A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Básicos e Relações Ecológicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Básicos e Relações Ecológicas"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas Prof. Waldemar Ernani Martins

2 O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.

3 Conceitos Básicos Espécie População Comunidade Fatores Abióticos
Ecossistema Biosfera Hábitat Nicho Ecológico

4 Espécie Conceito: Indivíduos morfologicamente semelhantes que são capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.

5 População Indivíduo da mesma espécie presentes em uma mesma área.
Ex.: população humana na Praça 7.

6 Comunidade Indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área.
Ex.: animais presentes em um jardim

7 Fatores Abióticos São elementos presentes na natureza que não possuem ou possuíram vida. Ex.: luz, umidade, temperatura, água, pedras, etc.

8 Ecossistema Relação que ocorre entre a comunidade e os fatores abióticos. Podem ser pequenos (cavidade bucal) ou enormes (floresta amazônica).

9 Biosfera O maior ecossistema da Terra, parte viva do planeta.

10 Habitat “Endereço” do indivíduo.
Local onde sempre podemos encontrar certa espécie. Ex.: Lombriga  intestino de crianças. Escorpião  locais desertos e cheios de pedras

11 Nicho Ecológico Papel que o indivíduo desempenha na natureza.
“Profissão” do indivíduo. Ex.:

12 Exercícios – Conceitos de Ecologia
O conjunto de todas as populações que vivem em uma mesma área constitui: Uma comunidade Uma espécie Um nicho ecológico Um ecossistema Um hábitat

13 Em um coqueiral vivem fungos, ratos, cobras e gaviões que, em conjunto, constituem:
Uma comunidade com quatro populações Uma comunidade com cinco populações Um ecossistema com quatro populações Um ecossistema com cinco populações Uma população com cinco comunidades

14 O conjunto de todos os ecossistemas forma um (a):
Hábitat Comunidade Biosfera Nicho ecológico

15 Um ecossistema caracteriza-se por:
Somente fatores abióticos Somente fatores bióticos Fatores bióticos e abióticos Apenas por comunidades Apenas por decompositores

16 CADEIA ALIMENTAR ou CADEIA TRÓFICA
Transferência de energia alimentar, a partir dos vegetais, por uma serie de organismos.

17 QUANTO À CAPACIDADE DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO
SERES AUTOTRÓFICOS ou Autótrofos. São capazes de elaborar seu próprio alimento a através da fotossíntese. São denominados organismos fotossintéticos ou fotossintetizantes. O alimento produzido é utilizado por células vivas para obter energia, fazer mais células e formar a matéria orgânica.

18 FOTOSSÍNTESE: Processo em que se aproveita a energia da luz solar para converter dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso. luz clorofila CO2 + H2O ALIMENTO + O2

19 QUANTO À CAPACIDADE DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO
SERES HETEROTRÓFICOS ou Heterótrofos São os organismos que necessitam de se alimentar de outros organismos para obter a energia, uma vez que são incapazes de produzir seu próprio alimento. São os animais e seres vivos aclorofilados.

20 CADEIA ALIMENTAR Seqüência de organismos que se relacionam pela alimentação. Uma cadeia alimentar é uma seqüência linear de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, e também é uma simplificação do que acontece nos ecossistemas/comunidades e, portanto, artificial.

21 COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR:
PRODUTORES:  São Autotróficos. São obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar. Além das plantas clorofiladas,incluem- se entre os organismos fotossintéticos certos protistas (como as diatomáceas), as cianobactérias (algas verde-azuladas) e diversas bactérias.

22 Anabaena Organismos fotossintéticos mais simples,
As algas unicelulares. Anabaena Organismos fotossintéticos mais simples, são as cianobactérias. Vegetais superiores (Fonte: Amabis e Martho - Biologia 3)

23 COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR:
CONSUMIDORES:  São Heterotróficos. Se alimentam dos seres autótrofos e de outros heterótrofos. Consomem: plantas (herbívoros), carne (carnívoros), ou ambos (onívoros).

24 Tipos de consumidores:
Primário ou de primeira ordem: comem seres fotossintetizantes aproveitando a energia contida nas moléculas orgânicas. São os HERBÍVOROS:

25 Tipos de consumidores:
São CARNÍVOROS. Secundário ou de segunda ordem: comem os primários recebendo, das moléculas ingeridas, toda a energia. Terciário ou de terceira ordem: comem os secundários. Quaternário ou de quarta ordem: comem os terciários.

26 COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR:
DECOMPOSITORES:   Tipo especial de consumidor. São Saprófagos: Alimentam-se de matéria em decomposição. Têm grande importância na reciclagem da matéria na natureza: transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, fazendo com  que estes compostos retornem ao solo para serem reutilizados por outro produtor. Exemplos: FUNGOS e BACTÉRIAS

27 DECOMPOSITORES BACTÉRIAS FUNGOS MICROSCÓPICOS FUNGOS MACROSCÓPICO

28 COMPONENTES PRODUTORES: è AUTÓTROFOS: FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE
CONSUMIDORES:   è HETERÓTROFOS: HERBÍVOROS CARNÍVOROS ONÍVOROS DECOMPOSITORES:   è SAPRÓFAGOS: FUNGOS BACTÉRIAS

29 EXEMPLO DE CADEIA ALIMENTAR

30 O sol fornece energia para a FOTOSSÍNTESE
Cadeia Alimentar CONSUMIDORES O sol fornece energia para a FOTOSSÍNTESE PRODUTORES Nutrientes DECOMPOSITORES

31 Cadeia Alimentar Águia Cobra Camundongo Plantas Consumidor 3º
Produtor primário

32 A PERDA DE ENERGIA

33 EXEMPLOS DE TEIA ALIMENTAR

34 Relações Ecológicas Os seres vivos de diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, também se interagem com os outros seres vivos presentes num mesmo local. Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica.

35 Relações Harmônicas Colônia Sociedade Harmônicas interespecíficas:
Harmônicas intra-específicas: Colônia Sociedade Harmônicas interespecíficas: Protocooperação Mutualismo Comensalismo (típico, inquilinismo e epifitismo)

36 Colônia (+,+) Associações entre indivíduos da mesma espécie que formam um conjunto funcional integrado, onde todos os indivíduos estão unidos anatomicamente. Ex: algas, bactérias, caravelas.

37 Sociedade (+,+) Grupos de organismos de mesma espécie onde pode-ser observar nítida divisão de trabalho. Os indivíduos não são unidos anatomicamente e apresentam diferenças morfológicas nítidas. Ex.: formigas, abelhas, vespas, cupins

38 Protocooperação (+,+) Traz benefícios para ambas as espécies.
É uma relação não obrigatória. Ex.: caranguejo e anêmona, gado e anu.

39 Mutualismo (+,+) Traz benefícios para ambas as espécies.
É uma relação obrigatória, caso os indivíduos sejam separados, ambos morrem. Ex.: liquens, micorrizas, ruminantes e bactérias que degradam celulose.

40 Comensalismo (+,0) Apenas um dos indivíduos se beneficia e o outro nem se prejudica, nem se beneficia. O comensalismo é dividido em: Comensalismo típico  quando uma espécie se alimenta dos restos alimentares deixados por um individuo de outra espécie. Ex.: leão e hiena

41 Comensalismo (+,0) Inquilinismo (epifitismo): quando uma espécie usa outra como moradia. Ex.: bromélias, orquídeas e “plantas suporte”. Forésia: quando uma espécie usa outra como meio de transporte. Ex.: rêmora e tubarão.

42 Relações Desarmônicas
Desarmônicas intra-específicas: Competição intra-específica Canibalismo Desarmônicas interespecíficas: Competição interespecífica Predatismo Parasitismo Amensalismo

43 Competição intra-específica
Indivíduos de mesma espécie precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território, acasalamento) do meio. Isso gera uma competição intra-específica.

44 Competição Interespecífica
Indivíduos de espécies diferentes precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território) do meio. Isso gera uma competição interespecífica. Ex.: duas espécies de pássaros que usem o mesmo tipo de local para fazer seus ninhos competem no aspecto reprodutivo.

45 Predatismo (+,-) Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo de outra espécie. Predador  quem mata para se alimentar Presa  que morre Ex.: leão e veado.

46 Canibalismo (+,-) Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo da mesma espécie. Ex.: viúva negra.

47 Parasitismo (+,-) Quando um indivíduo de uma espécie se alimenta de um individuo de outra espécie sem mata-lo (pelo menos essa não é sua intenção, uma vez que se o hospedeiro morre o parasita geralmente morre também. Parasita  quem se alimenta Hospedeiro  quem serve de alimento

48 Parasitismo (+,-) Ectoparasitas  vivem na superfície externa do corpo do hospedeiro. Ex.: piolhos, carrapatos. Endoparasitas  vivem no interior do hospedeiro. Ex.: lombriga, solitária

49 Amensalismo (0,-) Os indivíduos de uma espécie eliminam para o meio substancias que prejudicam o crescimento ou a reprodução de outras espécies do habitat. Ex.: alguns fungos eliminam substancias (antibióticos) que matam bactérias. O eucalipto libera pelas raízes substancias que impedem a germinação de sementes ao redor.

50 Exercícios – Relações Ecológicas
A competição interespecífica é maior quando as espécies: Tem o mesmo nicho ecológico Fazem parte da mesma comunidade Vivem num mesmo hábitat Ocupam o mesmo ecossistema

51 Os pulgões alimentam-se da seiva elaborada das plantas, introduzindo um tromba sugadora nos vasos liberianos. As formigas por sua vez, aproveitam-se dos excrementos dos pulgões no interior dos formigueiros. As relações ecológicas, observadas entre planta-pulgão e pulgão-formiga são respectivamente: Desarmônica interespecífica e harmônica interespecífica Harmônica intra-especifica e desarmônica interespecífica Harmônica intra-especifica e desarmônica intra-especifica Harmônica interespecífica e harmônica intra-especifica Desarmônica intra-especifica e harmônica intra-especifica

52 A rêmora ou peixe-piloto fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de: Predatismo Parasitismo Comensalismo Mutualismo

53 O cupim vive associado a protozoários capazes de digerir a celulose, tornando o alimento acessível a ambos indivíduos. Esse tipo de associação é conhecido como: Parasitismo Predatismo Mutualismo Canibalismo

54 Em lagos públicos ou simples espelhos d´água é conveniente manter uma população de peixes larvófagos para combater a proliferação de larvas de mosquitos. Esse procedimento não poluente é um exemplo de: Simbiose Comensalismo Predatismo Parasitismo Amensalismo

55 Um tipo de relação ecológica, em que apenas um dos participantes se beneficia sem causar prejuízo ao outro, é a que ocorre entre: Ectoparasitas e seus hospedeiros Predadores e suas presas Os tubarões e os peixes-piloto que se alimentam dos restos alimentares deles As bactérias e os fungos que impedem a multiplicação delas produzindo antibióticos Os ruminantes e as bactérias que vivem em seu tubo digestivo digerindo a celulose.

56 ESTRATÉGIAS DE DISFARCE
MIMETISMO – imitar outros seres vivos, obtendo vantagens com essa semelhança

57 CAMUFLAGEM - envolve a semelhança de cor ou de forma entre o ser vivo e o ambiente

58 Biogeoquímica Ciência que estuda a troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Todos os elementos químicos naturais apresentam um movimento dinâmico nos ecossistemas transitando constantemente entre o meio físico e os organismos.

59 O que é o ciclo da água? A água circula continuamente na Natureza.
Ao conjunto de mudanças de lugar e estado físico que a água sofre ao longo do tempo, chamamos ciclo da água.

60 O ciclo da água

61 Evaporação A água dos mares, rios e lagos evapora, com a acção do calor e passa a vapor de água, que sobe na atmosfera, na transpiração dos seres vivos também se liberta vapor de água. 1 1 Evaporação é a passagem da água do estado líquido ao estado gasoso (vapor de água).

62 Condensação Acontece quando o vapor de água se concentra e passa em zonas mais frias, formando as nuvens. 2 A condensação é a passagem da água do estado gasoso (vapor de água) ao estado líquido.

63 Solidificação A passagem da água pelas camadas altas, médias ou baixas da atmosfera, faz surgir a neve, o granizo ou a geada. Também acontece quando a água congela com as temperaturas muito baixas. 3 A solidificação é a passagem da água do estado líquido ao estado sólido.

64 Precipitação Acontece quando as nuvens passam por regiões mais frias, ficam pesadas e chove. 4 Precipitação é a água que cai na superfície terrestre no estado sólido ou líquido.

65 Ciclo da água

66 O ciclo da água

67 Planeta Terra ou Água O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra. Percebemos melhor se olharmos para o globo terrestre:

68 Planeta Terra ou Água Imagina que a Terra é uma pizza cortada em quatro partes. Uma seria a parte da terra E as outras três seriam as partes formadas por água.

69 Água Doce Apesar de ser bom brincar na água salgada do mar na praia, não podemos bebê-la, pois a água apropriada para o consumo humano é a água doce. 2L 97,3% da água do planeta é água salgada, que podemos encontrar nos mares e oceanos. A água doce é apenas 2,7% do total de águas da Terra. Para ter uma ideia mais aproximada a água salgada seria uma garrafa de 2 litros e a água doce apenas um conta gotas.

70 O HOMEM AFETA O CICLO DA ÁGUA

71 Ciclo do Carbono

72 O HOMEM AFETA O CICLO DO CARBONO
Aquecimento Global; Agravamento do Efeito Estufa; Chuva ácida; Destruição da Camada de Ozônio.

73 Ciclo do Nitrogênio N2 nitrogênio atmosférico NO3 NO2 nitrito NH3
amônia NO3 nitrato NO2 nitrito N2 nitrogênio atmosférico

74


Carregar ppt "Conceitos Básicos e Relações Ecológicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google