A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS"— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
UNIVERSIDADE FEDERAL FACULDADE DE PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

2 DST O QUE É DST? Doença Sexualmente Transmissível = Doença Venérea.
É qualquer tipo de doença transmitida através da relação sexual.

3 O QUE É PRECISO SABER SOBRE DST ?
Na maioria das vezes, são de fácil tratamento, mas podem se tornar graves e ter sérias conseqüências se não forem tratadas; É importante conhecer suas formas de transmissão e saber como preveni-las; Saber dos sintomas que a doença manifesta e buscar, o mais cedo possível, ajuda médica.

4 DST SÓ SE PEGA PELO SEXO? O sexo é a principal via de contaminação, mas existem outras formas de contágio, o que pode ser diferente entre as diversas DST´s.

5 TIPOS DE DST´s São divididas em três grupos:
A) transmitidas essencialmente pelo ato sexual; B) transmitidas freqüentemente pelo ato sexual; C) transmitidas eventualmente pelo ato sexual.

6 QUAIS AS DST´s DE TRANSMISSÃO ESSENCIALMENTE SEXUAL?
São as doenças em que a via NÃO sexual de contágio é desprezível, ou seja, não tem importância outra via. SÍFILIS GONORRÉIA CANCRO MOLE LINFOGRANULOMA VENÉREO.

7 QUAIS AS DST´s DE TRANSMISSÃO FREQÜENTEMENTE SEXUAL?
Nessas doenças, a transmissão por via sexual é a principal, mas também existem outras vias de contágio. As principais: URETRITE NÃO GONOCÓCICA CONDILOMAS (HPV) HERPES GENITAL CANDIDÍASE TRICOMONÍASE AIDS

8 E AS DST´s EVENTUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?
São aquelas em que a transmissão sexual não é a mais importante, mas pode acontecer. AMEBÍASE ESCABIOSE PEDICULOSE SHIGELOSE HEPATITES B e C VIA SEXUAL ANAL OU ANAL-VAGINAL

9 QUAIS AS OUTRAS MANEIRAS DE PEGAR ALGUM TIPO DE DST?
Utensílios pessoais (lençóis, roupas íntimas, outros)  é raríssimo se infectar (EX. tricomoníase); Contato direto com pessoas ou superfícies contaminadas, como líquidos corporais infectados (sangue, esperma, secreção vaginal)  é a via possível de transmissão  AIDS.

10 AIDS AIDS = Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
NÃO TEM MANIFESTAÇÃO ÚNICA, MAS VÁRIAS DOENÇAS SUCESSIVAS E SIMULTÂNEAS OCORREM ADQUIRIDA PORQUE É CONTAGIOSA, PASSA DE UMA PESSOA PARA OUTRA PORQUE OCORRE DEFICIÊNCIA DO SISTEMA DE DEFESA  O ORGANISMO FICA FRACO PARA SE DEFENDER DAS DOENÇAS QUEM CAUSA A AIDS???

11 O QUE É AIDS? AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que destrói os mecanismos de defesa do corpo humano, provocando a perda da imunidade (resistência) natural que as pessoas possuem e permitindo o aparecimento de várias outras doenças, chamadas doenças oportunistas.

12

13 SOROPOSITIVOS SOROPOSITIVOS ou PORTADORES ASSINTOMÁTICOS = são pessoas contaminadas pelo vírus HIV, mas que não desenvolveram a doença, podendo este estágio durar por toda a vida, principalmente com os novos medicamentos (HAART). Perigo: ESSAS PESSOAS TRANSMITEM O VÍRUS PARA OUTRAS PESSOAS SADIAS!!! AIDÉTICOS = são os portadores do vírus que já desenvolveram a doença (meningites, encefalites, tuberculose, diarréias, cânceres, infecções, etc).

14 SINTOMAS No Brasil, as principais doenças oportunistas que acometem aqueles que desenvolvem AIDS são: Candidíase (sapinho); Pneumonia por Pneumocistys carinii; Tuberculose; Toxoplasmose; Sarcoma de Kaposi; Herpes.

15 QUEM PODE PEGAR A AIDS? Qualquer um que entrar em contato com pessoa contaminada  via sexual, pelo sangue, secreções, leite. QUEM PODE TRANSMITIR A AIDS? Qualquer um que tenha o vírus HIV no organismo, SEM SINTOMAS ou DOENTE!

16 TRANSMISSÃO O vírus da AIDS (HIV) pode ser transmitido através de:
sangue, líquido seminal, esperma, secreção vaginal e leite materno. As formas de transmissão do vírus HIV são: relações sexuais com pessoas contaminadas sem uso do preservativo (camisinha); transfusão de sangue contaminado; uso de agulhas, seringas e objetos perfuro-cortantes contaminados; da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

17 O VÍRUS HIV NÃO SE TRASMITE:
Num abraço, beijo no rosto, beijo na boca, espirro, tosse, carinho, carícia, aperto de mão, lágrimas, suor, saliva; Em assentos públicos, picadas de insetos, pias, piscinas, saunas, ônibus, elevadores; Dormindo no mesmo quarto, na mesma cama, usando as mesmas roupas e lençóis, batom, toalhas e sabonetes; Trabalhando no mesmo ambiente, freqüentando a mesma sala de aula, teatro, cinema, academia de ginástica, restaurante; Doando sangue, utilizando material descartável.

18 PREVENÇÃO Exigir seringa descartável nova (lacrada) na coleta de sangue; Não compartilhar seringas; Usar somente alicate de unhas esterilizado; Usar camisinha.

19

20 HEPATITES vírus A (HAV) = hepatite A vírus B (HBV) = hepatite B
Hepatite significa inflamação do fígado, causada por agentes como drogas, álcool e, mais freqüentemente, por vírus. Existem cinco tipos diferentes de hepatite viral, sendo os vírus mais comuns: vírus A (HAV) = hepatite A vírus B (HBV) = hepatite B TRANSMISSÃO SEXUAL vírus C (HCV) = hepatite C

21 HEPATITE A NÃO é transmitido via sexual.
Formas de transmissão: O HVA é transmitido de pessoa a pessoa através de água ou alimentos contaminados, objeto ou mão que esteja contaminada com fezes de outra pessoa com hepatite A.

22 DISTRIBUIÇÃO DA HEPATITE A NO MUNDO

23 HEPATITE B O HBV é transmitido quando o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada entram no organismo de uma pessoa não infectada através de: RELAÇÃO SEXUAL SEM PRESERVATIVO AO SE COMPARTILHAR AGULHAS DURANTE USO DE DROGAS INJETÁVEIS EM ACIDENTES POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM AGULHAS DE PACIENTES INFECTADOS TRANSMISSÃO DE MÃE PARA FILHO DURANTE O TRABALHO DE PARTO

24 DISTRIBUIÇÃO DA HEPATITE B NO MUNDO

25 HEPATITE C O HCV é transmitido quando o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada entram no organismo de outra pessoa. Os riscos de transmissão são semelhantes aos da hepatite B.

26 DISTRIBUIÇÃO DA HEPATITE C NO MUNDO

27 SINTOMAS DAS HEPATITES
HEPATITES A, B e C AGUDAS: cansaço, perda de apetite, enjôo, desconforto abdominal, urina escura, fezes acinzentadas, olhos e peles amarelados (icterícia). Olhos amarelados (icterícia)

28 QUANDO AS HEPATITES FICAM GRAVES?
Quando não tratadas, as hepatites B e C poderão evoluir para quadros: Cirrose, câncer hepático...

29 PREVENÇÃO Não compartilhar seringas ou outros equipamentos perfuro-cortantes entre os usuários de drogas; Cuidado com alicates em manicures! Prática do sexo seguro através do uso de preservativos; Rastreamento adequado de doadores de sangue (transfusão segura) e programas de informação são essenciais.

30 SÍFILIS A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica crônica.
O agente causal da sífilis é o Treponema pallidum. TRANSMISSÃO: Através de relação sexual e outros contatos íntimos; da mulher grávida para o feto in utero. PREVENÇÃO: uso de camisinha!

31 MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA
Se não tratada, a sífilis segue por todo o organismo por via hematológica (sangue) e causa manifestação por todo o corpo. Os estágios infecciosos são: Sífilis primária; Sífilis secundária; Sífilis latente; Sífilis tardia.

32 SÍFILIS PRIMÁRIA 1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E PODE REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ  NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA

33 O CANCRO TÍPICO É ENDURECIDO, TEM BASE LIMPA E BORDAS ELEVADAS.
SÍFILIS PRIMÁRIA O CANCRO TÍPICO É ENDURECIDO, TEM BASE LIMPA E BORDAS ELEVADAS.

34 SÍFILIS PRIMÁRIA SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA
1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, 3 SEMANAS APÓS A INFECÇÃO (10-90DIAS), ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ  NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SÍFILIS SECUNDÁRIA SURGEM AS LESÕES SECUNDÁRIAS (6 SEMANAS A 6 MESES) NO PACIENTE NÃO-TRATADO. O CANCRO PRIMÁRIO AINDA PODE ESTAR PRESENTE. AS ESPIROQUETAS ENTRAM NO SANGUE, MULTIPLICAM-SE E SE ESPALHAM PELO ORGANISMO, PODENDO CAUSAR FEBRE, MAL-ESTAR, CEFALÉIA, DOR DE GARGANTA, ARTRALGIA E ANOREXIA. SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA

35 SÍFILIS SECUNDÁRIA As sifílides (máculas) são feridas redondas, isoladas e de cor escura, que se iniciam comumente no corpo. Ocorre acometimento freqüente em mãos e pés. MÁCULAS PALMARES

36 SÍFILIS PRIMÁRIA 1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, 3 SEMANAS APÓS A INFECÇÃO (10-90DIAS), ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ  NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SÍFILIS SECUNDÁRIA SURGEM AS LESÕES SECUNDÁRIAS (6 SEMANAS A 6 MESES) NO PACIENTE NÃO-TRATADO. O CANCRO PRIMÁRIO AINDA PODE ESTAR PRESENTE. AS ESPIROQUETAS ENTRAM NO SANGUE, MULTIPLICAM-SE E SE ESPALHAM PELO ORGANISMO, PODENDO CAUSAR FEBRE, MAL-ESTAR, CEFALÉIA, DOR DE GARGANTA, ARTRALGIA E ANOREXIA. SÍFILIS LATENTE NÃO ACONTECEM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, MAS A DOENÇA ESTÁ SE ESPALHANDO NO CORPO DA PESSOA INFECTADA! SÍFILIS TARDIA

37 SÍFILIS PRIMÁRIA SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA
1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, 3 SEMANAS APÓS A INFECÇÃO (10-90DIAS), ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ  NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SÍFILIS SECUNDÁRIA SURGEM AS LESÕES SECUNDÁRIAS (6 SEMANAS A 6 MESES) NO PACIENTE NÃO-TRATADO. O CANCRO PRIMÁRIO AINDA PODE ESTAR PRESENTE. AS ESPIROQUETAS ENTRAM NO SANGUE, MULTIPLICAM-SE E SE ESPALHAM PELO ORGANISMO, PODENDO CAUSAR FEBRE, MAL-ESTAR, CEFALÉIA, DOR DE GARGANTA, ARTRALGIA E ANOREXIA. SÍFILIS LATENTE NÃO ACONTECEM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, MAS A DOENÇA ESTÁ SE ESPALHANDO NO CORPO DA PESSOA INFECTADA! SÍFILIS TARDIA PODEM OCORRER MANIFESTAÇÕES (EM UM ANO OU APÓS VÁRIOS ANOS) GRAVES NO CORAÇÃO, MENINGES E NÓDULOS  O DOENTE PODE FICAR COM PROBLEMAS ???

38 SÍFILIS CONGÊNITA Pode ocorrer durante a lactação, como resultado de transmissão maternal-neonatal. (não tem transmissão por outra via???) Prevenção e tratamento: fazer o pré-natal. No bebê, pode causar: ???

39 HPV – PAPILOMAVÍRUS HUMANO
Vírus que é transmitido principalmente pela relação sexual, mas também pelo parto. Pode causar verrugas nos órgãos genitais (vulva, região anal, pênis) e lesões no colo do útero, podendo chegar até o câncer de colo de útero! Prevenção: uso de camisinha! VAGINA COM VERRUGAS: “CRISTA DE GALO” PÊNIS COM VERRUGAS

40 TRICOMONÍASE CAUSADA PELO PROTOZOÁRIO TRICHOMONAS VAGINALIS NA VAGINA OU, NO HOMEM, NA URETRA. TRANSMISSÃO: VIA SEXUAL, MATERIAIS CONTAMINADOS SINTOMAS: SECREÇÃO VAGINAL ESVERDEADA, CHEIRO FORTE! PODE CAUSAR, NO RN, PREMATURIDADE E BAIXO PESO AO NASCER. TRICHOMONAS VAGINALIS HOMEM: GERALMENTE SEM SINTOMAS, MAS TRANSMITE A DOENÇA. TRATAMENTO: DEVE SER FEITO PELO CASAL! PREVENÇÃO: CAMISINHA!

41 CLAMÍDIA DST muito comum
Mulheres apresentam um corrimento parecido com clara de ovo no canal da urina e dor ao urinar. As mulheres contaminadas pela clamídia podem não apresentar nenhum sintoma da doença, mas a infecção pode atingir o útero e as trompas, provocando uma grave infecção. Nesses casos, pode haver complicações como dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas (fora do útero), parto prematuro e até esterilidade. No RN pode causar conjuntivite e/ou pneumonia. Prevenção: Manter cuidados higiênicos; ter parceiro fixo; usar preservativos durante toda a relação sexual.

42 HERPES GENITAL

43 Atenção: corrimentos são muito comuns em mulheres
Atenção: corrimentos são muito comuns em mulheres. Portanto, sua ocorrência não significa, necessariamente, sinal de DST. O médico poderá fazer seu correto diagnóstico e indicação de tratamento adequado.

44

45 Se não houver frutos, valeu a beleza das flores
Se não houver frutos, valeu a beleza das flores... Se não houver flores, valeu a sombra das folhas... Se não houver folhas, valeu a intenção da semente... (Henfil)


Carregar ppt "DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google