A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tiocompostos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tiocompostos."— Transcrição da apresentação:

1 Tiocompostos

2 O que são Tiocompostos?

3

4 Etanotiol:

5 Tiocompostos Para evitar que os olhos ardam, quando se corta cebola, costuma-se colocá-la na geladeira por meia hora, pois a redução da temperatura diminui a volatilidade do tioálcool. Também costuma colocar a cebola na água antes de cortá-la. Dessa maneira parte do tioálcool se dissolve e reage com a água; portanto, sua concentração na cebola será menor.

6

7 Os compostos sulfurados ou tiocompostos são compostos orgânicos que possuem um ou mais atomos do elemento enxofre em sua estrutura. O enxofre pertence à família 16 da tabela periódica, vindo exatamente abaixo do elemento oxigênio. Desse modo, como era de se esperar, os tiocompostos possuem características parecidas com os compostos do elemento oxigênio.

8 Os compostos sufurados em nossas vidas.
Botijões de gás: Nos botijões de gás é adicionado o mercaptana (tiól) butan-1-tiol, que confere odor ao gás, denunciando quando há vazamentos e evitando possíveis explosões e acidentes.

9 Cebolas, cebolinhas e alho: No alho, na cebola e na cebolinha existe uma substância, cuja fórmula é:

10 Ao cortar ou amassar o alho, suas enzimas transformam esta substância na alicina (estrutura abaixo), que é responsável pelo odor característico deles.

11 Defesa de animais: Outro exemplo é o 3-metilbutan-1tiol, substância presente no líquido que gamba utilizam como ’’ arma de defesa’’

12 Exemplos:

13 Propriedades físicas e químicas
Praticamente todos os Tioálcoois são muito leves, voláteis e insolúveis em água. Possuem odor característico e são facilmente percebidos, mesmo em pequenas concentrações. São reativos a Mercúrio e outros metais de alta massa molecular, formando compostos cristalinos. Os Tio éteres, por serem irritantes às mucosas, foram utilizados como gases tóxicos durante a Segunda Guerra Mundial, pois também apresentam alta volatilidade e ação sufocante. Hoje, não possuem ação comercial ou importância significativa.

14 Aplicações O etanotiol é o Tioálcool mais utilizado, e sua aplicação maior é dada na síntese de sulfonal (utilizado na produção de medicamentos hipnóticos). Dos Tiocompostos aromáticos (mercaptanas), o Tiofenol é o mais utilizado. Sua maior importância é na produção, por oxidação, de ácidos sulfínicos e sulfônicos .Assim como, é aplicado em mistura com outros gases que atravessam tubulações, para que pelo seu odor característico sejam detectados vazamentos.

15 Alunas: Ariadna, Naiara, Marlene, Solange e Patricia
Prof: Moisés 3°ano ‘’A’’


Carregar ppt "Tiocompostos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google