A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Marista Patos de Minas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Marista Patos de Minas"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Marista Patos de Minas
Revisão Profª Alessandra

2 1.Reproduza um triângulo em seu caderno e classifique o gato seguindo as categorias taxonômicas: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Para isso, pesquise na web!

3 2.Quais são os cinco reinos dos seres vivos e quais suas principais características?

4 3. Segundo o naturalista sueco Lineu, quais são as regras de classificação dos seres vivos?

5 4.Qual a finalidade da classificação dos seres vivos?

6 5. (UESPI) Após utilizar parte do molho de tomate que preparara, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava tomado por bolores (fungos). Considerando os princípios da origem da vida, é correto afirmar que

7 a) o surgimento de bolores no molho de tomate (matéria inanimada) ilustra o princípio da geração espontânea. b)segundo o princípio da biogênese, o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente. c) o princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos mortos da mesma espécie. d)caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate, o princípio da biogênese estaria refutado. e) os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimento.

8 6. Assista a animação que está na wiki e explique como deveria surgir a vida de acordo com as ideias propostas pela Teoria da Geração Espontânea ou abiogênese.

9 7. Os seres vivos apresentam características particulares que fazem com que eles se diferenciem da matéria inanimada. Sobre essas características, responda às perguntas a seguir: a) Como são chamadas as unidades funcionais da maioria dos seres vivos? b) Quais são as principais partes que compõem uma célula?

10 8. (Unifesp-SP) -―Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região. Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados

11 a) 3 gêneros e 3 espécies b) 3 gêneros e 4 espécies c) 3 gêneros e 6 espécies d) 4 gêneros e 4 espécies e) 4 gêneros e 6 espécies 

12 10. O cão doméstico (“Canis familiaris”), o lobo (“Canis lupus”) e o coiote (“Canis latrans”) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a). a) gênero b) espécie c) subespécie d) raça e) variedade

13 11. (UFMG) A partir dos seus conhecimentos sobre as regras de nomenclatura zoológica, responda: Com qual das fêmeas citadas abaixo o macho de Anopheles (Nyssorthynchus) triannulatus trianulatus pode cruzar e produzir descendentes férteis, ao longo de várias gerações:

14 a) Anopheles (Nyssorthynchus) aquasalis
a) Anopheles (Nyssorthynchus) aquasalis. b) Anopheles (Nyssorthynchus) trianulatus davisi. c) Anopheles (Nyssorthynchus) albitarsis domesticus. d) Anopheles (Nyssorthynchus) brasiliensis. e) Anopheles (Nyssorthynchus) intermedius.

15 11.Classifique os seres vivos de acordo com: número de células (unicelulares e pluricelulares), complexidade celular (procariótica e eucariótica); forma de nutrição (autótrofas e heterótrofas); tipo de reprodução (sexuada e assexuada); tipo de célula (animal e vegetal).

16 Ameba (protozoário): Cachorro: Lagarto: Tucano: Bactéria: Sapo: Mangueira:


Carregar ppt "Colégio Marista Patos de Minas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google