto
Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente um leão faminto. A flauta soou mas o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E, enquanto tocava e tocava, o caçador foi devorado.
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Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam
Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria: Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um SURDINHO!
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MORAL DA HISTÓRIA: Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo; Um dia podem falhar! Tenha sempre planos de contingência; Prepare alternativas para as situações imprevistas; Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se; Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir. CUIDADO COM O LEÃO SURDO!
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