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Gestão DE PESSOAS E NEGOCIAÇÃO

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Apresentação em tema: "Gestão DE PESSOAS E NEGOCIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão DE PESSOAS E NEGOCIAÇÃO
Parte 3 Gestão DE PESSOAS E NEGOCIAÇÃO

2 Hilda Alberton de Carvalho
Professoras: Hilda Alberton de Carvalho Isaura Alberton de Lima

3 LIDERANÇA

4 Liderança É processo pelo qual um indivíduo influência outros a realizar os objetivos desejados. Dentro da organização de uma empresa, o processo de liderança tem a forma de um gerente que influência os subordinados a realizarem os objetivos definidos pela alta gerência.

5 Tipos de Gerência LIDERANÇA FORMAL LIDERANÇA INFORMAL

6 Poder Legítimo Esse poder é atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro de uma organização. Caso o indivíduo deixe o cargo, o poder continua a existir na posição e não pode seguir o indivíduo. Esse poder é legítimo na organização e o indivíduo é investido de poder.

7 Poder de Recompensa Este poder também é inerente à estrutura organizacional. Pelo fato de os funcionários subordinados desejarem as recompensas, eles são influenciados pela possibilidade de recebê-las como produto de seu desempenho

8 Poder Coercivo Está relacionado à habilidade do gerente em punir um funcionário. A punição se manifesta de várias maneiras, desde uma simples advertência, até uma suspensão ou o desligamento efetivo.

9 Poder Coercivo Um ponto importante a ser lembrado é que punir não promove o desempenho desejado do funcionário - apenas intimida ações indesejadas, ela é uma ferramenta gerencial poderosa.

10 Princípios Gerais para Aplicação
de Punição A punição deve ser proporcional à ofensa. A punição deve ser dada logo após a ação ofensiva; isso associa a ação com a punição. A punição deve ter valor educacional, a pessoa que está sendo punida deve entender o porquê. O gerente que está fazendo a advertência não deve gostar de fazer isso.

11 Poder da Especialização
Esse poder deriva dos talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência anterior de um indivíduo. Esses talentos concedem poder ao indivíduo, pois a organização precisa deles e os valoriza.

12 Poder da Especialização
O poder, que deriva de um conhecimento especial ou educação avançada, pode não estar relacionado com idade ou tempo de serviço.

13 Poder de Referência Muitas vezes chamado de carisma pessoal.
É o poder de um indivíduo de influência um outro por sua força de caráter. Um gerente pode ser admirado por uma característica pessoal específica, e essa admiração cria a oportunidade para influencia interpessoal.

14 Poder da Informação Deriva da posse de informação importante em um momento crítico quando esta é necessária para a organização. A posse de informação pode não ter relação alguma com a posição organizacional ou poder atribuído ao indivíduo. Alguém que esteja ¨por dentro¨tem poderes reais.

15 Estilos de Liderança - Estilo Democrático - Estilo Autocrático
- Estilo Liberal

16 Liderança Situacional
¨O Gerente bem sucedido deve ser um bom diagnosticador e saber valorizar o espírito de observação¨ (Edgar H. Shein) ¨O líder deve ter a flexibilidade pessoal e a gama de habilidades necessárias para variar seu comportamento. Se as necessidades e motivos dos seus colaboradores forem diferentes, devem ser tratados de modo diferente¨.

17 ¨Muito freqüentemente, liderança e autoridade são dois conceitos
conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança¨

18 ¨Ser líder é perigoso porque
Significa desafiar as pessoas a mudar os hábitos, os valores, a vida, o que tende a gerar estresse. E, as pessoas reagem atacando¨

19 Liderança Situações X Pessoas Quadrante 3 Alto relacionamento
e baixa tarefa Quadrante 2 Alta tarefa e alto relacionamento Baixa tarefa e Baixo relacionamento Quadrante 4 Alta tarefa e baixo relacionamento Quadrante 1

20 Estilos Básicos de Liderança

21 ALTA TAREFA E BAIXO RELACIONA-
ESTILOS BÁSICOS ALTA TAREFA E BAIXO RELACIONA- MENTO EFICAZ Visto muitas vezes como alguém que impõe seu método para realizar, mas sem criar ressentimento INEFICAZ Visto muitas vezes, como alguém que não tem confiança nos outros, é desagradável e interessado, apenas, pela produção a curto prazo

22 ALTA TAREFA E ALTO RELACIONA-
ESTILOS BÁSICOS ALTA TAREFA E ALTO RELACIONA- MENTO EFICAZ Visto como alguém,capaz de satisfazer as necessidades do grupo quando ao estabelecimento de objetivos e organizaçao do trabalho, capaz de dar tambem elevados níveis de apoio socio-emocional INEFICAZ Visto como alguém que inicia mais estrutura que a necessária para o grupo e que gasta mais tempo em apoio socio- emocional do que o necessário

23 ALTO RELACIONA- MENTO E BAIXA TAREFA EFICAZ INEFICAZ ESTILOS BÁSICOS
Visto como alguém que tem confiança básica nas pessoas e que esta interessado no desenvolvimento de seus talentos INEFICAZ Visto muitas vezes como interessado, fundamentalmente por harmonia e por serviço “Boa Gente, e incapaz de arriscar pertubaçao de uma relaçao pessoal para realizar uma tarefa

24 BAIXA TAREFA E BAIXO RELACIONA-
ESTILOS BÁSICOS BAIXA TAREFA E BAIXO RELACIONA- MENTO EFICAZ Visto como capaz de permitir, de maneira adequada que seus subordinados decidam como realizar o trabalho e alguém que desempenha, apenas uma parte secundária da sua interaçao social INEFICAZ Visto muitas vezes como não-participante e passivo, como “encarregado de papéis”. Dá pouca importancia a tarefa ou às pessoas participantes

25 Inteligência Emocional

26 Inteligência emocional
QE QE = QUOCIENTE EMOCIONAL Mede a capacidade de uma pessoa se manter equilibrada para enfrentar conflitos e mudanças Daniel Goleman

27 Inteligência emocional
QE conceito QE = QUOCIENTE EMOCIONAL Mede a capacidade de uma pessoa se manter equilibrada para enfrentar conflitos e mudanças Daniel Goleman

28 Inteligência emocional
“A capacidade de criar MOTIVAÇÕES para si próprio e de persistir num objetivo, apesar dos percalços; de CONTROLAR impulsos e saber aguardar pela SATISFAÇÃO de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser EMPÁTICO e AUTOCONFIANTE.” (Daniel Goleman)

29 QUOCIENTE DE INTELIGENCIA E
Inteligência emocional QUOCIENTE DE INTELIGENCIA E QUOCIENTE EMOCIONAL QI - facilita a sua entrada na organização. QE - proporciona o seu crescimento dentro dela. ..Desenvolva a sua Inteligência Emocional!

30 Inteligência emocional
A Inteligência Emocional oferece uma vantagem competitiva, mesmo em grandes empresas; estudos indicam que os profissionais mais valiosos e produtivos são aqueles com traços de Inteligência Emocional - não necessariamente com os QI’ s mais altos. Homens e mulheres com traços que marcam a Inteligência Emocional são equilibrados, extrovertidos, comprometidos às pessoas e causas, solidários e carinhosos, com uma vida emocional rica, sentindo-se confortáveis consigo mesmos, com os outros, e com o universo social onde os mesmos convivem.

31 Inteligência emocional
EMOCIONAL + INTELECTUAL As emoções precisam ser gerenciadas, as habilidades intelectuais utilizadas. Identificar, direcionar e controlar as próprias emoções constituem tarefas de auto-gerenciamento.

32 OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SEGUNDO GOLEMAN

33 AUTO-AVALIAÇÃO REALISTA CAPACIDADE DE RIR DE SI MESMO
OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SEGUNDO GOLEMAN: COMPONENTE DEFINIÇÃO CARACTERÍSTICA 1 Auto conhe- cimento CAPACIDADE DE RECONHECER E COMPREENDER ESTADOS DE ESPÍRITO. EMOÇÕES,… BEM COMO, O EFEITO DESSES ASPECTOS SOBRE AS OUTRAS PESSOAS AUTOCONFIANÇA AUTO-AVALIAÇÃO REALISTA CAPACIDADE DE RIR DE SI MESMO

34 Imagem que gostaria de transmitir
Auto Imagem Que o Outro Tem de Mim Auto-percepção Busca de Feedback Como você se vê Como os outros o vêem Imagem que gostaria de transmitir Auto Imagem ?

35 2 Auto controle CAPACIDADE DE CONTROLAR OU REDIRECIONAR IMPULSOS E
OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SEGUNDO GOLEMAN: COMPONENTE DEFINIÇÃO CARACTERÍSTICA 2 Auto controle CAPACIDADE DE CONTROLAR OU REDIRECIONAR IMPULSOS E ESTADOS DE ESPÍRITOS PERTURBADORES. PROPENSÃO A PENSAR ANTES DE AGIR CONFIANÇA E INTEGRIDADE BEM-ESTAR NA AMBIGÜIDADE ABERTURA A MUDANÇAS

36 OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SEGUNDO GOLEMAN: COMPONENTE DEFINIÇÃO CARACTERÍSTICA 3 Auto Motiva-ção PAIXÃO PELO TRABALHO POR MOTIVOS QUE NÃO O DINHEIRO E O STATUS. PROPENSÃO A PERSEGUIR OBJETIVOS COM ENERGIA E PERSISTÊNCIA FORTE IMPULSO PARA ALCANÇAR OBJETIVO OTIMISMO DIANTE DO FRACASSSO COMPROMETI-MENTO COM A EMPRESA

37 OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SEGUNDO GOLEMAN: COMPONENTE DEFINIÇÃO CARACTERÍSTICA 4 Empatia CAPACIDADE DE COMPREENDER A CONSTITUIÇÃO EMOCIONAL DOS OUTROS. HABILIDADE PARA TRATAR AS PESSOAS DE ACORDO COM SUAS REAÇÕES EMOCIONAIS. HABILIDADE PARA FORMAR E RETER TALENTOS SENSIBILIDADE INTERCULTURAL ATENDIMENTO A CLIENTES

38 OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SEGUNDO GOLEMAN: COMPONENTE DEFINIÇÃO CARACTERÍSTICA 5 Sociabilidade COMPETÊNCIA P/ ADMINSTRAR RELACIONAMEN- TOS E CRIAR REDES. CAPACIDADE DE ENCONTRAR PONTOS EM COMUM E CULTI- VAR AFINIDADES EFICÁCIA P/ LIDERAR A MUDANÇA PERSUASÃO EXPERIÊNCIA EM CONSTRUIR EQUIPES E LIDERÁ-LAS

39 EMOCIONALMENTE INTELIGENTE
ATITUDES DE UM LÍDER EMOCIONALMENTE INTELIGENTE

40 Estimula nas pessoas o sentimento de pertença;
Encoraja o aprendizado e o crescimento contínuo das pessoas; Cria um clima que estimula os desafios e a criatividade; Cuida de sua equipe; Inspira entusiasmo; Reconhece e compreende os sentimentos dos outros;

41 Valoriza múltiplas perspectivas;
Respeita as diferenças individuais e as diversidades culturais; Valoriza múltiplas perspectivas; Mantém seu autocontrole, lidando adequadamente com seus sentimentos e com as das outras pessoas; Elogia e dá feedback às pessoas; É FLEXÍVEL.

42 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APRENDIZAGEM EMOCIONAL

43 A Aprendizagem Emocional torna a pessoa:
Segura de si; Interessada; Consciente do comportamento esperado; Capaz de controlar e administrar seus impulsos; Reconhecer e expressar suas necessidades; Procurar ajuda; Enfim, viver melhor.

44 TESTE DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Instruções: Ao fazer o teste procure entrar em contato com as suas emoções. Respondendo as alternativas, tente perceber se você está ansioso e disperso, ou calmo e concentrado. Esse já é um bom treino para aprimorar sua Inteligência Emocional. Para cada pergunta, marque quantas alternativas quiser.

45 1 - COMO VOCÊ SE DEFINE? A – Eu costumo me manter calmo e controlado em situações alarmantes ou inesperadas B – Eu geralmente deixo escapar coisas que na verdade não queria dizer C – Dificilmente o meu humor se altera D – Eu percebo que sou escravo das minhas emoções

46 2 - QUAL DESSES COMPORTAMENTOS VOCÊ COSTUMA TER NUMA FESTA?
A – Numa conversa, todos percebem claramente minha opinião B – As pessoas felizes, se divertindo, muitas vezes me parecem primitivas C – Sinto-me à vontade com praticamente qualquer pessoa D – Quando querem saber mais a meu respeito, fecho-me como uma ostra

47 3 - SUA TENDÊNCIA MAIOR É:
A – Expressar minhas emoções aos outros B – Achar que é um sinal de fraqueza ter e expressar emoções C – Em relação a uma pessoa, confiar mais nos meus sentimentos do que nas referências D – Considerar a cabeça melhor juiz que o coração

48 4 - DURANTE AS SUAS RELAÇÕES SEXUAIS VOCÊ PENSA EM OUTRO PARCEIRO(A)?
A – Nunca B – Muitas vezes C – Raramente D – Sempre

49 5 - COMO VOCÊ AGE NO TRABALHO?
A – Minhas tarefas não me impedem de ter bons momentos com as pessoas que eu gosto B – Muitas vezes, eu penso: “Não vou conseguir, não vou suportar. É demais para mim.” C – Dificilmente alguma coisa tira minha concentração D – Gosto de fazer tudo sozinho. Tenho dificuldades em pedir ajuda

50 AVALIAÇÃO SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ESTÁ EM ALTA Se a maioria das suas respostas foi A ou C, você é uma pessoa que tem um contato extremamente positivo com as suas emoções. Sua tendência é não reprimi-las e, com o amadurecimento que começa a surgir daí, você começa a compreender e controlar seus impulsos e ansiedades. Esse domínio e essa compreensão trazem autoconfiança e ainda permitem uma melhor avaliação do impacto que as suas emoções causam nos outros. Para você, auto-conhecimento é fundamental.

51 AVALIAÇÃO SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE MELHORAR Se a maioria das suas respostas foi B ou D, você é uma pessoa com uma forte tendência a conduzir sua vida dominado pelas emoções. Entrar em contato com elas não é tarefa fácil, mas é plenamente possível. Ter essa percepção já é um grande passo para começar a dialogar com a imensa riqueza que se esconde em nosso mundo de sentimentos e emoções. Explore seus medos, ansiedades, tristezas, com coragem e ponderação, e não como um fator que impede seu crescimento e realização pessoais. Eles podem ser seus aliados. .

52 ACREDITE EM SI MESMO Quem se considera capaz de mudar para enfrentar novos desafios de forma eficiente, sempre acaba por encontrar uma solução para os problemas que lhe surgirem à frente. Quem não pensa assim ficará sempre preocupado com o erro, a falha, cujo resultado acarretará, muitas vezes, fracasso. O grau de confiança que possuímos gerará, em nossas vidas, altos níveis de auto-estima.

53 Aprenda a RELAXAR – “diminuindo as ansiedades e os medos”.
Viva Mais Feliz Aprenda a RELAXAR – “diminuindo as ansiedades e os medos”. Administre seu tempo (ou você será administrado por ele) “TENHA METAS, ORGANIZE-SE”. Aprenda a estar aberto para o momento presente – “AQUI E AGORA”. Aprenda a gerenciar suas emoções –“EQUILIBRAR A RAZÃO E OS SENTIMENTOS”.

54 SUCESSO “Rir e com freqüência; ganhar o respeito das pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; encontrar o melhor nos outros; é deixar o mundo um pouco melhor; seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; é saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você existiu. Isso é ter sucesso!” Ralph Waldo Emerson

55 yourself LEMBRE-SE "Você é a única pessoa com quem é obrigado a
acordar todos os dias de manhã... e como vai fazer isto o resto da sua vida, é melhor que o faça com prazer." yourself

56 mundo. Trata-se de levar em consideração os sentimentos
EMPATIA Não é tentar agradar a todo mundo. Trata-se de levar em consideração os sentimentos dos funcionários na tomada de decisão

57 Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil
Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil. (Ética a Nicomaco) Aristóteles

58 A CONSCIÊNCIA DOS NOSSOS SENTIMENTOS QUANDO ELES OCORREM.
CONHECE-TE A TI MESMO Certa vez um guerreiro Samurai, desafiou um mestre Zen a explicar o conceito de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo: - Não passa de um rústico... Não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia! Atacado na própria honra, o Samurai teve um acesso de fúria e, sacando da bainha a espada, berrou: - Eu poderia matar-te por tua impertinência. - Isso - respondeu calmamente o monge - é o inferno. Espantado por ver a verdade no que o mestre dizia da cólera que o dominara, o Samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez um mesura, agradecendo ao monge a intuição. E isso - disse o monge - é o céu A CONSCIÊNCIA DOS NOSSOS SENTIMENTOS QUANDO ELES OCORREM.


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