A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Cursos Superiores de Tecnologia PROJETO TECNOLÓGICO METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS

2 O que é um Projeto Tecnológico?
É o tipo de trabalho de conclusão de curso exigido nos Cursos Superiores de Tecnologia, por contemplar e enfatizar aspectos voltados a prática profissional. Enquanto a ciência busca o saber, modelos acadêmicos de pensamento e investigação, paradigmas e referências universais, a tecnologia busca o controle de fenômenos e processos para viabilizar soluções no trabalho prático de empresas e organizações de acordo com a realidade específica de cada contexto em que elas se inserem.

3 Por que Projeto Tecnológico nos CST?
A tecnologia se volta mais para a praticidade, escolhendo dentre os procedimentos científicos aqueles que possam resultar em alguma utilidade, mudança de realidade, resolução de problemas, criação de soluções e alternativas, etc. que possam promover a melhoria contínua ou a inovação nas organizações.

4 ESTRUTURA BÁSICA 1 INTRODUÇÃO
(Descrever sobre o que se trata o projeto, sua importância e quais são suas partes).

5 2. DIAGNÓSTICO E ANÁLISE Descrição da empresa estudada, histórico da organização ou de determinada situação e informações relativas as condições dos trabalhadores ou políticas de RH; Aqui também será descrito os dados coletados através de gráficos, formulários ou entrevistas. É a descrição do contexto em que a proposta será aplicada. Os dados poderão ser coletados através de estudo de caso, entrevista, pesquisa de clima, observação in loco, satisfação, etc.

6 Análise do contexto (Empresa, setor, tema, etc.);
Expor suas idéias a respeito de como está a situação estudada, sempre junto com a fundamentação teórica; “Deve-se procurar selecionar apenas os problemas mais relevantes para a compreensão do fenômeno em análise” (Armani, 2004)

7 Armani (2004), sugere alguns passos para análise:
Identificar as situações-problema ou desafios que melhor expressam a problemática social em questão. Hierarquizar tais problemas/desafios de forma que eles apareçam relacionados numa cadeia de causa e efeito. Sintetizar um problema central, o qual deve ser chave para mudar a situação problemática e, ao mesmo tempo, ser passível de mudança pela ação do grupo promotor do projeto. Identificar as principais causas do problema central escolhido, as quais explicam melhor o porquê da situação problema. Definir linhas de ação estratégica relacionadas àquelas causas principais que estejam ao alcance da ação direta.

8 3 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
3.1 TEMA: É sobre o que discorrerá o Projeto. 3.2 PROBLEMA: É a questão chave que foi diagnosticada e resolvida, para a qual o projeto apresentará soluções de melhoria ou correções. 3.4 OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS): É aonde se quer chegar com o Projeto. 3.5 RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS : Descrever quais os resultados que se pretende alcançar de acordo com os objetivos elencados. Resultados a curto prazo (seis meses) Resultados a médio prazo (18 a 24 meses)

9 4. ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Descrever quais são as ações concretas que deve ser realizada para se chegar aos resultados e como podem ser efetivadas.

10 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Descrever qual foi o conhecimento adquirido através da realização deste projeto, bem como, seu posicionamento final a respeito do mesmo.

11 6 BIBLIOGRAFIA Armani, Domingos. Como elaborar projetos: Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editora, 2004. Metodologia para Projetos Tecnológico dos Cursos em Gestão. ULBRA Canoas.


Carregar ppt "METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google