A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet
Fonte: Philip Kotler

2 Universo Eletrônico UNIVERSO ELETRÔNICO
Mundo de benefícios que a tecnologia nos proporciona: comunicabilidade, dinamismo, comodidade, entretenimento, lazer, conhecimento, redução das distâncias, mundo virtual etc. WEB Guerra Fria - rede para comunicação entre as bases militares. Permitiram que fossem utilizadas nas universidades. A rede ganhou cores, imagens, sons e vídeos. INTERNET Computadores interligados em redes e pessoas se comunicando e usufruindo de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

3 A Informação • Gestão da Informação: fornecer informações relevantes para os tomadores de decisão. • Coletar, processar e disseminar ou seja, filtrar a informação. • Organizações se sentem inseguras para a tomada de decisão, por causa do excesso de informação e das novas tecnologias. • Selecionar a informação desejada e precisa. • Em toda estratégia empresarial, a tecnologia da informação está envolvida, permitindo a sua concretização.

4 COMÉRCIO ELETRÔNICO

5 O que é comércio eletrônico
Toda e qualquer forma de transação de negócio em que as partes interagem eletronicamente, sem contato físico direto. Necessidade de adaptação das empresas as mudanças culturais e tecnológicas em favor da própria sobrevivência.

6 Comércio Eletrônico Diversidade e não uniformidade.
Estabelecer contato inicial; Trocar informações; Vendas; Suporte para pré e pós venda; Pagamento, transferência de fundos, cartão de crédito, cheque etc; Distribuição, gerenciamento e rastreamento de produtos físicos etc; Negócios virtuais: pool de empresas para oferecer produtos e serviços além de suas capacidades individuais; Variedade de tecnologias de informação, , fax, etc.

7

8 Serviços e Serviços E-Business E-Purchasing E-Marketing E-Zine E-book
M-Commerce M-Business M-Marketing

9 Formas de comércio Eletrônico
Marketing eletrônico Home office Home banking Suporte a clientes Serviços de entretenimento Educação

10 Níveis do comércio eletrônico
Varejo Finanças Distribuição Suporte pré e pós-venda Projetos de Engenharia Suporte aos Negócios Publicações Contatos Internacionais

11 Outros Serviços Eletrônicos
E-Government: Previdência Social ( E-Health: Portal do conhecimento em vigilância sanitária ( E-Learning: Grupo Positivo ( E-Entertainment: Overmundo ( E-Culture: Museu da Língua Portuguesa ( E-Sciense: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas ( E-Business: Peabirus ( E-Inclusion: Telecentros de Informação e Negócios (

12 Onde tudo começou? Empresas são fonte de riquezas. Com a internet na década de 1990, surgiram empresas para prover acesso à internet. Eram os Provedores de Acesso que passaram a explorar a internet comercialmente. Foi o primeiro passo para a Era Comercial. A internet passava a ser considerada uma grande fonte de lucros. Nasciam também as empresas PONTOCOM, sem sede ou escritório real, existentes exclusivamente na internet, que seduziram grandes investidores para explorar o potencial lucrativo da rede mundial.

13 Surgimento e estouro da Bolha
O índice Nasdaq, composto essencialmente por empresas PONTOCOM e ligadas à tecnologia, obteve um crescimento espantoso e atingiu uma valorização recorde de 85,59%. O valor somado das empresas que compunham o índice que partiu de 5 trilhões de dólares em 1998, fechou em 1999 próximo aos 11 trilhões de dólares. Em abril de 2000, o índice Nasdaq começou a sentir os reflexos de sua inconsistência. Estava com 1876 pontos e caiu para 355. O fato refletiu em todo o mundo e afetou a Bovespa. O episódio ficou conhecido como o estouro da bolha especulativa que atingiu a internet no final da década de 1990.


Carregar ppt "Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google