A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Linguística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Linguística"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Linguística
Disciplina – Linguística: história e teoria. Professora Sabine Mendes

2 Definições de Linguística
“disciplina que estuda cientificamente a linguagem” (Martelotta et al., 2008) “Linguística geral (conceitos e categorias a partir dos quais as línguas serão analisadas) e descritiva (dedicando-se a línguas específicas” (Lyons, 1987) – uma pode refutar a outra. A necessidade de justificar sua reinvindicação como ciência. Filosofia da linguagem e Linguística. A Linguística é descritiva e não prescritiva. Construtos teóricos: sistema linguístico Terminologia e notação científica. Baseada na pergunta: “O que é lingua(gem)?”

3

4 O que um linguista diria desta imagem?

5 Linguagem Primeiro sentido: qualquer processo de comunicação. Ex. linguagem dos animais, de programação, de sinalização. Segundo sentido (comumente atribuído por linguísticas): capacidade que só os seres humanos têm de se expressar através de línguas. Tratam a linguagem como uma “instituição humana” ( Hall in Lyons, 1987) ou como “ um conjunto – finito ou infinito – de sentenças, cada uma finita em comprimento e construída a partir de um conjunto finito de elementos” (Chomsky, 1957).

6 Características da linguagem (Martelotta et. al, 2008)
Uma técnica articulatória complexa. Uma base neurobiológica composta de centros nervosos que são utilizados na comunicação verbal. Uma base cognitiva, que rege as relações entre o homem e o mundo biossocial e, consequentemente, a simbolização ou representação desse mundo em termos linguísticos. Uma base sociocultural que atribui à linguagem humana os aspectos variáveis que ela apresenta no tempo e no espaço. Uma base comunicativa que fornece os dados que regulam a interação entre os falantes.

7

8 Linguística e as outras ciências
Psicologia ( Freud, Lacan, Jung). Filosofia/Gramática Tradicional (Aristóteles) – orientação normativa. Semiologia (Saussure – postulação de uma ciência geral dos signos, mais abrangente que a Linguística). Filologia (relação com o estudo linguístico no Brasil e a formação de professores). Fonoaudiologia. Aplicação de linguística ou Linguística Aplicada (Ciências Sociais – abordagem multidisciplinar para a solução de problemas relacionados à linguagem).

9


Carregar ppt "Conceitos de Linguística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google