A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE

2 IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS
CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO

3 IDENTIDADE SIGNIFICA:
• Ser como todos, mas diferente de todos; • Ser a seu modo, ser singular e original;

4 • Uma série ininterrupta de identificações;
• Eleição de bons modelos e a modalidadde de trabalhá-los.

5 PESSOA DE BEM OU ANTI-SOCIAL?
DEPENDE:

6 • Da eleição de modelos bons e ricos;
• Da ajuda adequada dos adultos; • De possíveis desvios ao longo do caminho.

7 Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração;
CRISE DA IDENTIDADE  está presente antes: Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração;

8 CRISE DE IDENTIDADE COMPROMETE: • O modo de ser; • O modo de agir;

9 • Os aspectos profissional e vocacional;
• A permanência e rendimento na ação e no estado de vida.

10 Passado, Presente e Futuro Quem fui Quem sou Quem serei
SÍNTESE: Passado, Presente e Futuro Identidade Quem fui Quem sou Quem serei

11 A Identidade constrói-se por meio de sínteses sucessivas e provisórias.
No final da adolescência a pessoa precisa ser capaz de dizer: Quem sou EU?

12 • Não aceita viver de fantasias;
• Superou a fase da pura ilusão; • Aprendeu a pôr os pés no chão.

13 SUPEROU A CRISE DE IDENTIDADE
* Não joga tanto com aspectos externos: roupas, aparências, falsa auto-imagem;

14 * Assume o processo autoformativo;
* Projeta menos a culpa e assume mais.

15 INSTITUIÇÃO DESCOBERTA:
VIRTUDE GESTADA: FIDELIDADE INSTITUIÇÃO DESCOBERTA: O CLÃ, O GRUPO

16 E quando os pais não percebem a Crise?
QUESTÕES VITAIS E quando os pais não percebem a Crise?

17 E quando os pais não são modelos de identificação?
E quando pais e educadores não percebem e não sabem ajudar?

18 INTIMIDADE ISOLAMENTO Dos aos anos

19 Superada a Crise de Identidade o jovem necessita de alguém com quem ter um relacionamento íntimo e poder partilhar projetos e ideais.

20 Vida, Projetos, Aspirações, Confidências e Ideais somente são partilhados por quem é capaz de intimidade.

21 “Trata-se de intimidade de vida e de projetos; não pensar logo em intimidade sexual”
(Erikson)

22 A Identidade é um requisito para a Intimidade e não uma conseqüência.
Através da vivência da Intimidade a pessoa fortalece a própria Identidade.

23 Erikson diz: • sentir-se seguro de si;
O jovem adulto precisa • sentir-se seguro de si; • ser capaz de expressar seu afeto; • sentir a coragem de ser como é e de apresentar-se como é.

24 o MATRIMÔNIO o AMOR Virtude gestada: Instituição:
“AMAR e TRABALHAR é o que um adulto tem que ser capaz de fazer” (Freud).

25 A Confusão de Papéis torna a pessoa incapaz de viver a intimidade e partilhar a vida. Isto significa ISOLAMENTO.

26 Aquele que pende para o Isolamento, pode usar o trabalho como esconderijo e autoproteção.

27 Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.
ESTAGNAÇÃO (Dos aos anos) Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.

28 “O sinal mais visível da generatividade é produzir a geração seguinte e criar uma família” (Gallatin).

29 Sem o cuidado dos adultos, não é possível a criança criar o verdadeiro sentimento de confiança, autonomia, iniciativa, aplicação e Identidade.

30 Os adultos são necessários para assegurar o desenvolvimento dos que estão passando por estágios de maior dependência.

31 O cuidado dos filhos é uma forma, um instrumento de viver a generatividade.

32 “Os seres humanos necessitam formar uma família e educar seus filhos, mas esta só pode educar uma criança na medida em que se deixa educar por ela”. (Erikson)

33 “O simples fato de gerar um filho não é suficiente para assegurar o sentimento de generatividade”.

34 “Os que têm filhos porque isso deveria ser feito, podem sentir-se oprimidos por um sentimento de estagnação”. (Erikson)

35 A estagnação é a contrapartida negativa da generatividade.
O medo da estagnação continua mantendo as pessoas produtivas.

36 A virtude gestada neste estágio é o cuidado, a generosidade, o zelo, arma natural para ajudar os imaturos a chegar à maturidade.

37 É o complemento da Identidade. A Identidade vai do berço ao túmulo.
INTEGRIDADE DESESPERANÇA É o complemento da Identidade A Identidade vai do berço ao túmulo.

38 A grande necessidade deste estágio é dar significado e continuidade à própria experiência.

39 Para as pessoas bem integradas, é o estágio mais produtivo da vida.
Vivenciam um sentimento de fertilidade e plenitude.

40 A pessoa idosa passou por dificuldades e crises, as enfrentou e aprendeu a dar significado e sentido tanto ao sucesso quanto ao fracasso.

41 Aprendeu a assumir lideranças e renunciar a elas, quando necessário.
O sentimento de integridade leva a pessoa a viver a fase do declínio com certa serenidade, sem sobressaltos, angústias e culpas.

42 Na ausência da integridade, surge a desesperança: vivencia medo, abandono, pavor da doença e da morte.

43 Descobre a instituição da involução.
A virtude gestada: sabedoria Descobre a instituição da involução. Neste estágio, percebe-se o grau de integração ou desintegração de cada pessoa.

44 INTIMIDADE INTEGRIDADE CONFIANÇA AUTONOMIA INICIATIVA APLICAÇÃO
GENERATIVIDADE INTEGRIDADE

45 C O N F U S Ã D E P A É I S ISOLAMENTO DESESPERA. ESTAGNAÇÃO
DESCONFIANÇA VERG. DÚVIDA CULPA INFERIORIDADE ISOLAMENTO ESTAGNAÇÃO DESESPERA.

46 SÍNTESE da COMPLEXIDADE da FORMAÇÃO HUMANA:

47 INTEGRID. SABEDORIA INVOLUÇÃO GENERATI. GENEROSIDD. FAMÍLIA INTIMIDD. AMOR CASAMENTO IDENTIDD. FIDELIDADE GRUPO APLICAÇ. COMPETEN. TRABALHO INICIATIV RETIDÃO R. de OURO AUTONOM VONTADE AUTORIDD CONFIANÇ. FÉ e ESPER. RELIGIÃO ESTÁGIOS VIRTUDES INSTIT.

48 Como educador(a), consigo ajudar crianças e adolescentes a se articularem diante de todos esses desafios? • Como articulo os aspectos débeis de minha Identidade?

49 Se os adultos de hoje marcassem mais as crianças e os jovens por sua estrutura harmônica:
• A juventude teria menos problemas; • Necessitaria de menos sucedâneos compensatórios para abafar o vazio;

50 Esta é a verdadeira formação à cidadania.
Este é o verdadeiro patrimônio que a geração jovem de hoje, exige que lhe deixemos!

51 “Se você não souber seu lugar no mundo e o significado de sua vida, deve saber que algo é responsável por isso; e não é o sistema social, nem o seu intelecto, mas o modo pelo qual você vem orientando seu intelecto”. (Tolstoi)

52 Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais.
Convençamo-nos de que apenas os valores naturais e imanentes não bastam e não realizam a vida humana; Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais.

53 “Só os grandes homens abrem caminho para os que vêm depois”
(Alberto Garcia). “Se compreenderdes isso e o pratircardes, felizes sereis”. (Jo. 13, 17)

54

55 TAREFA 01: Montar um projeto formativo para ser aplicado na comunidade educativa (para toda ou para parte dela), visando ajudar as pessoas dentro dos conteúdos apresentados (formação da auto-identidade), aplicando os conteúdos, socializando-os e, assim, enriquecer sua comunidade educativa.

56 TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver”
TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver”. Fazer uma discussão grupal, aplicando o conteúdo do mesmo à temática estudada.


Carregar ppt "FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google