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Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação

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Apresentação em tema: "Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação
Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS

2 Referências BAEZA-YATES, Ricardo e RIBEIRO-NETO, Berthier. Modern Information Retrieval. 1ª edição, New York: ACM Press, 1999, capítulo 1.

3 O que é Recuperação de Informação?
Coleta, armazenamento, organização, representação e fácil acesso a itens de informação; relevantes à necessidade de informação do usuário.

4 O Processo de Recuperação de Informação
necessidade de informação off-line on-line consulta Coleta Operações sobre a consulta Busca Ordenação Coleção Indexação Índice Operações sobre o texto documento documentos recuperados e ranqueados * Figura adaptada de BAEZA-YATES & RIBEIRO-NETO

5 Recuperação de Dados x Recuperação de Informação
recuperação de itens de informação que possuem os termos da consulta e atendem todas as suas restrições; um item de informação recuperado precisa satisfazer perfeitamente a consulta formulada; não necessariamente a necessidade de informação do usuário. Um único item de informação recuperado incorretamente; indica falha do processo de recuperação de dados. Dados estruturados. Possibilidades limitadas de consultas. Sistema de recuperação de dados: Banco de dados.

6 Recuperação de Dados x Recuperação de Informação
recuperação de itens de informação relacionados a um determinado assunto; que não necessariamente satisfazem a consulta especificada. Recuperação de itens de informação possivelmente relevantes para a necessidade de informação do usuário; mínimo de itens de informação não relevantes. Recuperação de alguns itens de informação não relevantes é aceitável. Itens de informação recuperados são ranqueados. Dados não estruturados. Exemplos: artigos científicos; publicações de grande circulação; Web.

7 Formas de Acesso à Informação
Busca Coleção Navegação * Figura adaptada de BAEZA-YATES & RIBEIRO-NETO

8 Busca Usuário necessita traduzir sua necessidade de informação em uma consulta; na linguagem disponibilizada pelo SRI. Em geral, especifica um conjunto de palavras-chave; que indicam a semântica de sua necessidade de informação.

9 Busca

10 Navegação Usuário utiliza uma interface interativa;
para navegar pela coleção de documentos; a procura de documentos relacionados a seu interesse específico. Necessidade de informação do usuário: ampla ou indefinida. Objetivos principais não são claramente definidos no início do processo de recuperação de informação; e podem mudar durante a interação do usuário com o sistema.

11 Navegação

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13 Navegação

14 Navegação

15 Navegação

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17 Navegação

18 Navegação

19 Navegação

20 Navegação

21 Filtragem Utilização de agentes de software;
que buscam automática e permanentemente informação possivelmente relevante para o usuário. Consulta especificada pelo usuário permanece praticamente estática; enquanto novos itens de informação são adicionados ao sistema. Filtragem de informação possivelmente relevante; para a posterior inspeção do usuário.

22 Filtragem Necessidade de elaborar um perfil do usuário;
com a indicação das preferências desse usuário. Esse perfil é comparado com os novos itens de informação inseridos no sistema; com o objetivo de determinar aqueles que são potencialmente de interesse desse usuário em particular.

23 Filtragem


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