A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo enaide@seed.pr.gov.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo enaide@seed.pr.gov.br."— Transcrição da apresentação:

1 Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo

2 Itinerante 2010 NRE/Foz

3 Itinerante 2010 NRE/Foz Como encontrar ou reencontrar com o Sagrado nas diferentes tradições religiosas?

4 O que faz parte do seu ritual cotidiano?
Itinerante 2010 NRE/Foz O que faz parte do seu ritual cotidiano? O que não pode deixar de fazer antes de sair de casa, por exemplo?

5 Mas o que é um Rito Sagrado?
Itinerante 2010 NRE/Foz Mas o que é um Rito Sagrado?

6 Itinerante 2010 NRE/Foz As fortes tempestades, as catástrofes, animais ferozes, o medo, a repulsa... A consciência humana, a capacidade de pensar e tomar atitudes,

7 Itinerante 2010 NRE/Foz foi determinante para o surgimento das primeiras comunidades, dos sinais de religiosidade e consequentemente dos primeiros ritos.

8 Itinerante 2010 NRE/Foz Os ventos fortes, as tempestades
Itinerante 2010 NRE/Foz Os ventos fortes, as tempestades... Quem tinha poderes sobre a natureza? Surgem as crenças nas divindades, seres sagrados que vivem num lugar sagrado.

9 Itinerante 2010 NRE/Foz Como fazer a ligação, a comunicação com o Sagrado?

10 Itinerante 2010 NRE/Foz “Cada ser humano possui o direito de escolher a sua própria maneira de servir o sagrado e deve fazê-lo sem perseguições e/ou discriminações, com liberdade”. (Encantaria Cigana)

11 Itinerante 2010 NRE/Foz De acordo com a afirmação vemos que cada Tradição Religiosa possuí um universo simbólico religioso, composto por ritos, um conjunto de elementos que rememoram, fazem a ligação de seus seguidores com o Sagrado. O Rito é o aspecto mais característico da religião.

12 Itinerante 2010 NRE/Foz Ritos são celebrações das tradições religiosas que possibilitam um encontro interpessoal.

13 Itinerante 2010 NRE/Foz As celebrações são formadas por um conjunto de rituais, que ajudam recapitular um acontecimento sagrado anterior;

14 Itinerante 2010 NRE/Foz servem à memória e à preservação da identidade de diferentes tradições e manifestações religiosas

15 Itinerante 2010 NRE/Foz Devotos hindus rezam durante ritual no Rio Ganges em Festival Kumbh Mela, na Índia.

16 Celebração de um Bar Mitzvá no Muro das Lamentações em Jerusalém.

17 Itinerante 2010 NRE/Foz Tipologia dos ritos: Apotropaicos: Criam afastamento das forças sobrenaturais. São realizados com a finalidade de atrair proteção. Ex: defumação, incensos e bençãos.

18 Itinerante 2010 NRE/Foz . Eliminatórios: São comprovação de que já houve “manifestação” do mal. Portanto, sua função é se utilizar da divindade para “mandar o embora o mal ou o pecado”.

19 Itinerante 2010 NRE/Foz Purificação: Partem do princípio que a pessoa faltou com alguma responsabilidade com o Sagrado e precisa se libertar desta culpa ou “mancha”.

20 Repetição do drama divino: Transmissão de força sagrada:
Itinerante 2010 NRE/Foz Repetição do drama divino: Transmissão de força sagrada: Ritos ligados ao Ciclo da vida

21 Itinerante 2010 NRE/Foz Ritos de fundo sociocultural e religioso; Ritos com a conotação mística; Ritos de passagem:

22 Itinerante 2010 NRE/Foz


Carregar ppt "Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo enaide@seed.pr.gov.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google