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Patrimônio Espiritual Marista

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Apresentação em tema: "Patrimônio Espiritual Marista"— Transcrição da apresentação:

1 Patrimônio Espiritual Marista
“ A ESPIRITUALIDADE APOSTÓLICA É LUZ E FONTE DE VIDA”

2 DOIS FÓRUNS 1- DE DEPOIMENTOS 2- DE DISCUSSÃO

3 No entanto modificaria .......
1 – fórum de depoimentos Para uma nova edição do Teleformar, nós o indicaríamos porque.. ... foi motivador quando... ... provocou mudanças em...  No entanto modificaria

4 Você teria alguma experiência especial que gostaria de partilhar
1 – fórum de depoimentos Você teria alguma experiência especial que gostaria de partilhar com os “telefornautas” ? O espaço é seu!

5 De acordo com os conteúdos desenvolvidos no Teleformar, todos
2 – fórum de discussão De acordo com os conteúdos desenvolvidos no Teleformar, todos que atuam nas Obras Maristas, são Educadores Maristas. Dê sua opinião.

6 Clicar em: Canais/teleformar/Fórum
ONDE???? Clicar em: Canais/teleformar/Fórum

7

8 Clicar em qualquer uma das fotos

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10 FAZER A EXPERIÊNCIA DE DEUS
no mundo, na ação educativa, na vida, pois são luga- res privilegiados de encontro com DEUS

11 CORAÇÃO de DEUS para LER os SINAIS
Ter OLHOS e CORAÇÃO de DEUS para LER os SINAIS

12 Descobrir e amar a Deus no MUNDO,
na ESCOLA, e ali escutá-lo, amá-lo e servi-lo

13 Sinais de experiência de Deus
Não se trata de levitações, nem arrebatamentos; absolutamente nada que foge da condição humana.

14 é uma experiência desprovida, muitas vezes, da razão.
É a certeza interior de uma força propulsora que sentimos para o bem e que não nasce de nós mesmos; é uma experiência desprovida, muitas vezes, da razão.

15 O que nos permite reconhecer a experiência de Deus?
Capacidade de misericórdia Capacidade de olhar o mundo com senso crítico, mas com misericórdia e com ternura; é experimentar o efeito salvador da ternura.

16 A gratuidade: como motivação e como exercício.
Significa: capacidade de doação sem resposta; priorizando a necessidade do outro acima dos próprios interesses ou, capacidade de amar “o não amável”, relativizando o êxito, como exercício de paciência.

17 A gratuidade se torna gesto concreto no serviço evangélico.
Serviço sem pretensões, sem ostentação e nem recompensas. Serviço que é colocar a própria vida à disposição dos outros e em função dos outros, sentindo um gozo inefável, que não se entrega ao cansaço, nem à dor.

18 Buscar Deus na vida requer paixão, amor e paciência.
O AMOR AOS POBRES, AOS FRACOS... Quem faz a experiência da presença de Deus em sua vida acaba vendo as coisas de outro modo: COMO DEUS AS VÊ, preferindo o necessitado deste mundo, o fraco, o desprezado, o excluído...“os preferidos de Deus”. Buscar Deus na vida requer paixão, amor e paciência.

19 Inácio de Loyola Definia a maturidade espiritual na “capacidade de encontrar Deus em qualquer hora e lugar”.

20 “Me encontro M. Champagnat com DEUS nas ruas de Paris tanto quanto
nos bosques de L’Hermitage”.

21 Meios práticos para encontrar Deus
Atenção, escuta, capacidade e paciência para buscar Deus Prestar atenção nos detalhes Capacidade de observação Tempo e espaço que nos ajudem a parar.

22 Ritmo de vida humano e equilibrado Onde haja espaço para a atenção.
O descanso, escutar Deus e os demais. Muitas vezes, a vida nos impõe um ritmo muito forte. Às vezes, nós mesmos forçamos o ritmo de nossa vida

23 Liberdade interior e exterior
Liberdade interior frente aos impulsos que nos enganam. Liberdade exterior frente às exigências da sociedade.

24 Numa sociedade como a nossa, onde Deus é tão pouco relevante, é ilusão querer encontrar Deus, sem ter grande capacidade de autonomia.

25 Não será através de longas orações e nem de êxtases místicos
E sim, por meio de uma forte sensibilidade para ver e sentir Deus no cotidiano.

26 Se desvincular- mos Deus do cotidiano, corremos o risco de ficarmos sem Ele.
Nunca foi fácil encontrar Deus no dia a dia. É mais fácil fugir e buscá- lo nos espaços e tempos especiais.

27 SURPRESAS DE DEUS AQUELE QUE ESTÁ EM SINTONIA COM DEUS, SEMPRE É PRESENTEADO COM SURPRESAS AGRADÁVEIS DE SUA PRESENÇA AMOROSA.

28 As crianças, delícias de Jesus
Intuição básica Fundamento pedagógico Pedagogia do AMOR

29 As CRIANÇAS, preço do SANGUE DE JESUS
Nutriente do seu zelo pedagógico Toda sua vida será um ECO do ensino Formá-los à VIRTUDE

30 JESUS recompensa o TRABALHO com as CRIANÇAS
Viver a parábola do Juízo Final na escola: BELA RECEPÇÃO Consagrar a vida na atenção, cuidado e formação dos “preferidos de Jesus”

31 Estar com as CRIANÇAS, AMÁ-LAS, imitando JESUS
IDEAL do Educador ESTAR com as crianças AMÁ-LAS ZELAR por elas HUMIDADE

32 CONDUZIR as crianças a JESUS
META da educação MARISTA EVANGELIZAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL

33 ORIGEM EVANGÉLICA DO CARISMA MARISTA: “André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João, e o haviam seguido. Encontrou seu irmão, Simão e lhe disse: ‘Encontra-mos o Messias’. ELE O CONDUZIU A JESUS” (Jo 1,40-42).

34 Atitude pedagógica Marista: Estar com as crianças AMÁ-LAS ConduzÍ-las a JESUS

35 1 Cultivar um AMOR APAIXONADO por JESUS CRISTO e fazer dele a MOTIVAÇÃO CENTRAL de nossa AÇÃO EDUCATIVA

36 Nossa vida não tem sentido nem para nós e nem para os outros”
“Se no nosso modo de viver o Evangelho Jesus Cristo não estiver no centro Nossa vida não tem sentido nem para nós e nem para os outros”

37 do colégio marista depende
A maior ou menor VITALIDADE do colégio marista depende da maior ou menor presença de SINAIS EVANGÉLICOS

38 as coisas e todas as coisas em Deus
2 Ser homens e mulheres CONTEMPLATIVOS Contemplativos na AÇÃO Ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus

39 Toda a ação educativa/apostolado é lugar de encontro com Deus
Ser contemplativo na AÇÃO é: Ver e escutar Deus no colégio Contemplá-lo nos êxitos/fracassos Consciência de ser um instrumento nas mãos de Deus Toda a ação educativa/apostolado é lugar de encontro com Deus

40 PARA... Manter uma relação vital e profunda com CRISTO Nos sacramentos
Na oração Na leitura da Palavra Na ação educativa PARA...

41 Sair da anemia espiritual
Adquirir sensibilidade contemplativa de ver Deus em tudo ABRASAR O Ser testemunho, “pessoa de Deus” que vive para os outros Nadar contra a corrente

42 e através dele avançar na fidelidade criativa do
Cultivar o profetismo e através dele avançar na fidelidade criativa do CARISMA MARISTA 3 É o que define nossa CREDIBILIDADE

43 Partilha e fraternidade Afirmação da Transcendência
SINAIS PROFÉTICOS Educação dos valores Partilha e fraternidade Solidariedade Afirmação da Transcendência Compaixão Misericórdia Discernimento

44 4 Fazer da EDUCAÇÃO um lugar de SANTIFICAÇÃO O EDUCANDO, um sacramento de DEUS

45 A experiência da beleza
Cinco experiências EDUCATIVAS onde podemos fazer a EXPERIÊNCIA DE DEUS A experiência dos encontros pessoais A experiência da beleza

46 A experiência do mal A experiência do vazio A experiência do convite à superação


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