A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MACROECONOMIA INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MACROECONOMIA INTRODUÇÃO

2 COMPORTAMENTO DOS GRANDES AGREGADOS
O QUE ESTUDA? COMPORTAMENTO DOS GRANDES AGREGADOS Renda; Produtos Nacionais; Nível Geral de Preços; Emprego e Desemprego; Estoque de moeda; Taxa de Juros; Balanço de Pagamentos; Taxa de Câmbio.

3 RELEMBRANDO MICROECONOMIA – Estuda a determinação de preço numa indústria, considerando-se constanstes os preços de outras indústrias (hipótese coeteris paribus). MACROECONOMIA – Estuda o nível geral de preços, ignorando as mudanças de preços relativos dos bens.

4 CURTO E LONGO PRAZOS Macroeconomia analisa questões conjunturais (desemprego, inflação e outros), sensíveis à política econômica. (curto prazo). Teoria do desenvolvimento e Crescimento Econômico estuda questões de longo prazo. Dedicação a questões estruturais. (Envolve fatores institucionais, sociais, tecnológicos, qualidade de vida da população, distribuição de renda etc).

5 OBJETIVOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Alto nível de emprego; Estabilidade de preços; Distribuição de renda socialmente justa; Crescimento econômico.

6 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com objetivo do pleno emprego, baixa inflação e distribuição de renda mais justa.

7 PRINCIPAIS INTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Política Fiscal – política tributária e política de gastos. Política Monetária – Emissões; reservas compulsórias; Open Market (compra e venda de títulos públicos); redescontos (empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais); regulamentação sobre crédito e taxa de juros. Política Cambial e Comercial – Banco Central pode fixar taxa de câmbio e incentivar exportações e diminuir importações (Exemplo). Política de Rendas – Intervenção do governo na formação de renda (salários mínimo e aluguéis)

8 ESTRUTURA DE ANÁLISE MACROECONÔMICA
Estrutura básica é composta por 5 mercados: Mercado de bens e serviços parte “real“ da economia Mercado de trabalho Mercado monetário Mercado de títulos parte “monetária” da economia Mercado de divisas

9 MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Imagine se produzíssemos um só produto, que englobasse todos os outros. ESSE MERCADO DETERMINA O NÍVEL DE PRODUÇÃO AGREGADA E NÍVEL GERAL DE PREÇOS.

10 MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
O nível geral de preços está condicionada a evolução do nível de demanda e oferta agregadas. Nível de demanda – a evolução de demanda depende de quatro grande setores ou agentes econômicos (consumidores; empresas; governo e setor externo) Nível de oferta – depende da evolução de emprego e capacidade instalada na economia EQUILÍBRIO DE MERCADO Oferta agregada de bens e serviços = demanda agregada

11 MERCADO DE TRABALHO Não entra aqui grau de qualificação, escolaridade, sexo e outros. Mercado de trabalho determina a taxa de salários e nível geral de emprego. Demanda ou oferta de mão-de-obra depende de dois fatores Taxa de salário real (custo efetivo da mão-de-obra para as empresas) Nível de produção desejado pelas empresas. O mercado de trabalho determina o salário real (salário monetário, descontada a inflação).

12 MERCADO MONETÁRIO O mercado necessita de moeda para transações da economia. Assim, há demanda por moeda (necessidade de transações ou liquidez) e oferta por moeda. O Banco Central e conjunto com bancos comerciais, determinan a oferta de moeda e por sua vez, a taxa de juros.

13 MERCADO DE TÍTULOS Analisa agentes econômicos superavitários e deficitários. Agentes econômicos superavitários – tem nível de gasto inferior a seu volume de renda. Agentes econômicos deficitários – tem nível de gasto superior a seu volume de renda. Mercado Financeiro – Mercado monetário e mercado de títulos. (são analisados conjuntamente e determinam taxa de juros).

14 MERCADO DE DIVISAS Como a economia mantém transações comerciais com o resto do mundo? Oferta de divisas – depende das exportações e da entrada de capitais financeiros. Demanda de divisas – depende das importações e saída de capital financeiro. A variação desse mercado determina da taxa de câmbio. Taxa de câmbio fixa – Banco central determina fixando antecipadamente a taxa de câmbio. Taxa de câmbio flutuantes ou flexíveis (limpa ou suja)


Carregar ppt "MACROECONOMIA INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google