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Publicidade e Propaganda 3ª Parte

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda 3ª Parte"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda 3ª Parte

2 “Minha gente, quer dizer, brasileiros e brasileiras...”
A grande maioria dos políticos ainda acreditam que são os donos da padarias... Ainda acreditam que publicitário é tudo ladrão... Que fazendo ele mesmo, fica bom e barato... Publicidade e Propaganda

3 “Minha gente, quer dizer, brasileiros e brasileiras...”
Por sorte um ou outro acaba se convencendo do contrário; Após enfrentar uma desgastante campanha eleitoral; Investir o que tem e o que não tem; E ainda sentir o gosto amargo de ver o outro assumir o cargo tão desejado. Publicidade e Propaganda

4 “Minha gente, quer dizer, brasileiros e brasileiras...”
Muitos políticos desconhecem as possibilidades que um publicitário ou profissional de marketing oferecem; Os iniciantes na carreira política desconhece a própria estrutura política em que pretendem se inserir; Vereadores fazem “planos de governo” que nem presidente da república conseguiria implementar. Se os candidatos desconhecem suas atribuições, o que dizer das regras que regulam uma campanha eleitoral? Publicidade e Propaganda

5 Regras para a propaganda eleitoral
Vivemos num país de várias leis, muitas vezes regulamentando o mesmo assunto; Com as eleições não é diferente; Dentre as diversas leis sobre o processo eleitoral a compilação mais abrangente seria a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que engloba, entre outras, a regras da propaganda eleitoral. Publicidade e Propaganda

6 Regras para a propaganda eleitoral
De acordo com essa lei: A propaganda eleitoral só pode acontecer a partir de 5 de julho do ano em que ocorre o pleito; O 1º turno acontece sempre no primeiro domingo de outubro; O 2º turno (se necessário) no último domingo; A véspera da eleição fica determinada como prazo final para a propaganda eleitoral; O horário político no RD e na TV deve se encerrar um dia antes, ou seja, na antevéspera. Publicidade e Propaganda

7 Regras para a propaganda eleitoral
Porque ter prazos para início e fim de propaganda eleitoral? Candidatos com maiores recursos e candidatos à reeleição (em exercício) viveriam em campanha; Teríamos um desvirtuamento do processo eleitoral: A vida das pessoas e da justiça seria um verdadeiro inferno Publicidade e Propaganda

8 Regras para a propaganda eleitoral
Período das eleições Acontecem a cada dois anos; Intercalando as disputa para; presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de Estado e do DF, senador e deputado estadual e deputado federal com a disputa para cargos de prefeito, vice prefeito e vereador. Publicidade e Propaganda

9 Regras para a propaganda eleitoral
De acordo com o parágrafo 5º do artigo 39, constituem crime, no dia da eleição, puníveis com detenção, de 6 meses a 1 ano, a alternativa de prestação serviços à comunidade pelo mesmo período, e com valor de 5 a 15 mil UFIRS (1, /2008): O uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; A distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos, ou a prática de aliciamento, coação ou manifestação tendentes a influir na vontade do eleitor. Publicidade e Propaganda

10 Regras para a propaganda eleitoral
A Lei nº é bastante completa no que se refere à propaganda eleitoral, estabelecendo punições criminais e eleitorais. Vai do preciosismo de determinar o percentual de painéis de outdoor a ser distribuído entre os diversos candidatos; Ao cuidado de estabelecer o limite de aparições de um mesmo candidato em debates transmitidos pelas diferentes emissoras de TV. Publicidade e Propaganda

11 Regras para a propaganda eleitoral
A legislação eleitoral brasileira pode ser considerada uma das mais completas do mundo e, se excessos e abusos ainda ocorrem, é muito mais pela falta de fiscalização do que pela ausência de rigor na lei. Publicidade e Propaganda

12 Profissional x resultado da eleição: cadê o culpado?
Uma campanha pode assumir proporções muito variadas, indo de; estruturas grandiosas; a disputas cuja organização não necessita de mais que uma casa bem localizada. O que muda é o tamanho e diversidade dos eleitores a serem “conquistados”. Uma campanha presidencial: Regionalismo Crenças; Prioridades. Publicidade e Propaganda

13 Profissional x resultado da eleição: cadê o culpado?
Complexidade (não dificuldade): Eleição do governador de São Paulo; Eleição do prefeito de Lorena. Geralmente, todas as campanhas são difíceis (com exceção de uma ou outra “barbada”), principalmente para os políticos. Barbada substantivo feminino 1    o lábio inferior do cavalo 2    (1958)Rubrica: turfe. Regionalismo: Brasil. Uso: informal.      cavalo favorito de um páreo, por sua comprovada superioridade em relação aos demais; carne-assada 3    Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: esportes. Regionalismo: Brasil. Uso: informal.      competição considerada fácil de ser vencida Ex.: este jogo vai ser uma b. 4    Derivação: por extensão de sentido. Regionalismo: Brasil. Uso: informal.      qualquer tarefa em que se alcança êxito com facilidade Ex.: o vestibular foi uma b. 5    Rubrica: veterinária.     ferida ou calo formado no local onde se prende a barbela Publicidade e Propaganda

14 Profissional x resultado da eleição: cadê o culpado?
O que muda mesmo é o tamanho e diversidade de eleitores a ser “conquistados”; Independentemente do tamanho, as decisões são tomadas por um grupo muito pequeno de pessoas; Pode acontecer de um só profissional encarregado de centralizar as decisões; Essa centralização nem sempre é bem interpretada; Confundem o profissional vs político para quem ele trabalhava. O profissional deve ser encarado como um outro que escreve roteiros para comerciais de cigarro e bebidas. Publicidade e Propaganda

15 Profissional x resultado da eleição: cadê o culpado?
As pessoas acreditam que o trabalho desenvolvido está atrelado a relacionamentos políticos (ideologias, convicções); Crenças individuais não podem exercer nenhuma influência no trabalho; Desenvolver uma campanha de um candidato com convecção de esquerda não quer dizer que ele seja de esquerda. Publicidade e Propaganda

16 Profissional x resultado da eleição: cadê o culpado?
Agências desenvolvem campanhas de candidatos com perfis opostos em estados diferentes; Muitas vezes os resultados surpreendem, contrariando as pesquisas e previsões; A culpa da derrota pode ser atribuída ao trabalho desenvolvido pela agência; Algumas derrotas podem ser de responsabilidade do “marketeiro”. Publicidade e Propaganda

17 Publicidade e Propaganda
O resultado das urnas Os resultados das urnas, algumas vezes de absoluta aberração: Nível cultural do eleitorado; A região do país; O perfil dos candidatos; Exemplo: no sul candidatos de posicionamento ditos de esquerda levam vantagem: imigrantes europeus politizados e a estrutura produtiva de pequenas propriedades, com forte influência cooperativista. Publicidade e Propaganda

18 Publicidade e Propaganda
O resultados das urnas Exemplo: no nordeste temos um domínio político familiar histórico. Gerações se revezam no poder em diversos estados. Mesmo nessa regiões onde os resultados são previsíveis, vemos que o comportamento do eleitor é diferente do consumidor: Eleitor  busca relação pessoal com o candidato (velho amigo). Em algumas regiões, o aperto de mão pode ser considerado a mais eficiente das estratégias eleitorais. Desprezam-se até a posição partidária. Publicidade e Propaganda

19 Publicidade e Propaganda
Partidos A configuração partidária no Brasil faz com que as poucas pessoas sejam capazes de diferenciar as metas entre os vários partidos: PPB, PFL, PT, PV, PC, PC do B, etc. No Brasil a figura do partido político no processo eleitoral vale muito pouco Brasileiros votam em pessoas e não em ideologias políticas. Publicidade e Propaganda

20 Publicidade e Propaganda
Pesquisas As pesquisas qualitativas são a essência e o ponto de partida do planejamento de uma campanha política. Contrata-se um instituto de pesquisa: Passa-se um briefing contendo as principais orientações sobre o candidato; Suas pretensões políticas (cargo almejado, partido político, plataforma básica, materiais das campanha anteriores, etc.) Publicidade e Propaganda

21 Publicidade e Propaganda
Pesquisas Com essas informações, um grupo de pessoas, que estatisticamente representam a comunidade a ser pesquisada, é selecionado. 10, 12 ou 15 pessoas são agrupadas e entrevistadas (médicos, donas de casa, operários); Um formulários preparado previamente é utilizado. A reunião pode durar várias horas: Fornece informações sobre a personalidade do candidato; Principais reivindicações; Pontos positivos e negativo (caso seja uma figura conhecida), etc. O resultado da pesquisa é tabulado e passado para a agência que faz um planejamento da campanha Publicidade e Propaganda

22 Publicidade e Propaganda
Pesquisas É da pesquisa que saem decisões sobre a foto que será utilizada; A principal proposta política a ser apresentada à comunidade; O material básico da campanha. O restante da campanha é monitorado por outras pesquisas qualitativas, realizadas de acordo com a necessidade. Variáveis sempre modificam, com mais ou menos intensidade, o planejamento inicial Publicidade e Propaganda

23 Tópicos para a criação de textos
A vida pregressa do candidato; As propostas de trabalho (plataforma eleitoral); Os trabalhos já realizados; A padronização e a diversificação das peças; A linguagem a ser utilizada; A diversificação dessa linguagem; O dinamismo da criação; A cumplicidade com o leitor; O compromisso com a honestidade; A importância de ser eleito; Prometer e cumprir; A frase da campanha. Publicidade e Propaganda

24 Exercício em grupos de 4 pessoas
Utilizando como approach a vida pregressa do candidato desenvolva uma série de 4 anúncios (2 para jornal, 1 para revista e 1 outdoor). Oriente-se pelas informações a seguir: Produto: Marcio Solimões. Candidatura pleiteada: Deputado Federal. Partido: PMDB. Estado: Rio de Janeiro Realizações nas áreas da Saúde e Educação. Idealize uma vida profissional para o candidato baseada em atividades nessas áreas. Um membro do grupo deverá fazer uma apresentação das peças desenvolvidas na próxima aula. Publicidade e Propaganda


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