A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia AULA 2 MILTON SANTOS

2 A Universidade e os BIs Aula 2

3 A Universidade O que é universidade? Quando foi criada?
Qual a sua história? Qual a sua missão? Como ela está estruturada?

4 A Universidade O que é universidade?
Uma universidade é uma instituição que atua em diversas áreas do conhecimento, sendo os seus três pilares básicos: o ensino, a pesquisa e a extensão. Enquanto instituição de ensino, a universidade prover educação em nível de graduação e pós-graduação.

5 A Universidade Quando foi criada?
Dentro da definição moderna, na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII; Numa definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo à Atenas; As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália (Bolonha – 1088) e Inglaterra (Oxford – 1096) No Brasil temos a FAMED/UFBA (1808), UFRJ (1920), UFMG (1927) e USP (1934).

6 A Universidade Qual a sua missão?
Fomentar a geração de conhecimentos em diversas áreas do saber, através de pesquisa científica [PESQUISA]; Formação de pessoas para atuar em diferentes áreas da sociedade, seja como força de trabalho direta ou em atividades de ensino e pesquisa [ENSINO]; Interagir diretamente com a comunidade local para trabalhar na solução de problemas apresentados por esta, envolvendo docentes e discentes nestas atividades [EXTENSÃO].

7 A Universidade Como está estruturada?
Fisicamente, em unidades de ensino, pesquisa e extensão ou administrativas. As unidades podem ser Escolas, Faculdades, Centros ou Institutos; Em geral, as unidades de ensino são divididas em Departamentos que oferecem componentes curriculares e Colegiados (ou Programas) responsáveis pela coordenação dos cursos de graduação e pós; Cada unidade tem seu Diretor e uma Congregação.

8 A Universidade Como está estruturada?
Hierarquicamente, a universidade é formada no topo pela Reitoria e suas Pró-Reitorias, além dos Conselhos Superiores; As unidades de ensinos têm os seus próprios regimentos; Orgãos Suplementares, vinculados à Reitoria (Biblioteca Central, CPD, Editora,etc); Orgãos Complementares, vinculados às unidade de ensino.

9 A UFBA Quando foi criada? Qual a sua missão? Como está estruturada?
Quais são os planos de reestruturação?

10 A UFBA Quando foi criada?
A partir da aglutinação das unidades de ensino da Bahia no ano de 1946, através de decreto federal; Antes já existiam: a Faculdade de Medicina (1808), Escola Politécnica (1897) e Escola de Direito (1891);

11 A UFBA Qual a sua missão? Gerar e propagar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos; Propiciar formação continuada nas diferentes áreas de conhecimento, visando o exercício de atividades profissionais e a participação no desenvolvimento da sociedade; Estimular o desenvolvimento da ciência, a criação e o pensamento crítico-reflexivo;

12 A UFBA Qual a sua missão? Contribuir para o processo de desenvolvimento regional e nacional, realizando o estudo sistemático de seus problemas e a formação de quadros científicos e técnicos ao nível de suas necessidades; Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios, resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição.

13 A UFBA Como está estruturada?
Além dos Orgãos Superiores (Reitoria e Pró-Reitorias, etc), a UFBA é constituída de 29 unidades de ensino que abrigam: 46 cursos de graduação, 43 cursos lato sensu e 61 stricto sensu (2004); A mais nova unidade da UFBA é o IHAC. Ela abriga os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e cursos de pós-graduação.

14 A UFBA Planos de reestruturação:
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; Universidade Nova na UFBA

15 A UFBA Planos de reestruturação:
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; Universidade Nova na UFBA

16 Universidade Nova Projeto UFBA Nova:
abertura de programas de cursos experimentais e interdisciplinares de graduação (BIs); consolidar programas de renovação do ensino de graduação, por meio de projetos acadêmico-pedagógicos criativos e consistentes; incentivar reformas curriculares.

17 Universidade Nova Arquitetura atual

18 Bacharelado Interdisciplinar
Universidade Nova Nova arquitetura Licenciatura (formação docente) Bacharelado Interdisciplinar Bacharelado (Profissional I) Outros Diplomas (Profissional II) Mestrado Doutorado

19 Bacharelados Interdisciplinares
O que é? Qual a duração? Quais os objetivos? Como está estruturado?

20 Bacharelados Interdisciplinares
O que é? O BI pode ser definido como curso de formação universitária interdisciplinar, geral e propedêutica (preparatória); Ele abrange quatro diferentes áreas do conhecimento: Humanidades, Artes, Sáude, Ciência e Tecnologia;

21 Bacharelados Interdisciplinares
O que é?

22 Bacharelados Interdisciplinares
Qual a duração? 6 semestres com mínimo de 400h em atividades curriculares; Mínimo de horas para conclusão: 2400h; Número médio de componentes curriculares por semestre: 5; Atividades complementares fora e dentro da Universidade para complementar formação curricular; Curso pleno superior.

23 Bacharelados Interdisciplinares
Quais os objetivos? Capacitar pessoas para realizar uma leitura pertinente, sensível e crítica da realidade natural e humana em que está inserido, além de prepará-las para enfrentar as exigências do mundo do trabalho no desempenho de ocupações diversas que mobilizem, de modo flexível, conhecimentos, competências e habilidades gerais e específicos;

24 Bacharelados Interdisciplinares
Quais os objetivos? Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão a aquisição de ferramentas cognitivas que conferem autonomia para a aprendizagem ao longo da vida bem como uma inserção mais plena na vida social, em todas as suas dimensões. Servir como requisito para a formação profissional de graduação, formação científica ou artística de pós-graduação.

25 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Ano I Ano II Ano III Eixo Linguagens Eixo Interdisciplinar Eixo Integrador Eixo Área de Concentração

26 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Formação Geral (Ano I) – habilidades que permitam a compreensão pertinente e crítica da realidade natural, social e cultural; Este bloco integraliza uma carga horária mínima de 720 horas (30 % do total); Compõe-se de três eixos;

27 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Eixo linguagens: Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação Língua Estrangeira Moderna Linguagens Matemáticas Linguagens Artísticas

28 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Eixo Interdisciplinar Temático: Estudos da Contemporaneidade As Três Culturas: Humanidades Artes Ciências

29 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares

30 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Formação Específica – destinado a proporcionar aquisição de competências e habilidades. Este bloco integraliza um mínimo de horas (50% do total); Compõe-se de três eixos:

31 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Eixo de Orientação Profissional: Cursos de apresentação de campos/áreas profissionais Cursos definidores das áreas de concentração

32 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Eixo Propedêutico: Troncos-comuns de campos científicos, artísticos ou técnico-profissionais Módulos de carreiras acadêmicas e profissionais específicas, antecipando componentes curriculares da formação nos ciclos seguintes

33 Bacharelados Interdisciplinares
Como está estruturado? Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares Atividades Curriculares Interdisciplinares: em Comunidade; em Instituição.

34 BI de C&T Áreas de Concentração BI de C&T: Livre
Ciências da Terra e do Mar Computação Ciências Básicas da Tecnologia

35 BI de C&T Quadros Curriculares

36 Quadro Curricular – Área de Concentração: Livre
Semestre I Semestre II Semestre III Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Oficina de Comunicação Acadêmica em Ciência e Tecnologia Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

37 Quadro Curricular – Área de Concentração: Livre
Semestre IV Semestre V Semestre VI Cultura Artística II Optativa-5 Optativa-10 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-1 Optativa-6 Optativa-11 Optativa-2 Optativa-7 Optativa-12 Optativa-3 Optativa-8 Optativa-13 Optativa-4 Optativa-9 Optativa-14 Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

38 Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências da Terra e do Mar
Semestre I Semestre II Semestre III Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Oficina de Comunicação Acadêmica em Ciências da Terra e do Mar Ciências da Terra e do Mar Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

39 Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências da Terra e do Mar
Semestre IV Semestre V Semestre VI Cultura Artística II Optativa-2 Optativa-7 (CH=68 h) (CHS=4 h) Física Geral e Experimental I-E Optativa-3 Optativa-8 (CH=102 h) (CHS=6 h) Geologia para Geociências Optativa-4 Optativa-9 (CH=102) (CHS=6h) Optativa-1 Optativa-5 Optativa-10 Optativa-6 Optativa-11 Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

40 Quadro Curricular – Área de Concentração: Computação
Semestre I Semestre II Semestre III Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Matemática Discreta I Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

41 Quadro Curricular – Área de Concentração: Computação
Semestre IV Semestre V Semestre VI Cultura Artística II Estruturas de Dados e Algoritmos I Programação Orientada à Objetos (CH=68 h) (CHS=4 h) Introdução à Lógica de Programação Linguagens para Aplicações Comerciais Banco de Dados e Aplicações Optativa-1 Redes de Computadores I Administração de Redes Optativa-2 Engenharia de Software I Engenharia de Software II Optativa-3 Oficina de Comunicação Acadêmica em Computação Optativa-4 Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

42 Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências Básicas da Tecnologia
Semestre I Semestre II Semestre III UN-CA1 Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Cultura Artística II Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

43 Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências Básicas da Tecnologia
Semestre IV Semestre V Semestre VI Engenharia Econômica e Gestão Ciências do Ambiente Mecânica dos Sólidos e Materiais (CH=68 h) (CHS=4 h) Física Geral e Experimental I-E Empreendedorismo em Engenharia e Tecnologia Física Geral e Experimental III-E (CH=102 h) (CHS=6 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) Cálculo A Oficina de Comunicação Acadêmica em Engenharia e Tecnologia Cálculo C Álgebra Linear A Física Geral e Experimental II-E Optativa-1 Cálculo B Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

44 Currículos de Engenharia
Alguns cursos da UFBA: Ambiental Civil Computação Elétrica Mecânica Química

45 Currículos de Engenharia
Ciclo básico comum a todas as engenharias: CÓDIGO NOME MAT002 Matemática Básica II MAT025 Estatística III-A MAT042 Cálculo II-A MAT043 Cálculo III-A MAT044 Álgebra Linear I-A MAT045 Processamento de Dados MAT174 Cálculo Numérico I MAT195 Cálculo Diferencial Integral I QUI029 Química Geral MAT007 Cálculo IV (Elétrica e Química)

46 Currículos de Engenharia
Ciclo básico comum a todas as engenharias: CÓDIGO NOME FIS121 Física Geral e Experimental I-E FIS122 Física Geral e Experimental II-E FIS123 Física Geral e Experimental III-E FIS124 Física Geral e Experimental IV-E

47 Engenharia Elétrica


Carregar ppt "Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google