A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann."— Transcrição da apresentação:

1 “A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann

2 CONCEITOS: Avaliar é buscar informações sobre o aluno:
sua vida, sua família,sua comunidade, seus sonhos... é conhecer o sujeito em sua totalidade com seu jeito próprio de aprender; Avaliar é um processo abrangente da existência humana, que implica numa reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos.

3 AVALIAR X EXAMINAR EXAMINAR – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Pontual: interessa o aqui e o agora, ex.: vestibular; Classificatória: tem uma escala de notas, o aluno fica classificado para sempre; Seletivo: exclui boa parte da população, ex.: concursos.

4 Para que ? Para analisar, interpretar os resultados, tomar decisões, replanejar e reorganizar as estratégias de ensino.

5 Logicamente avaliando o que se aprendeu avaliamos o que se ensinou.
O que avaliar? A aprendizagem do aluno; Seus avanços; O que falta para completar sua compreensão de mundo; Objetivos estabelecidos no projeto pedagógico. Logicamente avaliando o que se aprendeu avaliamos o que se ensinou.

6 Quem avaliar? A escola no conjunto e seus atores no particular Alunos
Professores (auto avaliação) Diretores Pais, etc. A escola no conjunto e seus atores no particular

7 Como avaliar? Para conhecer o aluno Avaliação Diagnóstica
No momento da aprendizagem Avaliação Formativa Num determinado tempo pedagógico Avaliação Somativa

8 Sugestões para mudança de postura do educador frente aos problemas da avaliação:
Abrir mão do uso da autoridade que o sistema lhe faculta e autoriza; Rever a metodologia de trabalho em sala de aula; Redimensionar o uso da avaliação; Alterar a postura diante dos resultados da avaliação; Criar uma nova mentalidade junto aos alunos, aos colegas educadores e aos pais; Discutir com seus pares alternativas para superação dos obstáculos. A nota/conceito obtido pelo aluno deve refletir seu aprendizado.

9 “Educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação à classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta. Sem respeitar essa identidade, sem autonomia, sem levar em conta as experiências vividas pelos educandos antes de chegar à escola, o processo será inoperante, somente meras palavras despidas de significação real.” Paulo Freire


Carregar ppt "“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google