A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR
Gestão de Conflitos SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR

2 GESTORES REGIONAIS ROSELI TERRA MARCIO BONETTI

3 A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

4 Conteúdo : O que são os conflitos? As situações que geram conflitos
O que é a negociação? Conceitos chaves da negociação Como se prepara uma negociação Estratégias, táticas negociáveis Erros em uma negociação Estratégias na gestão de conflitos? Efeitos positivos e negativos do conflito

5 Para lidar com conflitos, é importante conhecê-los, saber qual é sua amplitude e se estamos preparados para trabalhar com eles.

6 Conflitos : Definição Interpessoal Organizacionais O que é conflito ?
Níveis Intrapessoais Interpessoal Organizacionais

7 Conflitos : Situações que geram o conflito: Indefinição das regras;
Interdependência de funções Indefinição das regras; E a maior causa de conflitos: MUDANÇAS

8 Possíveis Causas ...

9 Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal; Diferenças de personalidade: são invocadas como explicação para as desavenças tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, e reveladas no relacionamento diário através de algumas características indesejáveis na outra parte envolvida.

10 Metas diferentes: é muito comum estabelecermos e/ou recebermos metas/objetivos a serem atingidos e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos, o que nos leva à geração de tensões em busca de seu alcance; Diferenças em termos de informações e percepções: costumeiramente tendemos a obter informações e analisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referenciais, sem levar em conta que isto ocorre também como outro lado com quem temos de conversar e/ou apresentar nossas idéias, e que este outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.

11 Níveis de conflito: Discussão Debate Façanhas Imagens fixas
Loss of face (com a cara no chão)

12 Níveis de conflito: Estratégias Falta de humanidade Ataque de nervos
Ataques generalizados

13 Fases do conflitos Segundo Hunt e Osbom, o conflito desenvolve-se em cinco (5) fases: Condições antecedentes ao conflito - as “causas” do conflito. Estabelecem as condições a partir das quais os conflitos tendem a desenvolver-se. ; Conflito percebido - As partes percebem que as condições antecedentes criaram situações de diferenças ou emocionais.

14 Fases do conflitos 3.Conflito sentido - Há uma tensão que motiva as partes a tomar medidas para reduzir o sentimento de desconforto. 4. Conflito manifesto - Quando o conflito já está totalmente declarado, expresso em comportamento. 5. Resolução ou supressão - Existe a “administração” do conflito, procura de formas capazes de atender às necessidades de resolução do conflito.

15 Tipos de conflitos Conflitos internos Conflitos entre indivíduos
Conflitos entre indivíduos e grupos Conflitos entre grupos

16 Negociação : O que é ? Dia a dia Flexível e inflexível Comunicação

17 NEGOCIAÇÃO

18 Negociação : Conceitos chaves Ponto de resistência Nível de aspiração
Oferta inicial

19 Negociação : Como se prepara uma negociação: Estratégias
Acordo final próximo ao ponto de resistência abaixar o ponto de resistência Impedir o aumento do ponto de resistência Aliciar o oponente a respeito do resultado

20 Negociação : Algumas táticas Demonstração de poder Persuadir
Lisonjear o opositor Técnica de espantalho Ataques pessoais e intimidações

21 Estratégias na gestão de conflitos?
Evitar o confronto acomodação Competição/dominação compromisso colaboração

22 Gestão de conflitos : Efeitos positivos do conflito Gera motivação
Gera mudanças Efeitos negativos Hostilidade no grupo Destrói a moral do grupo

23 FIM BIBLIOGRAFIA NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE
CONFLITOS - Denise Lila Lisboa Gil 2003 Gestão de Conflitos Organizacionais - Jefferson Menezes de Oliveira 2006

24 “A mudança é a lei da vida, aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” John Kennedy


Carregar ppt "SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google