A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Panorama da Educação Brasileira nos últimos dez anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Panorama da Educação Brasileira nos últimos dez anos"— Transcrição da apresentação:

1 Panorama da Educação Brasileira nos últimos dez anos
Eduardo Chaves

2 E com Rubem Alves aprendemos também a pensar e a falar aos saltos...
“Nos últimos anos, aprendemos, com a Internet, a ler aos saltos, feito pulgas” E com Rubem Alves aprendemos também a pensar e a falar aos saltos...

3 Responsabilidade pela educação
Antes: só de duas parcelas da sociedade: Governo Família De toda a sociedade População em geral (Família, Igreja, Comunidade, etc) Governos Organismos Internacionais ONGs Empresas

4 Ambientes de aprendizagem
Nos últimos anos constatamos: A junção ou até mesmo a fusão de ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais, em virtude da ubiquidade da tecnologia A redução das diferenças entre a aprendizagem formal e a informal

5 Conceito de aprendizagem
Ficar ciente Tomar conhecimento de algo, ser informado de algo, obter informações acerca de algo Aprender Tornar-se capaz de fazer aquilo que não se conseguia fazer antes (adaptado de Peter Senge)

6 John Bransford

7 Como Ficar Ciente? Ouvindo Vendo Lendo

8 Ensino Mistura de atividades em que o professor fala e representa e os alunos ouvem e veem, e, depois, suplementam o que ouviram/viram com a leitura de textos (geralmente indicados pelo professor) Na melhor das hipóteses o resultado do ensino é que os alunos se tornam bem informados (ficam “mentalmente obesos” [R. Alves], com a “cabeça cheia” [E. Morin], constipados com informação)

9 Como Aprender? Observando alguém fazer alguma coisa
Querendo fazer essa coisa Tentando fazer (e em geral não conseguindo) Recebendo ajuda, apoio, incentivo pelo que fez Tentando fazer de novo Conseguindo fazer Procurando aperfeiçoar seu fazer até alcançar o nível de competência desejado

10 Moral da História Aprende-se fazendo
É procurando fazer que se chega ao saber fazer E é procurando fazer cada vez melhor aquilo que se sabe fazer que se chega à competência

11 Aprende-se fazendo o quê?
Qualquer coisa que seja de interesse Brincando (“Hard Fun”: Torneios de robótica, video games, etc.) Trabalhando Em contextos de Educação Formal Educação Não Formal

12 Aprende-se o que, fazendo coisas?
Rubem Alves: O objetivo da educação é equipar- nos com duas caixinhas Caixinha de ferramentas Caixinha de brinquedos Edgar Morin: O objetivo da educação é ajudar-nos a ver o mundo em prosa e em poesia Nossas ferramentas nos ajudam a viver (prosa); mas nossos brinquedos nos dão uma razão para querer viver (poesia)

13 Hugo Assmann É necessário integrar contextos cognitivos e contextos vitais, a aprendizagem e a vida Só assim seremos capazes de “reencantar a educação”

14 Responsabilidade pela aprendizagem
Em última instância, a responsabilidade é de quem aprende Mas o ser humano vive um bom período em que não é capaz de assumir responsabilidade pelos seus atos e pelo seu destino Assim, por um bom alguém se responsabiliza por suas ações E mesmo depois, a aprendizagem não se dá sem o concurso de outras pessoas

15

16

17

18

19 Bill Gates (Nascido 1955 / Microsoft 1975)
Mark Zuckerberg (Nascido 1984 / Facebook 2004) Bill Gates (Nascido 1955 / Microsoft 1975)

20 Bill Gates e Mark Zuckerberg
Eles tiveram ideias – ideias revolucionárias Como eles vieram a ter essas ideias? Onde e como descobriram o jeito de transformar essas ideias em realidade?

21 Será que foi aqui e assim?

22 Anúncio do primeiro microcomputador comercializado: o Altair 8800, vendido em kit
Foi esse anúncio que fez Bill Gates abandonar Harvard e se mudar para o Novo México, para fundar a Microsoft em 1975

23 Bill Gates Milhares de pessoas viram e leram o anúncio
Apenas Gates enxergou nele uma oportunidade Aprender a ler o que está escrito é relativamente fácil. Aprender a ler aquilo que não está escrito, é muito mais difícil... Mas é isso que é esperado de uma educação de qualidade hoje... Temos de preparar nossos alunos, hoje, para um mundo cujos contornos desconhecemos

24 Seymour Papert (adaptado)
“No dia de hoje não basta que os alunos aprendam bem o que a escola lhes ensina e consigam aplicar esse aprendizado no mundo do trabalho. Hoje se espera que os alunos consigam fazer coisas na vida que nunca lhes foram ensinadas, na escola ou fora dela.”

25 “A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo”
Alan Kay “A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo”

26 Robert Kennedy “Alguns olham ao que está aí e perguntam: ´Por quê?´ Outros sonham com o que não está aí e perguntam: ´Por que não?´” Como se inventa o futuro? Visão (ver o que não está aí) Autonomia Motivação Competência

27 Carlos Alberto Sicupira
“O que uma pessoa tem de saber? Não tem de saber nada. As pessoas valem pelo que elas são capazes de fazer, e não por aquilo que elas conhecem. Algumas pessoas sabem de tudo, mas não conseguem transformar isso em nada”. Foco Autonomia para imaginar Saber fazer  competência

28 O Foco da Educação Hoje Na Escola: Na Vida: Aprender a Fazer 
Aprender Fazendo (através de Projetos) Desenvolver Competências Na Vida: Saber Fazer  Competência na Ação Ação eficaz na solução de problemas (em especial os que ninguém sabe, hoje, como solucionar)

29 Um Pensamento com Muitos Donos
“Insanidade: Fazer a mesma coisa, do mesmo jeito, e esperar que os resultados sejam diferentes”. (Pensamento atribuído a Benjamin Franklin, Albert Einstein, Rita Mae Brown, Rudyard Kipling, provérbio chinês, etc.)

30 Uma Nova Educação Voltada para o Desenvolvimento Humano do Indivíduo
Incompetência  Competência Dependência  Autonomia Irresponsabilidade  Responsabilidade Resultado: Seres humanos capazes livres e autônomos que são capazes de resolver problemas individuais e sociais de forma competente e responsável

31 Uma Nova Aprendizagem Focada no tornar o ser humano capaz de fazer aquilo que ele não consegue fazer hoje para dar sentido à sua vida e resolver os problemas do planeta que hoje parecem insolúveis Ela vai ser Ativa Interativa Colaborativa “Virtualativa”

32 Eduardo Chaves eduardo@chaves.co
Obrigado! Eduardo Chaves


Carregar ppt "Panorama da Educação Brasileira nos últimos dez anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google