A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo o Diabetes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo o Diabetes."— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo o Diabetes

2 O corpo se alimenta, principalmente, de duas substâncias:
A primeira é o açúcar, que dentro do organismo é chamado de glicose. Vem dos alimentos! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

3 A segunda substância é o oxigênio. Está no ar que a gente respira!
Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

4 O açúcar (glicose) e o oxigênio são transportados pelo sangue e distribuídos para todos os órgãos e células do corpo. Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

5 E as células transformam o açúcar e o oxigênio em
E N E R G I A

6 Energia para que? Viver!!! Andar, amar, ter filhos,
sentir fome, ficar alegre ou triste, trabalhar... Precisamos de energia para tudo.

7 açúcar Para isto tudo acontecer, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro da célula. Como o açúcar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um “transportador” chamado INSULINA. glicose glicose glicose glicose Insulina Ltda. Transporte de glicose glicose Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

8 Energia sangue glicose O2 glicose célula Insulina Ltda. G G G G
Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

9 E o que é a insulina? Insulina Ltda. A insulina é uma substância
produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária à vida. Insulina Ltda. Transporte de glicose Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

10 E o corpo inteiro adoece!
E o que é o diabetes? É uma doença CRÔNICA que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula. Enquanto as células morrem por falta de açúcar e energia, o sangue se transforma em um melado, cheio de glicose que não pode entrar na célula. E o corpo inteiro adoece!

11 Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar!
O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina. A quantidade de insulina produzida vai depender da quantidade de açúcar que se come. vesícula pâncreas Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar! intestino Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

12 E NÃO SE ILUDA!!!!! No escurinho do organismo,
batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, farofa, pizza, doces, sorvetes, chopp, vinho, cerveja, cachaça tudo isto e muito mais é o mesmo que açúcar! vesícula pâncreas intestino Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

13 E por quê o pâncreas deixa
de produzir insulina? PORQUE CANSA!!!

14 Fazer exercícios ajuda o corpo a consumir glicose!
Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

15 Conforme a gente vai engordando são necessárias quantidades maiores de insulina para colocar a glicose dentro da célula. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina!

16 Dieta de frutas faz garoto de 13 anos engordar.
Coma apenas o suficiente para que seu corpo não se desprenda da sua alma. “Sócrates” Revista Genética: Dieta de frutas faz garoto de 13 anos engordar.

17 Novos Diagnósticos

18 Novos Diagnósticos

19 O diabetes começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue.

20 Começa em qualquer idade, quando a gente faz as três piores escolhas:
Engordar Não fazer atividade física Se alimentar de forma inadequada

21 Nós vamos criando um monstro sem se dar conta!
Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

22 DIABETES TEM COMO EVITAR?
Fita métrica DIABETES TEM COMO EVITAR?

23 FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS!
SIM FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS!

24 Inclusive para as crianças!
 O diabetes está se tornando também uma doença das crianças, porque elas estão sedentárias, engordando e comendo muito alimento industrializado. Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

25 “Nossas crianças estão cada vez mais obesas.
Muitas já apresentam doenças como diabetes e pressão alta”

26 Novos Diagnósticos

27 Por que o Brasil está nesta estatísticas ?

28 Doença do século XXI relacionado a obesidade ?
Diabetes

29 Caracterizado por níveis de glicemia superiores a 110mg/dl
Diabetes Caracterizado por níveis de glicemia superiores a 110mg/dl Diabetes Tipo 1 Diabetes Tipo 2 Diabetes Gestacional

30 Se para VC isso não é nada, para mim é uma tortura

31 Diabetes Tipo 1 Sinais e Sintomas:
Aparece como resultado de uma destruição das células beta  produtoras de insulina por engano Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar: Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Fome exagerada; Visão embaçada; Infecções repetidas na pele ou mucosas; Machucados que demoram a cicatrizar; Fadiga (cansaço inexplicável); Dores nas pernas por causa da má circulação. Sinais e Sintomas: Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD.

32 Diabetes Tipo 2 Principais Sintomas:
Há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Infecções freqüentes; Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Fome exagerada; Alteração visual (visão embaçada); Dificuldade na cicatrização de feridas; Formigamento nos pés; Furunculose. Principais Sintomas: Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD.

33

34

35 Resumo

36 Complicações Clínicas

37 Tabela II: Fatores de risco para o diabetes tipo 2
Idade ³ 45 anos Obesidade (IMC ³ 30 kg/m2) Histórico familiar de diabetes (parente de primeiro grau) Sedentarismo. Raça/etnia (por exemplo, afro-americanos, hispano-americanos, americanos nativos e americano-asiáticos, islandeses do Pacífico) Histórico de diabetes gestacional ou recém-nascido com peso > 4 kg Hipertensão (³ 140/90 mmHg em adultos) Colesterol alta densidade (HDL-C) £ 35 mg/dl e/ou triglicérides ³ 250 mg/dl Síndrome do ovário policístico Histórico de doença vascular IMC= índice de massa corporal > 30

38 Controle seu peso e seja mais saudável.
“Tola é a pessoa que continua fazendo a mesma coisa e espera resultados diferentes.” (Albert Einstein) Controle seu peso e seja mais saudável.

39


Carregar ppt "Entendendo o Diabetes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google