A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Apresentação: Mara Rubia R. Martins SEEDF/ EC 416 Sul junho/2012

2 ATENDIMENTO EDUCACIONAL
Início (1987): Convênio FEDF/ ASTECA (Associação Terapêutica Educacional para Crianças Autistas). Atendimento baseado na análise experimental do comportamento.

3 O atendimento previa avaliação constante, aplicação anual da Escala Portage de Desenvolvimento capaz de conhecer a idade de desenvolvimento em cinco áreas: socialização, linguagem: compreensão e emissão, cuidados próprios, cognitiva e motora, além de registros e planejamentos das atividades diariamente.

4 Transtornos Globais do Desenvolvimento
CID 10, versão 2008. F84 Transtornos Globais do Desenvolvimento: Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões.

5 Transtornos Globais do Desenvolvimento
F84.0 Autismo infantil F84.1 Autismo atípico F84.2 Síndrome de Rett F84.3 Outro transtorno desintegrativo da infância F84.4 Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados F84.5 Síndrome de Asperger F84.8 Outros transtornos globais do desenvolvimento F84.9 Transtornos globais não especificados do desenvolvimento

6 ATENDIMENTO EDUCACIONAL
MODALIDADES DE ATENDIMENTO Centro de Ensino Especial Classe Especial Integração Inversa Inclusão

7 ATENDIMENTO EM CLASSE ESPECIAL
A indicação é feita pela Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) por meio de Estudo de Caso, após encaminhamento da escola/ entrada no sistema público de ensino.

8 ROTINA ESTRUTURADA Por quê? Aluno: Previsibilidade.
Diminui a ansiedade. Situa no tempo. Transmite segurança. Diminui a angústia. Diminui os distúrbios de comportamento. Professor: Organização. Cumprimento do planejamento.

9 ROTINA ESTRUTURADA Ambiente estruturado . * Recepção/ acolhida.
* Calendário. * Agenda. * História participativa. * Músicas. * Atividades ( de mesa, pareamento, pasta de linguagem, punção, massa de modelar, argila, pintura, guache, atividades psicomotoras e outras).

10 ROTINA ESTRUTURADA * Lanche. * Recreio.
* Higiene. * Lanche. * Recreio. * Passeio, parque, quadra de esportes, filmes... * Relaxamento. *Saída.

11 IMPORTÂNCIA DO PASSEIO
Promover a interação ao contexto social. Estimular a percepção do meio ambiente. Estimular a observação e o contato com os elementos da natureza. Explorar o ambiente reforçando e promovendo a generalização dos conceitos. Trabalhar o aspecto cognitivo, sensorial, perceptivo e comportamental. Explorar os aspectos afetivos e psicomotores. Vivenciar as atividades. Treinamento social e lazer. Aprendizagem bilateral.

12 HIGIENE Habilidades e independência no auto-cuidado. LANCHE Uso adequado de talheres. Hábitos alimentares. Partilha ou respeito.

13 ESCOVAÇÃO Habilidades e independência no auto-cuidado. RECREIO Integração, interação e adequação comportamental a ambientes não estruturados.

14 Quem é o meu aluno? Conversa com os pais. Avaliação inicial.
Observação em situações livres e dirigidas: Canais de comunicação. Desenvolvimento. Formas de exploração. Relacionamento com o meio (pessoas e objetos).

15 Comportamento (verbal, rituais, estereotipias,...)
Funcionamento adaptativo: comunicação, auto-cuidado, vida familiar, vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica, lazer, trabalho, saúde/segurança. Seguir um roteiro de observação. Preencher a Escala Portage de Desenvolvimento. Elaborar o Plano Pedagógico Individual (PPI).

16 INCLUSÃO ESCOLAR A inclusão escolar pode acontecer quando as condições assim o indicarem: 1º) Reavaliação do aluno pela EEAA. 2º) Momentos de Vivência. 3º) Estudo de Caso. 4º) Integração Inversa. 5º) Inclusão Escolar.

17 PARCERIA FAMÍLIA & ESCOLA
Fundamental para o bom desempenho das atividades pedagógicas e melhor desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos. Trabalho conjunto entre a escola e os diversos profissionais que atendem o (a) aluno (a). Comunicação diária por meio da agenda. Parceria entre pais, escola & profissionais.

18 CLASSES ESPECIAIS/ ALUNOS COM TGD
Obrigada! Sejam felizes!


Carregar ppt "ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google