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Semestralidade: como planejar-se? Algumas Alternativas

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Apresentação em tema: "Semestralidade: como planejar-se? Algumas Alternativas"— Transcrição da apresentação:

1 Semestralidade: como planejar-se? Algumas Alternativas
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal - Lorena 2006

2 O Tempo: como administrá-lo?
Pressa. Ansiedade. E a sensação de que nunca é possível fazer tudo - além da certeza de que sua vida está passando rápido demais. Essas são as principais conseqüências de vivermos num mundo em que para tudo vale a regra do "quanto mais rápido, melhor". Psiquiatras já discutem a existência de um distúrbio conhecido como "doença da pressa", cujos sintomas seriam a alta ansiedade, dificuldade para relaxar e, em casos mais graves, problemas de saúde e de relacionamento. "Para nós, ocidentais, o tempo é linear e nunca volta. Por isso queremos ter a sensação de que estamos tirando o máximo dele. E a única solução que encontramos é acelerá-lo", afirma Carl Honoré. "É um equívoco. A resposta desse dilema é qualidade, não quantidade. Sérgio Gwerman

3 Situação do Cotidiano: Compras!
Imagine a seguinte situação: você está acostumado a fazer suas compras semanais em uma hora. Porém, hoje você só terá 30 minutos. Como você fará para realizar a mesma compra em um tempo menor?

4 Em que implica a Semestralidade em nosso trabalho acadêmico?
Planejamento; Mudança de Postura; Diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação (recursos de apoio à sala de aula); Priorização de conteúdos e atividades: -revisão das ementas e das bibliografias; - Conhecimento dos perfis profissiográficos.

5 5. Integração entre as disciplinas,
Diálogo no colegiado 6. Definição de cronograma.

6 Cronograma de aulas para o primeiro semestre 2006
Fevereiro Março Abril Maio Junho Total Segunda 3 4 18 = 36 Terça 5 19 = 38 Quarta Quinta 17 = 34 Sexta 2 16 = 32 Sábado

7 Um exemplo: Disciplina com aulas nas segundas-feiras (18).
O que é importante considerar: Conteúdos prioritários a serem trabalhados; Estratégias para o trabalho com os conteúdos; Espaço para atividades práticas e avaliações escritas; Eventos do Unisal e dos diversos cursos (Semana Cultural, Aula Inaugural e outros); Prouni; Diagnóstico da Turma; Encerramento do semestre em 24 de junho;

8 O ALUNO UNIVERSITÁRIO QUAL O SEU PERFIL?
COMO ORIENTÁ-LO EM FUNÇÃO DAS IMPLICAÇÕES DA VIDA ACADÊMICA? COMO MOTIVÁ-LO? QUE EXPECTATIVAS TEM?

9 PERFIL INDECISÃO QUANTO À ESCOLHA TRABALHADOR PROFISSIONAL
APENAS ESTUDANTE FALTA DE COMPROMETIMENTO COM A PRÓPRIA APRENDIZAGEM EGRESSOS DA ESCOLA PÚBLICA FALTA DE INTERESSE INTERESSE NA NOTA E NO DIPLOMA CURSO NOTURNO

10 PERFIL É UM SUJEITO REAL
FALTA DE PRÉ-REQUISITOS PARA ACOMPANHAR A GRADUAÇÃO HÁBITOS DE ESTUDO INSUFICIENTES DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO , REDAÇÃO E LEITURA FALTA DE TEMPO PARA ESTUDAR FALTA DE INTERESSE EGRESSOS DOS CURSINHOS: ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO CONTRADIÇÃO VIVÊNCIA DE VALORES LIMITES CIVILIDADE FALTA DE MATURIDADE

11 RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO E DA DOCÊNCIA
Professor e Aluno devem firmar e assumir O CONTRATO DIDÁTICO O CONTRATO PEDAGÓGICO - assumir esse aluno - encarar a realidade - buscar novas estratégias - preparar-se -desenvolver a competência profissional -para ser -PROFESSOR/EDUCADOR

12 Matriz Curricular - Direito
Matriz Curricular – Direito – Primeiro Semestre de 2006 Teoria Geral do Direito h Teoria Geral do Direito Civil I h Antropologia Religiosa h Direito Penal I – Teoria Geral h Economia I (Macroeconomia) h Metodologia da Pesquisa Científica.. 36h Linguagem Jurídica h

13 Sugestões de Integração
Definir textos comuns para o trabalho em várias disciplinas, com diferentes enfoques (menor quantidade, maior profundidade); Aproveitar os textos das diferentes disciplinas para estudos em Língua Portuguesa; Pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares (duas ou três disciplinas afins); Racionalizar e discutir coletivamente as propostas de atividades e avaliações.

14 É preciso.... Não cair na “armadilha” de ficar preso, meramente, à teoria (exposições, exposições....); Não utilizar a aula expositiva clássica como única estratégia de ensino; Evitar as fichas, evitar“gastar” tempo para escrever pontos na lousa; Não utilizar o datashow apenas como uma lousa moderna; Possibilitar a problematização dos conteúdos em sala de aula; Utilizar a aula expositiva dialogada, participada.

15 Questões Fundamentais
Ter feito a exposição é garantia de que o professor ensinou, transmitiu o conhecimento. Mas não garante que o aluno aprendeu. Houve ensino, com certeza; mas aprendizagem? Nossa preocupação maior como docentes: ENSINAR COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Ponto pacífico que o aluno precisa saber e interiorizar: O PROFESSOR NÃO APRENDE POR ELE. O professor deve ensinar de modo que o aluno possa aprender, sim; mas , há que haver o esforço e a participação do aluno nesse processo.

16 Aula expositiva dialogada
O Professor faz a Mediação: Os sujeitos do processo são professor e aluno Sondagem: ativar os conhecimentos prévios dos alunos; Problematização:fazer o aluno pensar, refletir e não, meramente, ouvir.Mediar: Instigando-o, , provocando-o. Estabelecer diálogo com os alunos; Abusar das perguntas, Contextualizar o conteúdo, Exemplificar, Sistematização: cuidar da organização dos conteúdos trabalhados, Generalização: propiciar condições para o aluno aplicar os conhecimentos em situações semelhantes ou novas.


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