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Código Deontológico.

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Apresentação em tema: "Código Deontológico."— Transcrição da apresentação:

1 Código Deontológico

2 Deontologia Deontologia foi introduzida em 1834 por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da ética cujo objecto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. A deontologia fundamenta-se em dois conceitos que lhe dão sustentação: a razão prática e a liberdade. Agir por dever é o modo de conferir à acção o valor moral, por sua vez a perfeição moral só pode ser atingida por uma vontade livre.

3 O que é a ética? Ética é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca… (Vanderlei Barros Rosas) A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de carácter.    

4 O que é ser ético? Ser Ético é proceder bem, sem prejudicar os outros, é estar tranquilo com a consciência pessoal. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir os erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde, ou seja, é ter a consciência " limpa".

5 O que é a ética profissional?
Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito pois a ética não estabelece regras concretas. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. Ás vezes as propostas da  ética podem parecer justas ou injustas.

6 Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Os jovens quando escolhem a sua carreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e valores. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional.

7 Como ser um profissional ético?
Um profissional ético tem de ser bom, correcto, justo e adequado. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais. Eis algumas das principais: 1.  Ser honesto em qualquer situação - é a virtude dos negócios; 2.  Ter coragem para assumir as decisões - mesmo que seja contra a opinião alheia; 3.  Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer para depois julgar as pessoas; 4.  Ser íntegro - agir de acordo com seus princípios; 5.  Ser humilde - só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.

8 Capitulo I EM RELAÇÃO A SI PRÓPRIA E ÀS SUAS FUNÇÕES
Código Deontológico Capitulo I EM RELAÇÃO A SI PRÓPRIA E ÀS SUAS FUNÇÕES Artigo 1º Avaliar a sua competência e limitações, recorrendo, sempre que necessário, a conselho e apoio apropriados e qualificados. Artigo 2º Aproveitar todas as oportunidades razoáveis para melhorar a sua capacidade, competência e comportamento profissionais, não descurando a cultura geral, o desenvolvimento da personalidade e o fortalecimento do carácter através de contactos e apoios apropriados e qualificados e do aproveitamento de acções de formação, reciclagem e aperfeiçoamento profissional. Artigo 3º Não aceitar cargo ou tarefa que sinta não poder conscientemente assumir ou desempenhar.

9 Artigo 4º Assumir integralmente a responsabilidade das suas decisões e acções, de modo a inspirar completa confiança a todos os membros da equipa em que se integra prestando contas dos seus actos em bases preestabelecidas e aceitando as suas consequências. Artigo 5º Utilizar devidamente, com discernimento e com legítimo sentido de produtividade, os seus conhecimentos, a sua experiência e os meios e recursos postos à sua disposição. Artigo 6º Tomar em consideração, na prossecução das suas legítimas ambições profissionais, os interesses dos outros, da Empresa ou Organismo e os da Sociedade em geral.

10 Artigo 7º Comportar-se e pronunciar-se com veracidade e sensatez, não se envolvendo em actos que possam afectar a sua imagem pessoal ou a imagem da Secretária Profissional. Artigo 8º Manter o sigilo profissional em relação a todos os domínios considerados reservados ou confidenciais. Artigo 9º Privilegiar a lealdade à organização, o sigilo profissional, a assiduidade, a disciplina e a produtividade, como valores fundamentais para o estabelecimento e a manutenção de sãs relações no trabalho. Artigo 10º Não utilizar de forma abusiva ou em benefício próprio o poder inerente à sua posição na Empresa ou Organismo em que trabalha.

11 CAPÍTULO II EM RELAÇÃO AOS COLEGAS DE TRABALHO
Artigo 11º Contribuir para que todos os colegas de trabalho estejam conscientes dos seus direitos e deveres, em relação a si próprios, aos outros e à Empresa ou Organismo, promovendo o respeito pela dignidade da pessoa humana em todas as circunstâncias em que o possa fazer. Artigo 12º Encorajar e contribuir de forma activa para a valorização pessoal e profissional dos colegas de trabalho, prestando orientação, auxílio e conselho, sempre que pressinta audiência para tal e esteja ao seu alcance fazê-lo. Artigo 13º Transmitir activamente e em especial pelo exemplo as formas de comportamento e as técnicas de trabalho às colegas Secretárias principiantes.

12 Artigo 14º Dedicar a atenção devida às condições e ao ambiente de trabalho que possam afectar a saúde, segurança, bem estar psicológico e fisiológico, e eficácia no trabalho. Artigo 15º Comunicar e transmitir com a maior clareza e objectividade em todos os sentidos: ascendente, descendente e horizontal. Promover boas relações de trabalho e actuar por forma a minimizar os mal entendidos. Artigo 16º Tomar em consideração, sempre que seja devido e lhe incumba, ideias, sugestões, problemas e necessidades dos outros. Artigo 17º Promover o exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho, o desenvolvimento da personalidade, a formação do carácter, o sentido da eficiência e da autodisciplina, nas relações de trabalho.

13 CAPÍTULO III EM RELAÇÃO À EMPRESA OU ORGANISMO EM QUE TRABALHA
Artigo 18º Empenhar lealmente o melhor da sua competência, experiência e capacidade na prossecução dos objectivos da Empresa ou Organismo e na promoção do seu desenvolvimento e da sua imagem, mediante uma actuação sensata, sistematizada e perseverante, de acordo com as políticas, orientações basilares e normas internas em vigor. Artigo 19º Não se envolver em qualquer tipo de actividade que possa pôr em risco o desempenho da sua acção profissional na Empresa ou Organismo, dando conhecimento à chefia de interesses pessoais que possam colidir explícita ou implicitamente com os interesses da Empresa ou Organismo. Artigo 20º Zelar pela correcta utilização e manutenção de instalações, equipamentos, materiais e processos à sua disposição e não utilizar esses meios ao serviço próprio a não ser de acordo com autorizações expressas.

14 Artigo 21º Agir sempre com recta intenção e discernimento de julgamento, inclusivamente em eventuais situações de conflitos de interesses decorrentes do facto de ser membro de uma associação profissional, particularmente da ASP. Artigo 22º Ser fiel ao compromisso explícito ou implícito de manter sigilo profissional em relação a todos os domínios considerados reservados ou confidenciais pela Empresa ou Organismo em que trabalha.

15 CAPÍTULO IV EM RELAÇÃO AOS CLIENTES E FORNECEDORES DA EMPRESA OU ORGANISMO
Artigo 23º Privilegiar a clareza e a objectividade na comunicação, de modo a preservar uma permanente relação de respeito e confiança mútuos. Artigo 24º Proporcionar igualdade de tratamento e de oportunidades e rejeitar qualquer envolvimento pessoal em medidas ou actuações que possam afectar o princípio da livre concorrência.

16 CAPÍTULO V EM RELAÇÃO À COMUNIDADE
Artigo 25º Actuar de acordo com a consciência do sentido de responsabilidade e de solidariedade sociais da Empresa ou Organismo em que trabalha, tendo sempre presente a envolvente sócio-cultural que enquadra a actividade da Secretária Profissional. Artigo 26º Contribuir para que o processo de comunicação da Empresa ou Organismo com a Comunidade seja idóneo, transparente e contínuo.

17 Artigo 27º Estar disponível para pôr ao serviço do Bem Comum a influência e os conhecimentos próprios da Secretária Profissional, promovendo o desenvolvimento na justiça e na solidariedade social. Artigo 28º Cumprir esclarecidamente a Lei e respeitar a Moral, usos e costumes legítimos vigentes no local em que se situa a Empresa ou Organismo em que trabalha.

18 CAPÍTULO VI EM RELAÇÃO À ASP
Artigo 29º Contribuir de todas as formas viáveis para o engrandecimento e o prestígio da ASP, correspondendo dentro das possibilidades às solicitações que sejam feitas pela Associação.

19 PRINCIPIOS DE CARÀCTER GERAL
Dignidade: O (a) secretário (a) deve-se abster de qualquer comportamento que pressuponha infracção ou descrédito e desempenhar o exercício da sua profissão com honra e dignidade; Integridade: Deve agir com honradez, lealdade e boa fé; Sigilo profissional: Deve observar rigorosamente o princípio de confidencialidade nos factos e notícias que conhecer por razões ligadas ao exercício da sua profissão.

20 OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS ESPECÍFICAS
Do sigilo profissional O sigilo profissional é um direito que apoia o exercício da profissão de secretário (a), sem esquecer que existem leis que o protegem. O sigilo profissional não deve entrar em conflito com a lealdade à entidade para a qual traba­lha o (a) secretário (a), que deve corresponder à confiança que o seu superior deposita nele (a) ao con­fiar-lhe e partilhar com ele (a) informação confidencial. Por isso, deve comunicar ao seu superior qualquer informação que possa prejudicá-lo ou beneficiá-lo a ele próprio ou à entidade para a qual trabalha. Os limites desta divulgação são marcados pelo sentido de lealdade e pela integridade que conformam o perfil pessoal do (a) secretário (a).

21 Relações com os colegas
A discrição é um elemento específico nas relações externas do (a) secretário (a) é o fundamento essencial da sua capacidade de salvaguarda do sigilo profissional. O que para outros membros do colectivo podem ser leves faltas de respeito ou problemas de convivência (comentários de desprezo para com colegas, comentários ofensivos; ou duvidar publicamente da qualidade técnica de um superior), para o (a) secretário (a) é algo que está vinculado ao seu comportamento profissional. É obrigação de qualquer secretário (a) oferecer a sua colaboração a todos os seus colegas, quando a sua intervenção for necessária, para que não se produzam atrasos no trabalho e não se prejudique o funcionamento normal da entidade onde presta os seus serviços.

22 Relativamente à sua profissão
O (a) secretário (a) deve cultivar as suas capacidades e actualizar os seus conhecimentos, a fim de que o seu trabalho seja feito com o mais alto nível de rendimento. O (a) secretário (a) deve abster-se de realizar qualquer prática que possa prejudicar a reputação da sua profissão. Deve ter consciência de que representa um colectivo que tem obrigação de defender e de enaltecer. Deve fazer com que se respeite o Código Deontológico da sua profissão.

23 Fim Trabalho elaborado por: Cândida Carneiro nº4 Sara Gonçalves nº16
Susana Carneiro nº18 Tânia Silva nº21


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