A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA INTRODUÇÃO

2 O que discutimos em economia?
Aumento de preços; Períodos de crise econômica ou de crescimento; Desemprego; Setores que crescem mais do que outros; Diferenças salariais; Crises no balanço de pagamentos; Vulnerabilidade externa; Valorização ou desvalorização da taxa de câmbio; Dívida externa; Ociosidade em alguns setores de atividade; Diferenças de renda entre as várias regiões do país; Comportamento das taxas de juros; Déficit governamental; Elevação de impostos e tarifas públicas.

3 COMO ISSO PODE ME AFETAR? Pessoalmente e profissionalmente

4 ESTUDANTES DE: DIREITO / ADMINISTRACAO ECONOMIA / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Podem ocupar cargo de responsabilidade na empresa ou público. Análise econômica é fundamental para sobrevivência no mercado. Saber analisar e delimitar os problemas econômicos que nos rodeiam diariamente.

5 OBJETIVO DO ESTUDO ECONÔMICO
Analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

6 Significa a administração de uma casa, ou do Estado.
CONCEITO DE ECONOMIA Economia deriva do grego: Aristóteles ( a.C) Oikonomía Óikos – casa Nomos – Lei Significa a administração de uma casa, ou do Estado.

7 CONCEITO DE ECONOMIA Então:
É a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

8 PALAVRAS QUE DÃO BASE AO OBJETO DO ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA
Escolha; Escassez; Necessidades; Recursos; Produção; Distribuição.

9 Necessidades humanas (ilimitadas e se renovam)
IMPASSE Recursos Produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, outros) X Necessidades humanas (ilimitadas e se renovam) ESCASSEZ

10 QUESTÃO CENTRAL DO ESTUDO DA ECONOMIA
Como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população? ESCOLHA

11 PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
O quê e quanto produzir: escassez e escolha dentre as possibilidades de produção, quais produtos e quanto. Como produzir: sociedade “escolhe” quais recursos de produção. “Concorrência geralmente decide como serão produzidos e produtores observam menor custo.” Para Quem Produzir: Sociedade também decide como seus membros participarão da distribuição de resultados de produção.

12 SISTEMA ECONÔMICO Cada nação resolve, de sua forma, como serão solucionados os problemas econômicos e de que forma a organização econômica irá se portar.

13 SISTEMAS ECONÔMICOS O sistema econômico de cada país irá determinar como se porta a organização da produção, distribuição e consumo de todos bens e serviços de sua população, visando sempre a melhoria do padrão de vida e bem estar.

14 ELEMENTOS BÁSICOS DE UM SISTEMA ECONÔMICO
Estoques de recursos ou “Fatores de Produção” – Recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e tecnologia; Complexo de unidades de produção: Constituído pelas empresas; Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: Base da organização da sociedade;

15 SISTEMAS ECONÔMICOS CLASSIFICAÇÃO
Sistema Capitalista, ou economia de mercado: Regido pelas forças de mercado (livre iniciativa e propriedade privada dos fatores de produção) Sistema Socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada: Problemas econômicos fundamentais resolvidos por um órgão central (governo). Alguns países podem utilizar uma forma intermediária. (Países com governo sóciocapitalistas ou a maioria dos governos?)

16 CURVA DA POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO (Curva de Transformação)
Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos fatores de produção. Ilustra como a escassez limita à capacidade produtiva. Assim, a sociedade terá que fazer escolhas entre opções de produção.

17 Alternativas de produção
Imagine que uma economia só produza máquinas (bem de capital e alimentos (bens de consumo). Pleno emprego Alternativas de produção Máquinas (milhares) Alimentos (toneladas) A 25 B 20 30,0 C 15 47,5 D 10 60,0 E 70,0

18 CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

19 CUSTO DE OPORTUNIDADE Sacrifício de deixar de produzir o bem A para produzir o bem B. Exemplo: Análise da figura anterior. Aumento de produção de alimentos de 30 para 47,5 toneladas. Diminuição da produção de máquinas de 20 para 15 mil. CUSTO DE OPORTUNIDADE DE 5 MIL MÁQUINAS.

20 ANÁLISE DO CUSTO DE OPORTUNIDADE

21 DESLOCAMENTO DA CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

22 FATORES QUE LEVAM AO DESLOCAMENTO DA CURVA DE POSSILIDADES DE PRODUÇÃO
Crescimento econômico; Aumento da quantidade física produzida / melhor aproveitamento dos recursos já existentes; Aumento da eficiência produtiva e organizacional; Qualificação da mão de obra; Avanços tecnológicos; Importação.

23 FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO: FLUXOS REAIS E MONETÁRIOS

24 FLUXO MONETÁRIO DA ECONOMIA

25 FLUXO CIRCULAR DA RENDA

26 FATOR DE PRODUÇÃO E TIPO DE REMUNERAÇÃO
Trabalho Capital Terra Tecnologia Capacidade empresarial Salário Juro Aluguel Royalty Lucro

27 INTERRELAÇÃO DA ECONOMIA COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Economia, Física e Biologia; Economia, Matemática e Estatística; Economia e Política; Economia e História; Economia e Geografia; Economia, Moral, Justiça e Filosofia

28 ECONOMIA, FÍSICA E BIOLOGIA
Estudo sistemático da economia e avanços da física e biologia (Séc XVIII e XIX). Concepções organicistas (biológicas): Economia se comporta como orgão vivo, daí os termos, orgãos, funções, circulação e fluxos na teoria econômica. Concepções mecanicistas (físicas): Economia se comporta como determinadas leis da física, daí os termos estática, dinâmica, aceleração, velocidade, forças e outros. Concepção Humanística (atual): Observa do comportamento da atividade humana. Por isso, economia é uma ciência social.

29 ECONOMIA, MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Economia também é limitada ao meio físico, dado os recursos escassos. Tem relação próxima das quantidades (produção e consumo, exemplos). Depende da matemática e estatística para estabelecer relações entre variáveis econômicas.

30 ECONOMIA E POLÍTICA São extremamente interligadas (relação de causalidade – causa e efeito – difícil de estabelecer). A política pode firmar onde se desenvolverá atividades econômicas. A economia pode também ditar decisões políticas (corporações estatais, oligopólios, monopólios, latifúndio.

31 ECONOMIA E HISTÓRIA Pesquisa histórica auxilia a economia (facilita compreensão do presente). Fatos econômicos também afetam o desenrolar da história. (Ciclos do ouro, cana de açúcar, revolução industrial, crack de 29, crise do petróleo, crise hipotecária)

32 ECONOMIA E GEOGRAFIA A geografia de uma área pode determinar sua atividade econômica (colatina, qual sua vantagem geoeconômica?) Áreas de estudos – Economia regional, economia urbana, teorias de localização industrial (APL – Arranjos Produtivos Locais) e demografia econômica.

33 ECONOMIA, MORAL, JUSTIÇA E FILOSOFIA
Idade média, economia era vista como parte integrante da filosofia, moral e ética (justiça). Era orientada por princípios morais e de justiça. Estudo sistemático econômico teve seu início após a Revolução Industrial do Século XVIII.

34 DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO
Microeconomia ou teoria da formação de preços – Examina como consumidores e empresas interagem no mercado, decidindo preços e quantidades para satisfazer ambos. Macroeconomia – Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais (PIB, taxa de juros, poupança agregada, outros) Economia Internacional – Analisa relações de residentes e não residentes do país. Além das relações comerciais entre países. Desenvolvimento econômico – Aborda a preocupação com melhoria do padrão de ida da coletividade ao longo do tempo.


Carregar ppt "ECONOMIA INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google