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Distribuidora Rio Preto

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Apresentação em tema: "Distribuidora Rio Preto"— Transcrição da apresentação:

1 Distribuidora Rio Preto

2 Trabalho de Administração de Recursos Materiais
Agenda Trabalho de Administração de Recursos Materiais Gabriela Farias Paula Maia Tarso Frota

3 Agenda Caracterização da Empresa Logística na Empresa
Processo de Negócio Estrutura Organizacional Produtos Logística na Empresa A posição na cadeia de Suprimentos Relação com a Fábrica Avaliação Relação com os clientes Conclusão

4 Distribuidora Rio Preto
Ramo de Negócio: Distribuição de bebidas Como o grupo obteve acesso? Diretora da Empresa Tema logístico estudados: Evolução da organização estudada Fluxo do processo logístico da organização estudada; A posição da distribuidora na cadeia de suprimentos; Interação com Fornecedores; Interação com Clientes; Avaliação do papel do centro de distribuição: Network optimizers Market optmizers

5 Distribuidora Rio Preto
Tempo da empresa: 17 anos Histórico: Inaugurada em maio de 1993 na cidade de Planaltina – DF Em agosto de 1993 a distribuidora passou a ter sua sede na cidade de Sobradinho com ampliação da sua área física Agosto de 2001 sua sede foi transferida para a cidade de Samambaia Em 2007 houve um novo remanejamento de local, agora planejado para atender as necessidades físicas e estruturais da revenda. Área de cobertura: Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Sobradinho, Planaltina, PADEF, Paranoá e São Sebastião.

6 Processo de negócio

7 Estrutura Organizacional
A empresa conta com 152 funcionários distribuídos dentro de cada área da organização.

8 Produtos Schincariol:
Cervejas Refrigerantes Sucos Água Tônica

9 Logística na empresa A Distribuidora Rio Preto não faz parte da empresa Schincariol sendo, portanto é um distribuidor terceirizado. A Schincariol passou a trabalhar com esse modelo para evitar custos com distribuição e focar mais no seu processo de negócio que é a produção A Distribuidora Rio Preto é a maior distribuidora em volume de vendas do Centro-Oeste.

10 Vamos conhecer a Rio Preto?
Video

11 A Posição na Cadeia de Suprimentos

12 A Posição na Cadeia de Suprimentos
A Distribuidora trabalha com o fluxo descontínuo de material A demanda é empurrada pela fábrica baseando-se a quantidade nas: Vendas do mesmo período do ano anterior A perspectiva de aumento para as vendas Estoque atual da distribuidora.

13 A Posição na Cadeia de Suprimentos
A fábrica da Schincariol possui todos os dados de estoque da distribuidora Objetivo: Monitorar o andamento das vendas recebendo assim um feedback sobre a previsão de vendas Controlando e cobrando a distribuidora que a meta de vendas estipulada sejam cumprida

14 Relação Fábrica - Distribuidora
A Distribuidora Rio Preto trabalha ainda com frota de veículos de carga próprias tanto para o transporte da mercadoria da fábrica à distribuidora quanto da distribuidora para seus clientes finais.

15 Processo A equipe de vendas realiza a pré venda. O Vendedor possui pontos de venda cadastrados divididos por cidades e regiões próximas em função dos custos de gasolina e tempo de deslocamento). Quando o vendedor retorna a empresa, no período da tarde, o Palm Top está com os pedidos automatizados são lançados para o sistema que em seguida separa as cargas por região.

16 Processo No próximo dia, pela manhã a equipe de distribuição sai para fazer a entrega nos pontos de venda e receber o pagamento de cada cliente. Na nota fiscal que acompanha os produtos na entrega está disposto o tipo de pagamento (a vista, dinheiro ou cheque) para que o motorista possa fazer a conferência.

17 Processo No retorno à empresa, os motoristas fazem o acerto com o departamento financeiro que tem em mãos as cargas e os valores a serem recebidos por cada caminhão e motorista. Além disso, há ainda a conferência das garrafas bicadas.

18 Processo Como muitas vezes por falta de tempo e correria o motorista não confere devidamente se a garrafa está com lesões, elas dão retorno a empresa e são enviadas a fábrica que cobra por cada garrafa com defeito. Acontecem também retornos parciais de mercadorias, elas precisam então ser devolvidas ao estoque e assim, é entregue a nota ao departamento de faturamento para entrada novamente no estoque. Há ainda as premiações para que haja melhor conferência do material que é recebido.

19 Gerenciamento do Estoque
É feita contagem e conferência diária estruturado em processos padrões estipulados e aplicados por todo grupo de revendas. Existem planilhas específicas para saída e entrada de produtos diversos. Possuem o auxílio de um ótimo sistema: Sistema de nota digital, que além de fazer a ligação com o sistema interno de faturamento ele é ligado a receita federal que acompanha o movimento financeiro da empresa. Por exemplo. O chopp é um produto que exige um tratamento mais cuidadoso. Ele precisa ser estocado em uma câmera fria e tem validade inferior aos demais produtos. Ou seja, a previsão de venda de chopp precisa se mais precisamente calculada pois isso pode causar prejuízo cause o produto vença em nosso estoque. Ele precisa ter saída de pelo o menos 1 mês antes de sua data limite de vencimento.

20 Avaliação do papel do centro de distribuição
Problemas identificados: Caminhões não transportam a mercadoria em plena capacidade Devolução das garrafas bicadas Agilidade do processo de venda Excesso de atividade do entregadores

21 Relação Distribuidora - Clientes
Para os pequenos Varejistas tais como bares e restaurantes self-service a distribuidora forma parcerias fornecendo freezers, televisores, DVD’s e outros equipamentos em troca da exclusividade daquele cliente aos produtos da Schincariol, esses equipamentos são 100% patrocinados pela Schincariol não gerando custos para a distribuidora. Com esse formato de parcerias a distribuidora conseguiu aumentar sua capilaridade quanto a clientes atendendo cada vez mais bares e restaurantes perto dos consumidores finais desses produtos.

22 Avaliação do papel do centro de distribuição
Segundo nos foi informado pela distribuidora, certa vez um dos clientes da distribuidora, o Wall Mart foi à procura da fábrica para comprar uma grande quantidade da cerveja Nova Schin, a fábrica os atendeu vendendo mais barato do que vendia na época para a Distribuidora que em retaliação ao acontecido foi ao Wall Mart e comprou parte do carregamento deles ao invés de comprar da fábrica, fato que gerou um grande desconforto entre as duas empresas.

23 Conclusão Segundo Ching existem dois papéis que a Distribuidora poderia assumir para gerar maior valor ao cliente: Network optimizers (que visam minimizar o custo do canal por meio da gestão eficiente de estoques de seus clientes assumindo o papel de administrador do canal) Market optimizer (que visa maximizar o mercado de seus clientes, contribuindo para seu sucesso)

24 Network optmizers A empresa poderia criar um sistema de ECR para cortar o processo de venda e criar um contato mais próximo dos seus clientes locais, tendo um retorno momentâneo das saídas dos produtos das empresas.

25 Network optmizers Poderia melhorar o sistema de entrega dos produtos reduzindo a devolução de garrafas bicadas, por meio de um maior controle e de um transporte mais cuidadoso e diferenciado.

26 Network optmizers Verificamos que a comunicação da quantidade a ser transportada no caminhão ainda é falha, não aproveitando sua total capacidade produtiva, é preciso que se crie um sistema que passe esse tipo de informação tanto para os clientes quanto para as fábricas.

27 Conclusão Segundo Hong o papel dos distribuidores no futuro é incerto devido a fatores externos como o estreitamento das relações entre fábrica e os grandes varejistas. O Market optimizer seria a melhor opção da distribuidora trabalhar pois: Ela possui muitos dados de mercado que compartilham com seus clientes e possuem ações de marketing compartilhadas com a fábrica que evidenciam os produtos que são vendidos nesses estabelecimentos. Consegue levar a marca e os produtos da Schincariol a lugares que ela sozinha não conseguiria como bares e restaurantes pequenos

28 Obrigado!


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