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CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA

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Apresentação em tema: "CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERAR PESSOAS ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO Parte material gentilmente cedido pela Prof.a M.Sc Maria Teresa Gomes Lins – Universidade Federal – Treinamento Rede Pública

2 Por que as pessoas se comportam de certos modos?

3 “Liderar - é o processo de dirigir e influenciar as atividades
relacionadas as tarefas dos membros de uma equipe.”

4 “Motivação - são os fatores que provocam, canalizam e sustentam
o comportamento de um indivíduo” Processo pelo qual o comportamento É mobilizado e sustentado No interesse da realização Das metas organizacionais.

5 Profa. Msc. Maria Teresa Gomes Lins - Slides 3ª aula

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7 NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: NECESSIDADES DE AR, AGUA, ALIMENTO, REPOUSO E SONO. SEGURANÇA: AMBIENTE SEGURO, SEM AMEAÇA DE BEM-ESTAR. SOCIAIS: PERTENCER A UM GRUPO, AFETIVIDADE, AMOR, INTERAÇÃO SOCIAL. ESTIMA: AUTO-RESPEITO E RESPEITO PELOS OUTROS, SATISFEITAS ATRAVÉS DE ELOGIOS. AUTO-REALIZAÇÃO: AS PESSOAS SE TORNAM CAPAZES DE SER, A NECESSIDADES DE CRESCER, DE SE DESENVOLVER PESSOAL E PROFISSIONALMENTE.

8 Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg
Classificou os fatores que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho em duas categorias: - Fatores de manutenção - Fatores de motivação

9 Fatores de manutenção:
São influenciados pelo salário, pelo ambiente de trabalho, pela estabilidade no emprego, política de administração da empresa, e relacionamento com os colegas e chefes. Fatores de motivação: São influenciados pelas responsabilidades pessoais, realizações, desafios, crescimento profissional, reconhecimento.

10 TEORIA DOS DOIS FATORES (HERZBERG)
FATORES DE HIGIENE: Condições físicas de trabalho, política da empresa, qualidade da supervisão, relacionamento com colegas de trabalho, salário, status, segurança no emprego. FATORES DE MOTIVAÇÃO: Desafios do trabalho, responsabilidade, reconhecimento, realizações, progresso no cargo e crescimento profissional

11 TRÍADE REALIZAÇÃO – PODER – AFILIAÇÃO (McCLELAND)
As pessoas aprendem e adquirem necessidades de acordo com a sua cultura. (família, Televisão, grupos de colegas, stc) Realização: desejo de conseguir algo. Poder: desejo de controlar outras pessoas. Afiliação: desejo de estabelecer e manter relacionamento amigável e caloroso com os outros.

12 TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS:
DESEMPENHO MELHORADO VALORES METAS: Realísticas; Aceitas; Usadas para Avaliar Desempenho; Ligadas a Feedback e Recompensas; Estabelecidas por Indivíduos ou Grupos, Orientadas para a Aprendizagem

13 TEORIA “X” E “Y” (Douglas McGregor)

14 TEORIA “X” TEORIA “Y” Papel gerencial Papel principal Natureza humana
- Centrada na produção - Autocrática - Controle externo - Centrada no empregado - Democrática - Controle interno Papel gerencial - Supervisão próxima, com comportamento diretivo - Supervisão ampla com comportamento de apoio Papel principal - Ênfase no controle, na coerção e na punição - Ênfase no crescimento, na autonomia e na recompensa Natureza humana - Pessoas são preguiçosas, tem falta de ambição, precisam ser conduzidas, baixo nível motivação - Pessoas gostam do trabalho, querem fazer o melhor e são motivadas pelo desenvolvimento

15 material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3ª aula

16 A falta de dinheiro leva a insatisfação, mas possibilitar às pessoas crescimento profissional, reconhecimento, responsabilidades e desafios levam à satisfação e, portanto, à motivação.

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18 MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA OU EXTRÍNSECA
Motivação intrínseca: está relacionada à recompensas psicológicas, tais como: a oportunidade de reconhecer a habilidade de alguém; sentido de desafio e realização; reconhecimento positivo ou apreciação; ser tratado de maneira considerável. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3ª aula

19 MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA OU EXTRÍNSECA
Motivação extrínseca: está relacionada a recompensas tangíveis ou materiais tais como: Salários; benefícios adicionais; Seguro de vida; Promoções; Ambiente e condições de trabalho.

20 Motivação: implicações para a prática gerencial:
Determine que níveis de desempenho são necessários para atingir as metas; Treine e encoraje as pessoas; Compreenda diferenças individuais; Use o reforço positivo mais que a punição.

21 Motivação: implicações para a prática gerencial:
Determine que níveis de desempenho são necessários para atingir as metas; Treine e encoraje as pessoas; Compreenda diferenças individuais; Use o reforço positivo mais que a punição.

22 Enriquecimento de cargo
Feedback Relacionamento com cliente Nova aprendizagem Experiências singulares Controle sobre recursos Autoridade de comunicação direta Responsabilidade Aumento da motivação Satisfação Produtividade Qualidade de vida no trabalho

23 ELEMENTOS DA FRUSTRAÇÃO
Necessidades ou expectativas Barreiras ou bloqueios Solução de problemas Metas COMPORTAMENTO Frustração Reestruturação (metas alternativas) AGRESSÃO REGRESSÃO FIXAÇÃO RETRAIMENTO COMPORTAMENTO DESTRUTIVO

24 Como motivar uma equipe?
Motivar uma equipe é um trabalho árduo e contínuo. As pessoas precisam de uma liderança forte, motivada e vibrante. Ninguém motiva pessoas: elas são motivadas para agir e obter um resultado. Quem faz alguma coisa faz por duas razões: Obter resultado desejável ou evitar um resultado indesejável. São as pessoas que devem desejar o sucesso.

25 Como motivar uma equipe?
As pessoas são motivadas pela vontade de satisfazerem seus desejos e necessidades. O se-gredo da motivação é identificar o que motiva o profissional. A motivação é diferente em pessoas diferentes: as pessoas pensam e agem de acordo com seus valores e experiências.

26 Como motivar uma equipe?
Mostre ao colaborador como ele está indo. As pessoas gostam de saber em que estágio elas estão. Perspectivas que se encontram abertas. Reconheça o valor pessoal: Elogie. Cada pessoa ao se encontrar com você espera ser notada. Não observe sua equipe apenas para encontrar erros

27 Como motivar uma equipe?
Repreenda, mas sempre buscando construir: Muitos chefes se realizam com a repreensão. Identifique e neutralize os “pregadores do Apocalipse”: são verdadeiros mestres em mostrar erros, falhas e em desanimar qualquer um que se disponha a ouvir seus comentários. Você, como líder, precisa fazê-los jogar no “seu time”, mostrar como estão prejudicando o trabalho da equipe.

28 Como motivar uma equipe?
Esteja sintonizado com as emoções da sua equipe: Você, como líder, deverá ser capaz de olhar nos olhos do seu colaborador e “sentir” quando alguma coisa não está bem. - Precisa sintonizar as emoções dos membros da equipe e perceber situações fora do normal que possam estar prejudicando o desempenho daquele profissional. - Como poderão se concentrar no trabalho se estão passando por um sério problema? O apoio neste momento é fundamental para consolidar a sua liderança frente a seu profissional.

29 Selecione/ escolha quem vai trabalhar com você

30 Meça e acompanhe; Escreva menos e fale mais; Favoreça o espírito de equipe; Invista na sua equipe; Faça reuniões com ação; Preste contas; Preste atenção em como as pessoas agem perto de você; Faça balanço dos seus relacionamentos; Faça reunião informal

31 TIPOS DE LIDERANÇA

32 GRID DE LIDERANÇA Comportamento relacionado às pessoas
(1-9) (9-9) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Gerenciamento de clube de capo (paternalista) Gerenciamento de equipe (eficaz) (5-5) Gerenciamento de meio do caminho (em cima do muro) Comportamento relacionado às pessoas Gerenciamento empobrecido (inexistente) Gerenciamento de tarefa/produção (autoritário) (1-1) (9-1) Comportamento relacionado à produção Robert R. Blake e Jane S. Mouton

33 Liderança situacional Paul Hersey e Kenneth Blanchard
alto baixo trabalho alto relacionamento E3 E2 alto trabalho alto relacionamento compartilhar persuadir Comportamento para o relacionamento delegar determinar baixo trabalho baixo relacionamento alto trabalho baixo relacionamento baixa E4 E1 Comportamento para o trabalho baixa alta Maturidade dos subordinados alta baixa material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3ª aula

34 Liderança Transformacional e Carismática Paul Hersey e Kenneth Blanchard
Dimensões e comportamentos: Visão; Desenvolvimento de staff; Liderança de apoio; Empoderamento; Pensamento inovador; Liderança pelo exemplo; Carisma

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43 Exercício História em quadrinhos Cada grupo – máximo 15 pessoas


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