A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jocarli A. G. Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jocarli A. G. Junior."— Transcrição da apresentação:

1 Jocarli A. G. Junior

2 Introdução: Você, certamente, já percebeu que muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam falando da graça de Jesus. Além disso, o último versículo da Bíblia diz: “A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém” (Apocalipse 22.21). Os reformadores entenderam a importância da graça de Deus para o ensino bíblico sobre a salvação.

3 Introdução: Por isso, um dos lemas que vieram a definir o ensino da Reforma foi sola gratia, que é o latim para “somente pela graça”. Os reformadores sustentavam que a salvação, do começo ao fim, é o dom soberano de Deus para os indignos e não merecedores. Portanto, somos salvos somente pela graça de Deus.

4 Será que todas as pessoas boas vão para o céu?

5 Introdução: Em uma pesquisa recente no Estados Unidos, 84% dos cristãos evangélicos concordaram com a afirmação de que “quando se trata de salvação, Deus ajuda aqueles que se ajudam”. Na mesma pesquisa 49% concordaram que existem “outras maneiras” de se chegar a Deus além de Jesus Cristo somente. Entretanto, 34% dos evangélicos disseram sim à proposição de que “todas as pessoas boas vão para o céu”.

6 “Não há justo, nem um sequer,
não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3.10–12).

7 Introdução: E para que não se entenda mal, duas vezes a Bíblia diz, “nem um sequer”. Você pode não concordar com essas palavras, mas pelo menos você tem que admitir que o apóstolo Paulo é claro em sua acusação contra a humanidade. Aqui está a verdade simples: A menos que você reconheça a sua verdadeira condição, você nunca entenderá a graça de Deus.

8 I. O que significa Sola Gratia?
Graça significa, em primeiro lugar, que a salvação começa com Deus, e não com o homem (Ef 1.4; Jo ). Graça significa, em segundo lugar, que “devemos tudo a Deus”. Deus fez tudo por amor. Na verdade, nossa salvação é um grande presente de Deus (Ef 2.8). Mas e se alguém perguntar: “Não tenho um papel a desempenhar?” “Qual é a minha parte na salvação?”

9 I. O que significa Sola Gratia?
O pregador americano Harry Ironside, em um de seus sermões falou sobre um homem que durante o culto deu um testemunho de como Deus foi gracioso em salvar a sua vida. No final, um amigo perguntou: “Você falou muito sobre a parte de Deus na sua salvação. Por que você não disse nada sobre a sua parte?” O homem parou por um momento, e disse: “A minha parte foi correr para longe de Deus o mais rápido que pude. Continuei correndo até que ele finalmente me alcançou”.

10 A graça nos ensina que a nossa única “parte” na salvação é pecar e fugir de Deus. Ele faz o resto.

11 II. Qual é a verdadeira condição humana?
Observe o que diz as escrituras sobre a verdadeira condição humana. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1). “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4).

12 II. Qual é a verdadeira condição humana?
“Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5) “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9) “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10)

13 II. Qual é a verdadeira condição humana?
“Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal” (Jr 13.23)

14 II. Qual é a verdadeira condição humana?
Em suma, sem Jesus nós éramos pecadores... perdidos... indefesos... sem esperança... condenados! Se Deus não fizesse alguma coisa para nos ajudar, estaríamos em apuros. Esta é a verdadeira condição de cada homem e de cada mulher nascida no planeta Terra (Ef 2.4-5).

15 II. Qual é a verdadeira condição humana?
O doutor Martyn Lloyd-Jones conta a história de Philip Henry, o pai do comentarista Matthew Henry. Ele e uma jovem senhorita ficaram apaixonados. Porém, ela pertencia a uma classe elevada da sociedade, embora ele fosse cristão, os pais dela viram a disparidade de status social como um obstáculo para o casamento. “Este homem Philip Henry”, eles disseram, “de onde ele veio?” A esta pergunta à futura Srª. Henry deu uma resposta imortal: “Eu não sei de onde ele veio, mas eu sei para onde ele vai”.

16 II. Qual é a verdadeira condição humana?
Nas Sagradas Escrituras o valor de uma pessoa não é determinado pelo seu passado (todos nós somos pecadores salvos pela graça somente), mas para onde vamos – para o nosso futuro. O nosso destino é a glória! “E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2.6).

17 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Há quatro implicações da maravilhosa graça de Deus. Primeiro, ela destrói toda a autoconfiança humana. No mais profundo sentido bíblico não existe tal coisa como “autoestima” ou “autoconfiança”. Em vez disso, a Bíblia nos ensina a ter “Deus-estima” e “Deus-confiança”. Além de Deus, não há terra firme para a autoestima e autoconfiança. Fora de Jesus não há esperança e, portanto, nenhum motivo para autoconfiança duradoura. O resto do terreno é areia movediça.

18 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Em segundo lugar, a graça de Deus nos livra de ter que ganhar o favor de Deus. Porque Deus é misericordioso, não temos que fazer as coisas, simplesmente para conquistar o coração de Deus. Isso nos liberta do ciclo interminável de fazer mais e mais coisas, simplesmente porque esperamos agradar a Deus. Graça significa que Deus nos ama eternamente e derramou a Sua bondade sobre nós.

19 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Em terceiro lugar, a graça nos permite servir a Deus sem medo. Muitas vezes nos perguntamos se estamos orando bastante, testemunhando o suficiente, servindo o suficiente para fazer Deus feliz. A resposta, claro, é não, nós não estamos fazendo o suficiente, por isso colocar-se em um padrão de desempenho nunca pode fazê-lo feliz. Por outro lado, se você entender que Deus nos aceita com base no que Jesus Cristo fez, então você pode descansar, porque você sabe que Deus está satisfeito.

20 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Em quarto lugar, a graça nos liberta do “peso” de tentar converter os outros. Às vezes, em nosso zelo, achamos que a salvação de alguém depende de nós e não de Deus. Nosso trabalho é tornar a mensagem clara e simples. E o trabalho de Deus é salvar o que estava perdido. Nós não “salvamos” as pessoas, Deus salva! Ninguém pode ser salvo sem a graça de Deus. Nossa salvação depende inteiramente de Deus! Isto é o que sola gratia realmente significa.

21 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Efésios 2.8 nos diz que: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Graça significa que Deus fez tudo por amor (Ef 1.5). A salvação não tem sua fonte no homem (“não vem de vós”), pelo contrário, sua fonte está na graça de Deus, “é dom de Deus”. Até mesmo a fé é um dom de Deus!

22 “Deus cria a fé no coração humano
Martinho Lutero acertadamente declarou: “Deus cria a fé no coração humano da mesma forma que Ele criou o mundo. Ele não encontrou nada e criou alguma coisa”.

23 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Quando uma pessoa se afoga e deixa de respirar, não há nada que ela possa fazer. Se a pessoa volta a respirar, é porque alguém forçou a sua respiração. De forma semelhante, uma pessoa que está espiritualmente morta não pode sequer tomar uma decisão de fé, ao menos que Deus em primeiro lugar sopre sobre ela o fôlego da vida espiritual. “Fé é simplesmente respirar o ar que abastece a graça de Deus” (John Stott).

24 III. Que diferença faz Sola Gratia?
Ao ressuscitar e exaltar a Cristo, o Altíssimo demonstrou “a suprema grandeza do seu poder” (Ef ); Mas ao nos ressuscitar, Ele demonstrou “a suprema riqueza da Sua graça” (Ef 2.7); e continuará assim por toda a eternidade.

25 Conclusão: Com base somente na Bíblia (Sola Scriptura) Sabemos que a nossa salvação está em Cristo somente (Solo Christus) pela graça somente (Sola Gratia) através da fé (Sola Fide). Desde a queda do homem no jardim do Édem, quando o Senhor procurou Adão e Eva, e disse: “Onde estás?” (Gn 3.8-9), a busca não cessou. Deus continua procurando pecadores. O profeta Ezequiel declara que Deus é como um pastor: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar... A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer...” (Ez ).

26 Conclusão: Como o pastor que procura suas ovelhas perdidas para salvá-las do perigo, o Deus Eterno vai ao encontro daqueles que estão perdidos e em grave perigo. De fato, “O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc ). Isso significa que nenhuma pessoa está além do alcance da salvação. Não importa se você é alto ou baixo, não importa os pecados que você tenha cometido, quando alguém se encontra com Jesus, sua vida é transformada.

27 Conclusão: Ele já encontrou você?
A boa notícia do Evangelho é que Jesus ainda, hoje, está buscando os perdidos e desejando salvá-los. Isso é graça! Ele já encontrou você?


Carregar ppt "Jocarli A. G. Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google