A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Batismo e Simbologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Batismo e Simbologia."— Transcrição da apresentação:

1 Batismo e Simbologia

2 Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.
O Batismo existe, para que nasça em nós a vida espiritual. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

3 (Jo.3,1-5) Disse Jesus a Nicodemos: Em verdade te digo, quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá ver o Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes que tenha dito: necessário vos é nascer de novo.

4 ( (Mc.16,16) Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. e as crianças?

5 (Mt.28,19-20) Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

6 MISSÃO DO BATIZADO. Sacerdotal -todo batizado é sacerdote, isto é, deverá doar-se a favor dos irmãos.  Profético - isto é,  deverá anunciar com coragem o Evangelho e denunciar todo tipo de erro. Real – isto é, o batizado faz parte da realeza de DEUS.

7 (At.2,41) Aqueles que acolheram a palavra de Deus, foram batizados.
QUEM PODE SER BATIZADO? (At.2,41) Aqueles que acolheram a palavra de Deus, foram batizados. (At.8,36,38) Batismo do Eunuco por Filipe...

8 CONDIÇÕES PARA SER BATIZADO: Renunciar a tudo o que separa de Deus. b) Profissão de fé, que a Igreja prega desde o tempo dos apóstolos. c) Participar na vida da Igreja.

9 O profeta João Batista batizava com água e Jesus Batiza com o Espírito Santo

10 Qualquer pessoa batizada.
Quem pode batizar? Qualquer pessoa batizada. "N..., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Isso supõe a fé em Jesus Cristo, pois sem a fé o batismo não passa de uma encenação

11 Batizam validamente: as Igrejas Orientais; a Igreja Vetero-Católica;
a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evangélica Luterana do Brasil Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e a Igreja Metodista.

12 O batismo em outras Igrejas é válido se
realizado com água e na mesma fé, utilizando a fórmula trinitária. Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

13 e as crianças? ( (Mc.16,16) Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

14 A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças: Atos 2,38-39: "Disse-lhes Pedro: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'."

15 (1Tim 2, 4) o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

16 Símbolos e rituais mudaram, mas é a mesma Igreja, o mesmo povo
Símbolos e rituais mudaram, mas é a mesma Igreja, o mesmo povo. O Sábado tornou-se em Domingo, a Páscoa em Ceia, e a circuncisão em batismo. Igreja Cristã é a continuação da Igreja do Antigo Testamento

17 (Gn.17.5) De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti pai de uma
multidão de povos.

18 (Gn. 21.4). E, passados oito dias do seu nascimento, circuncidou-o, como Deus lhe tinha ordenado.

19 (Cl 2.11). Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal. (1Cor.1,59) No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.

20 Se os judeus convertidos a Cristo não podiam batizar seus filhos, era de se esperar que houvesse alguma proibição neste sentido por parte dos apóstolos, já que estavam acostumados a incluir seus filhos em todos os aspectos da religião judaica

21 (Mc 9,42) "E quem escandalizar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado ao mar" (Mc10,14).Deixai vir a mim as criancinhas.

22 (Atos 16,15) Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso. (Atos 16,33) "Tomando-os o carcereiro consigo naquela mesma noite, lavou-lhes os vergões; então logo foi batizado, ele e todos os seus." (Atos 18,8) "Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados." (1Cor.1,16) "Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro".

23 PAIS E PADRINHOS:

24 na Igreja para educar ao menos nossos filhos.
Formar-se na Igreja para educar ao menos nossos filhos.

25 Ser exemplo para os filhos. Vida religiosa

26 Porque a Igreja quer padrinhos?

27 Saber escolher os padrinhos, pessoas que sejam exemplo para os batizados.

28 Quem pode ser padrinhos?
Os maiores de 16 anos, para admitir idade inferior, somente o próprio pároco ou ministro poderão autorizar. Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrovogada ou declarada; por exemplo os que vivem maritalmente não podem ser padrinhos.  Devem ser casados na Igreja. Não pode ser o pai ou a mãe. Haja pelo menos um padrinho e uma madrinha. Padrinho e madrinha quer dizer testemunhas para sempre. Ser iniciados na vida cristã, isto é, ser batizado, crismado e feito a 1ª Comunhão.

29 (Mt.18,4; E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.

30 Ser exemplo aos pais e afilhados.

31 Auxiliar os pais na educação religiosa do afilhado.
Buscar conhecimento desde cedo.

32 Símbolos do Batismo: N o m e sal

33 (Jo.3,12) Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?

34 O Círio Pascal também é usado durante os batismos e as  exéquias, quer dizer no princípio e o término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.

35 Isto vem nos lembrar que DEUS nos conhece pelo nome
(Jo.10,3) A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Nome

36 Sinal da Cruz Lembra a graça da redenção que Cristo nos proporcionou na Cruz.

37 A água é sinal de graça (sentido pleno), isto é, purificação total. (Zc.13,1) Naquele dia jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas. (Jo.3,5) Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.

38 (Jo8, 12). “Eu sou a luz do mundo”  

39 Óleo dos Catecúmenos: (Ex
Óleo dos Catecúmenos: (Ex.30,25) Farás com tudo isso um óleo para a sagrada unção, uma mistura odorífera composta segundo a arte do perfumista. Tal será o óleo para a sagrada unção. (1 Cor.3,16) Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Aplicado no peito, como o óleo penetra na pele, Cristo penetra na vida do batizado. Óleo do Crisma: (1Sam.16,13) Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. aplicado na testa: Eram ungidos sacerdotes e reis. Agora o batizado faz parte da realeza e sacerdócio de Cristo.

40 A veste branca expressa a pureza, a VIDA NOVA que recebemos no Batismo e que agora vamos viver.  É também sinal do Espírito Santo que nos purifica, perdoa e nos santifica.

41 (Mt. 5,13) Vós sois o sal da terra
(Mt.5,13) Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. sal

42 Porque a Igreja quer padrinhos? Porque são crianças.
PAIS E PADRINHOS Porque a Igreja quer padrinhos? Porque são crianças. Porque batizamos crianças? Batismo de crianças tem escritos por Justino Mártir anos 130 DC, Irineu 180, Orígenes 230. Santo Irineu ( ) que foi discípulo de Policarpo, que era discípulo de João, afirma ter sido batizado ainda criança. Na constituição Eclesiástica de Roma, formulada por Hipólito, (215) encontramos a frase: Primeiro devemos batizar os pequenos, todos que podem falem por si mesmos, para aqueles que ainda não sabem falar, falem seus pais ou alguém que pertence a família. (Const.Ecl.XVI, 4). Baseados em que, eles afirmavam o Batismo das Crianças? At.16,15 – Batismo de Lídia, a vendedora de púrpura.. At.16,33 – Batismo do carcereiro. 1Cor. 1,16 – Batismo da família de Estéfanas. A Bíblia não fala que Jesus foi batizado por imersão, mas tem igrejas que pregam isso. O Batismo é o símbolo da Nova Aliança, antes era a circuncisão. Lc.18,16 Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Quem pede o Batismo? Os pais. Quem pede o Batismo, sempre conhece o Batismo? Quem orienta sobre o Batismo? Igreja... Fazer curso de Batismo. Quem escolhe os padrinhos? Porque escolheram este casal como padrinhos de seu filho? Você sabe se eles conhecem os fundamentos do Batismo? Qual o compromisso dos padrinhos? Orientar com conhecimento e com exemplo. Como devem ser os padrinhos? Compromisso dos pais? Orientar o filho, buscando conhecimento, com padrinhos, na Igreja. Dt.6,6-7 Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. (como ensinar se não sabe?) At.2,38-39 Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.


Carregar ppt "Batismo e Simbologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google