A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online"— Transcrição da apresentação:

1 O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Profª. MSc. Azenaide A. S. Vieira Profª. Carla Varela

2 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
Alguns conceitos O que é PORTFÓLIO? (FARIAS, 2003, p. 28) Trata-se de um porta-fólio; Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; Um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho; Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

3 O que é um PORTFÓLIO REFLEXIVO?
É uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva. São coleções de informações importantes vindas de diversas fontes: livros, revistas, internet, jornais, entre outros, fundamentados em anotações escolares diárias; É uma estratégia, um diário de aprendizagem onde registramos constantemente nossas descobertas; Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

4 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
QUAL O OBJETIVO? objetiva fazer uma reflexão crítica sobre o processo, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

5 Por que usar o PORTFÓLIO REFLEXIVO na educação?
Aprender a aprender; Levantar hipóteses; Buscar alternativas e soluções possíveis para resolver problemas; Levar o aluno ao universo da pesquisa; Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

6 CONTRIBUIÇÕES Traz uma abordagem CONSTRUTIVISTA de ensino (professor) e aprendizagem (aluno), com foco na APRENDIZAGEM VÍDEOS\Aprender a aprender.flv Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

7 Panorama histórico da WEB
Antes de falar de WIKI Panorama histórico da WEB Coisa para técnicos; Coisa para grandes instituições; Coisas para poucos; Relação unidirecional entre autor e seu público Eu falo, você entende Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

8 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
O que é web 2.0? Não é uma tecnologia É um conceito É uma visão de mundo É criação bidirecional de conteúdo O público passa a ser co-autor O WIKI traz um conceito de web 2.0 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

9 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
O que é WIKI? Do idioma havaiano: wiki wiki, muito rápido; Ferramenta de publicação coletiva na Internet; Colaboração + revisão + simplicidade Novo paradigma ao PORTFÓLIO REFLEXIVO Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

10 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
O maior WIKI do mundo Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

11 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
BLOG OU WIKI? BLOGS são: Cronológicos Focam o momento Mais ágeis Pessoais e opinativos WIKIS são: Referenciais e cumulativos Focados em aperfeiçoamento contínuo Enciclopédicos e neutros Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

12 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
WIKI NA EDUCAÇÃO O professor medeia, os alunos escrevem; O saber é cumulativo; está sempre em construção; nunca se esgota; Pode ser passado de uma turma a outra; O trabalho é colaborativo é por definição coletivo; tem foco; tem divisão de tarefas e responsabilidades; Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

13 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
Papel social O wiki é feito para todos; Ultrapassa a sala de aula; Pode ser uma vitrine da escola; EM SUMA Wikis in Plain English.flv Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

14 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)
WIKI EM SALA DE AULA Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

15 AGORA VAMOS POR A MÃO NA MASSA! OU MELHOR, NO WIKI
Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)


Carregar ppt "O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google