A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luciano Andrade Bernardes

Cópias: 1
Esportes de Aventura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luciano Andrade Bernardes"— Transcrição da apresentação:

1 Luciano Andrade Bernardes
Currículo Luciano Andrade Bernardes Graduado em Odontologia – UCCB –1991 Graduado em Educação Física – FIG-UNIMESP – 1995 Graduando em Direito – FIG-UNIMESP (4º Semestre) Especialista em Atividades e Esportes de Aventura – UniFMU – 2010 Mestre em Ciências da Saúde (Ênfase em Motricidade Humana ) – UnG – 2002 1º Tenente-Dentista R/2 – Exército Brasileiro Cirurgião Dentista de Prefeitura Municipal de Guarulhos vinculado à Secretaria de Esportes (desde 1999) Docente nas Disciplinas de Anatomia Humana e Esportes de Aventura – FIG-UNIMESP (desde 1997) Coordenador e Docente – Pós Graduação em Atividades e Esportes de Aventura – UniFMU (Desde 2009) Docente – Pós Graduação - Univ. Gama Filho (Disciplina – Anatomia Humana) Praticante de Enduro a Pé (Trekking de Regularidade) desde 2000 – Tetracampeão Paulista ( ) e Vice campeão Brasileiro (08) Vice-Presidente da Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking –FEPEP ( ) Sócio-Proprietário e Diretor Técnico – Total Aventura ( )

2 E-mail: lucianoaventura@uol.com.br
“Pós Esportes de Aventura” Artigos, Dissertações, Teses, e outros trabalhos sobre as atividades de aventura estão no nosso site:

3 OS CEGOS E O ELEFANTE (História do Folclore Hindu) Numa cidade da Índia viviam sete sábios cegos. Como os seus conselhos eram sempre excelentes, todas as pessoas que tinham problemas recorriam à sua ajuda. Embora fossem amigos, havia uma certa rivalidade entre eles que, de vez em quando, discutiam sobre  qual seria o mais sábio. Certa noite, depois de muito conversarem acerca da verdade da vida e não chegarem a um acordo, o sétimo sábio ficou tão aborrecido que resolveu ir morar sozinho numa caverna da montanha. Disse aos companheiros:

4 Somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor que as outras pessoas a verdade da vida. E, em vez de aconselhar os necessitados, vocês ficam aí discutindo como se quisessem ganhar uma competição. Não aguento mais! Vou-me embora. No dia seguinte, chegou à cidade um comerciante montado num enorme elefante. Os cegos nunca tinham tocado nesse animal e correram para a rua ao encontro dele.

5 O primeiro sábio apalpou a barriga do animal e declarou:
- Trata-se de um ser gigantesco e muito forte! Posso tocar nos seus músculos e eles não se movem; parecem paredes... Que palermice! - disse o segundo sábio, tocando nas presas do elefante. - Este animal é pontiagudo como uma lança, uma arma de guerra...

6 Ambos se enganam - retorquiu o terceiro sábio, que apertava a tromba do elefante.
Este animal é idêntico a uma serpente! Mas não morde, porque não tem dentes na boca. É uma cobra mansa e macia... Vocês estão totalmente alucinados! - gritou o quarto sábio, que mexia nas orelhas do elefante. Este animal não se parece com nenhum outro. Os seus movimentos são bamboleantes, como se o seu corpo fosse uma enorme leque ambulante...

7 Vejam só. - Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados
Vejam só! - Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados! - irritou-se o quinto sábio, tocando a pequena cauda do elefante. - Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. Posso até  pendurar-me nele. -Que nada disse o sexto sábio, tocando a mão nas pernas do elefante - Esse animal se assemelha a uma árvore, essa é a verdade.

8 E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios
E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios. Até que o sétimo sábio cego, o que agora habitava a montanha, apareceu conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante. Quando tateou os contornos do desenho, percebeu como era de fato um elefante.

9 Moral da História...

10 Todos os sábios estavam certos e errados ao mesmo tempo.
- É assim que os homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas numa parte, pensam que é o todo, e continuam tolos!

11 Educação Física:

12 Educação Física:

13

14 Faculdades de Educação Física – Disciplina “Aventura”
Atividades de Aventura na Escola Esportes de Aventura Pedagogia das Atividades Físicas de Aventura Pedagogia das Atividades Físicas de Aventura e Natureza Atividades Alternativas Esportes Alternativos Atividades Contemporâneas Surf Esportes Radicais Atividades Radicais e de Aventura Fundamentos dos Esportes de Aventura Esportes Regionais e de Aventura Modalidades Alternativas *Cursos situados em um raio de 100 kms de S.Paulo. Julho/2009

15 MÍDIA: Sucesso Coragem Risco superado Heroismo Exclusividade Dinheiro

16 Você conhece??? Bob Burnquist – Campeão Mundial 2008 – Skate Vertical

17 Você conhece??? Guilherme Tâmega – Hexacampeão Mundial – Bodyboard

18 Você conhece??? Equipe Alaya Bozo d´Água - Bicampeã Mundial – Rafting

19 Você conhece??? Pepê - Campeão Mundial 1981 – Asa Delta

20 Você conhece???

21 Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line
Você conhece??? Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line

22 Você conhece??? Sandro “Mineirinho” Dias – Pentacampeão Mundial – Skate Vertical

23 Você conhece??? Glenda Koslowski – Tetracampeã Mundial – Body Board

24 Toda atividade esportiva deve originar emoção, prazer e satisfação tanto no praticante quanto no espectador (Cantorani e Pilatti, 2005)

25

26

27

28 Faça uma lista com todos os “Esportes de Aventura” que conhece!
5 minutos

29 Esportes Radicais? Esportes de Aventura? Esportes de Ação? Esportes Ecológicos? Esportes Californianos? Atividades de Aventura? Treinamentos Experienciais? Práticas Corporais de Aventura? Atividades Outdoor? Atividades Experienciais? Novos Esportes? Esportes Extremos? Esportes Selvagens?

30 O que é Jogo e o que é Esporte?
Qual a diferença?

31 Esporte: Tem regras formais, que são estipuladas por confederações internacionais de cada modalidade, dando a elas o caráter de universal. As regras são claras e até mesmo as sinalizações de arbitragem são padronizadas. Não há ludicidade, podendo existir até o profissionalismo.

32 Jogo: Tem regras, porém não formalizadas (“Quem está no jogo, faz o jogo”). Pode variar de região para região e tem características lúdicas. Segundo Huizinga (1938), o jogo é uma atividade livre, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira imensa e total. É praticada dentro de limites especiais e temporais próprios, segundo uma certa ordem e certas regras. HUIZINGA,J. Homo Ludens. 1938

33 Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) :
Esportes Radicais: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas a partir de sensações e de emoções, sob condições de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo. Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

34 Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) :
Esportes de Aventura: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, neve, água, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

35 Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN)
Segundo Javier Betrán Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN) Ar Água Terra

36 DE ONDE VEM A ATRAÇÃO PELAS ATIVIDADES DE AVENTURA?

37 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958)
Agôn (Competição) Alea (Chance) Mimicry (Simulação) Ilinx (Vertigem)

38 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958)
Paidia: Algazarra, Riso solto, agitação (Crianças) Ludus: Regras, técnicas, equipamentos (Adultos)

39 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS AGÔN (Competição)
Ludus Paidia

40 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Ilinx (Vertigem)
Ludus Paidia

41

42 RISCO / EMOÇÃO A X B X C

43 VERTIGEM – RISCO - AVENTURA
Serotonina: Neurotransmissor secretado pelos neurônios, é responsável pela sensação de prazer, tem funções antidepressivas. Dopamina: Neurotransmissor responsável pela sensação de energia, satisfação e prazer. Produzida na base do cérebro é responsável pelo mecanismo do vício. Endorfina: Neurotransmissor que age como analgésico natural do nosso corpo, além das sensações de relaxamento, bem estar e euforia. Adrenalina: Hormônio secretado pelas Glândulas Supra Renais, liberado em casos de situações de risco. Prepara o organismo para a luta.

44

45 Também liberam as mesmas substâncias...

46 Surfe Zagui, R., 2010

47 Mergulho Zagui, R., 2010

48 Escalada / Rapel Zagui, R., 2010

49 Inserindo as Atividades de Aventura na Educação Física
Academias Acantonamentos Clubes Competições Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

50 Arvorismo / Rapel / Tirolesa
Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

51 Slackline Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios
Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades Slackline

52 Escalada Indoor Acantonamentos Clubes Competição Escolas
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

53 Boudering Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis
Universidades Boudering

54 Enduro a Pé Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

55 Trekking / Hiking Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos
Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

56 Corrida de Orientação / Aventura
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

57 Atividades em Bicicleta
Academias Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Universidades

58 Grassboard Acantonamentos Escolas Eventos Públicos Hotéis

59 Street Luge / Rolimã Acantonamentos Escolas Eventos Públicos Hotéis

60 Skate Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

61 Parkour Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis
Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

62 Patins Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

63 Surfe Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

64 Stand Up Surf Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis
Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

65 Mergulho Acantonamentos Clubes Escolas Hotéis Navios Universidades
Academias Acantonamentos Clubes Escolas Hotéis Navios Universidades

66 Canoagem Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos
Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades Canoagem


Carregar ppt "Luciano Andrade Bernardes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google