A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

H1N1 Gripe Suina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "H1N1 Gripe Suina."— Transcrição da apresentação:

1 H1N1 Gripe Suina

2 O que é a gripe A ? A gripe A é uma doença infecto-contagiosa que afecta o nariz, a garganta e a árvore respiratória, provocada por um novo vírus – o vírus da gripe A(H1N1).

3 Como se transmite o vírus da gripe A?
Pessoa a pessoa, através do contacto com indivíduos doentes, desde os primeiros sintomas até cerca de 7 dias após o seu início. Através do contato das mãos com superfícies, roupas ou objetos contaminados por gotículas de saliva ou secreções nasais de uma pessoa doente, se posteriormente as mãos contaminadas entrarem em contacto com a boca, o nariz ou os olhos. Através do ar, em particular em espaços fechados e pouco ventilados, quando as pessoas doentes tossem ou espirram no interior desses espaços Nota: O vírus encontra-se presente nas gotículas de saliva ou secreções nasais das pessoas doentes O vírus pode permanecer ativo, durante várias horas, em superfícies ou objetos contaminados.

4 Quais os principais sintomas da Gripe A?

5 Quem tem risco de ter doença grave ?
Quem tem risco de ter doença grave ? Idosos > 60 anos; Crianças < 2 anos; Gestantes; Portadores de doenças crônicas. 5

6 Caracteristicas do Virus
RNA, enveloped Família: Orthomyxoviridae Tamanho: 80-200nm ou 08 – 0.12 μm (micron) in diameter Três tipos A, B, C Antígenos de Superfície H (haemaglutinina) N (neuraminidase) Credit: L. Stammard, 1995

7 Vírus da Influenza (aspectos estruturais)
Envoltório de natureza lipídica, no qual se inserem antígenos de superfície de natureza glicoprotéica : Hemaglutinina (H): Responsável pela adsorção e fusão do vírus à célula. São reconhecidas 16 diferentes tipos de H. Neuraminidase (N): Implicado na liberação do vírus da célula São reconhecidas 9 diferentes tipos de N neuraminidase hemaglutinina

8 Virus da Influenza Tipo A: Tipo C:
Associado a epidemias e pandemias Infecta humanos e animais Tipo C: Sem potencialidade epidêmica é associado a doença sub-clínica. Infecta humanos e suínos. Tipo B: Associado a surtos epidêmicos moderados. Infecta apenas humanos.

9 Influenza

10

11 Influenza (mutações)

12 Transmissão entre espécies

13 Mutação genética do vírus da gripe no porco
da gripe das aves da gripe do ser humano Vírus da gripe do porco Mutação genética do vírus da gripe no porco Vírus da gripe suína Influenza A (H1N1)

14 Pandemias do século XX 1957 – H2N2 Gripe asiática 4 milhões mortos
1968 – H3N2 Gripe Hong Kong 4 milhões mortos 1918 – H1N1 Gripe espanhola 50 milhões mortos

15 MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO
Mas sem pânico!!

16 1 - Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra
No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço. A seguir, lavar as mãos.

17 2 – Lavar frequentemente as mãos
Após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz; Após se terem utilizado transportes públicos ; Após ter frequentado locais com grande afluência de público; Antes de comer, antes e depois de preparar refeições, sempre que se utilize a casa de banho, mexa em lixo, terra, detritos ou dejectos de animais; Sempre que mexa em brinquedos ou objectos de utilização partilhada.

18 Como lavar as mãos?

19

20 Atenção!

21 3 - Evitar o contacto com outras pessoas quando se tem sintomas de Gripe

22 Fique em casa de repouso
Importante Lembrar Procurar um médico Não se automedique Fique em casa de repouso Alimente-se bem Tome bastante água

23 Atenção! Evite, sempre que possível, o contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de Gripe.

24 Obrigada

25 Esse aula foi baseada nos seguintes sites:
ppt+h1n1+filetype:ppt&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br pe:ppt&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br EJ:noticias.usp.br/arquivos/RR__8649_gripe2.ppt+gripe+suina+filetype:ppt&cd=1&hl=pt- BR&ct=clnk&gl=br %2520em%2520tempos%2520de%2520pandemia_vers%C3%A3o%25203.ppt+gripe+suina+filetype:ppt &cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


Carregar ppt "H1N1 Gripe Suina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google