A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos dos Esportes de Aventura.

Cópias: 1
Atividades e Esportes de Aventura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos dos Esportes de Aventura."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos dos Esportes de Aventura

2 Particularidades do curso
Como surgiu... Vivência Estímulo Oportunidade Determinação Dificuldades Preconceito Barreiras Teóricas Corpo Docente Cronograma Particularidades do curso Englobar áreas distintas Viagens Segurança Repercussão

3

4

5

6

7

8

9 OS CEGOS E O ELEFANTE (História do Folclore Hindu) Numa cidade da Índia viviam sete sábios cegos. Como os seus conselhos eram sempre excelentes, todas as pessoas que tinham problemas recorriam à sua ajuda. Embora fossem amigos, havia uma certa rivalidade entre eles que, de vez em quando, discutiam sobre  qual seria o mais sábio. Certa noite, depois de muito conversarem acerca da verdade da vida e não chegarem a um acordo, o sétimo sábio ficou tão aborrecido que resolveu ir morar sozinho numa caverna da montanha. Disse aos companheiros:

10 Somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor que as outras pessoas a verdade da vida. E, em vez de aconselhar os necessitados, vocês ficam aí discutindo como se quisessem ganhar uma competição. Não aguento mais! Vou-me embora. No dia seguinte, chegou à cidade um comerciante montado num enorme elefante. Os cegos nunca tinham tocado nesse animal e correram para a rua ao encontro dele.

11 O primeiro sábio apalpou a barriga do animal e declarou:
- Trata-se de um ser gigantesco e muito forte! Posso tocar nos seus músculos e eles não se movem; parecem paredes... Que palermice! - disse o segundo sábio, tocando nas presas do elefante. - Este animal é pontiagudo como uma lança, uma arma de guerra...

12 Ambos se enganam - retorquiu o terceiro sábio, que apertava a tromba do elefante.
Este animal é idêntico a uma serpente! Mas não morde, porque não tem dentes na boca. É uma cobra mansa e macia... Vocês estão totalmente alucinados! - gritou o quarto sábio, que mexia nas orelhas do elefante. Este animal não se parece com nenhum outro. Os seus movimentos são bamboleantes, como se o seu corpo fosse uma enorme leque ambulante...

13 Vejam só. - Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados
Vejam só! - Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados! - irritou-se o quinto sábio, tocando a pequena cauda do elefante. - Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. Posso até  pendurar-me nele. -Que nada disse o sexto sábio, tocando a mão nas pernas do elefante - Esse animal se assemelha a uma árvore, essa é a verdade.

14 E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios
E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios. Até que o sétimo sábio cego, o que agora habitava a montanha, apareceu conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante. Quando tateou os contornos do desenho, percebeu como era de fato um elefante.

15 Moral da História...

16 Todos os sábios estavam certos e errados ao mesmo tempo.
- É assim que os homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas numa parte, pensam que é o todo, e continuam tolos!

17 Educação Física:

18 Educação Física:

19 Educação Física:

20 Aspectos Profissionais – Aspectos Fisiológicos –Aspectos Psicológicos – Aspectos Pedagógicos - Aspectos Sociais – Aspectos Nutricionais – Lazer e Competição Educação Física Turismo Biologia (Ecologia) Praticante Administrador Geografia – História Fotógrafos

21 Faculdades de Educação Física – Disciplina “Aventura”
Atividades de Aventura na Escola Esportes de Aventura Pedagogia das Atividades Físicas de Aventura Pedagogia das Atividades Físicas de Aventura e Natureza Atividades Alternativas Esportes Alternativos Atividades Contemporâneas Surf Esportes Radicais Atividades Radicais e de Aventura Fundamentos dos Esportes de Aventura Esportes Regionais e de Aventura Modalidades Alternativas *Cursos situados em um raio de 100 kms de S.Paulo. Julho/2009

22 Objetivos – Especialização
Aproximar o conteúdo das atividades de aventura do profissional de Educação Física. Contribuir para o desenvolvimento científico da temática “Aventura”. Multiplicar os conhecimentos referentes ao meio natural e promover a reaproximação do ser humano a ele. Capacitar o profissional a trabalhar os conteúdos da aventura em seus vários aspectos. Diminuir o preconceito relacionado às atividades de aventura inserindo-as na escola, clubes, empresas e demais instituições, adaptando-as para várias faixas etárias.

23 MÍDIA: Sucesso Coragem Risco superado Heroismo Exclusividade Dinheiro

24 Você conhece??? Bob Burnquist – Campeão Mundial 2008 – Skate Vertical

25 Você conhece??? Guilherme Tâmega – Hexacampeão Mundial – Bodyboard

26 Você conhece??? Equipe Alaya Bozo d´Água - Bicampeã Mundial – Rafting

27 Você conhece??? Pepê - Campeão Mundial 1981 – Asa Delta

28 Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line
Você conhece??? Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line

29 Você conhece??? Sandro “Mineirinho” Dias – Pentacampeão Mundial – Skate Vertical

30 Você conhece??? Glenda Koslowski – Tetracampeã Mundial – Body Board

31 Toda atividade esportiva deve originar emoção, prazer e satisfação tanto no praticante quanto no espectador (Cantorani e Pilatti, 2005)

32

33

34

35 E-mail: lucianoaventura@uol.com.br
“Pós Esportes de Aventura” Artigos, Dissertações, Teses, e outros trabalhos sobre as atividades de aventura estão no nosso site:


Carregar ppt "Fundamentos dos Esportes de Aventura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google