A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitos e Verdades na Ciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitos e Verdades na Ciência"— Transcrição da apresentação:

1 Mitos e Verdades na Ciência
ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Mitos e Verdades na Ciência Prof. Jacó Izidro de Moura Novembro de 2009

2 “Mitos” ou “verdades” ? Manga com leite faz mal a saúde?
Tomar banho logo depois da comida entorta a boca e pode matar por congestão? O sol vai explodir em 2012? Celular dá câncer? Tv transmite raio x? Onde há vácuo não há gravidade? Bronzeamento artificial é perigoso? Ler no ônibus descola a retina? O universo não é infinito porque o céu é escuro a noite? No hemisfério sul a água que sai pelo ralo de uma pia gira no sentido horário e no hemisfério norte no sentido anti-horário? Olhar durante muito tempo diretamente para o Sol pode queimar a retina? Triângulo das Bermudas – Portal para outras dimensões? A teoria da evolução nos assegura que caminhamos para um melhoramento da nossa espécie? Fraude do século? O homem chegou mesmo na lua? Olhar para o céu é olhar para o passado?

3 mito Manga com leite faz mal a saúde?
“A manga de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite, mata” mito

4 Tomar banho logo depois da comida entorta a boca e pode matar por congestão?
mito

5 O sol vai explodir em 2012?

6

7

8

9 mito

10 Celular pode causar câncer?

11

12

13

14

15 mito

16 Tv transmite raio x?

17 Onde há vácuo, não há gravidade?
mito

18 Bronzeamento artificial é perigoso?

19 Ler no ônibus descola a retina ?
Os sintomas são flashes luminosos subseqüentes a formação de moscas rolantes. “A pessoa enxerga um monte de pontinhos pretos, que fazem com que ela veja essas manchas, depois a retina começa a descolar e passa a enxergar uma sombra”,

20 mito Têm mais chance de ter descolamento da retina:
Míopes com mais de 6 graus - Parentes próximos de quem teve descolamento da retina - Quem já teve descolamento em um dos olhos * Pessoas com maior risco de ter descolamento precisam ser examinadas pelo menos duas vezes por ano

21 Olhar durante muito tempo diretamente para o Sol pode queimar a retina?

22 O universo não é infinito porque o céu é escuro a noite.

23 Paradoxo de Olbers mito
Foi proposto pela primeira vez por Johannes Kepler em 1610 Depois em 1744 por Jean-Philippe de Cheseaux e também por Edmond Halley no século XVIII, Mas ficou mais conhecido em 1826 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers “ Num universo infinito com infinitas estrelas, o céu deveria ser claro.” Solução: A Teoria do Big Bang fornece uma idade para o universo, isto é, ele até pode ser infinito no espaço, mas é finito no tempo. mito

24 No hemisfério sul a água que sai pelo ralo de uma pia gira no sentido horário e no hemisfério norte no sentido anti-horário? A força de Coriolis e os redemoinhos nas pias Gaspard Gustave de Coriolis, que em 1835 descreveu as leis da mecânica para um sistema de referência em rotação.

25 R1

26 R2 R1 A bola vai ficando para trás em relação ao centro do disco

27 A formação dos ciclones e tornados
É devida a força de Coriolis

28 "se vale para os ciclones e para as redemoinhos das correntes oceânicas deve valer para os redemoinhos nas pias dos banheiros". No caso da água descendo pelo ralo da pia a Força de Coriolis é muito pequena já que a massa de água e a velocidade de escoamento também são muito pequenas. se a água numa pia de tamanho normal estivesse rodopiando a uma velocidade de 3600 km/h (que seria um absurdo!), ainda assim a aceleração provocada pela força de Coriolis seria 66 vezes menor que a aceleração da gravidade! Sendo tão pequena, a força de Coriolis é praticamente desprezível frente às outras forças que atuam num tanque como o atrito e os efeitos causados pela forma e textura das paredes do tanque, bem como o movimento residual da água. Mesmo assim não é impossível ver o efeito de Coriolis em uma pia, só é muito, muito difícil. A água deve repousar por uma semana ou mais em uma cuba especialmente preparada para eliminar qualquer interferência geométrica e o furo pelo qual a água escoa deve ser extremamente pequeno para que a vazão seja o mais lenta possível (demora horas para que a força de Coriolis comece a provocar algum desvio sensível).

29 mito Os efeitos da linha do Ecuador
Enquanto esperamos por segunda feira para começar as nossas visitas aos projectos de voluntariado no Ecuador fomos visitar La Mitad Del Mundo, o local a norte de Quito onde supostamente passa a linha do meio do mundo. A pergunta que nos guiou durante o percurso de hora e meia entre vários autocarros para lá chegar foi: é verdade que a água num ralo roda para um lado no hemisfério norte e para outro lado no hemisfério sul? Neste parque temático realizaram uma experiencia à nossa frente em que dois metros a norte a água roda para a esquerda e dois metros a sul ela roda para a direita. Humm. Alertados por alguma pesquisa anterior conseguimos, após alguma insistência e aplicaçao cuidadosa do charme do detective curioso, que a nossa guia nos confessasse que esta experiência é um pequeno embuste com fins didáticos. Na verdade apesar deste efeito existir e ser verdade ele nao se verifica a uma distância tao pequena da linha imaginária do Ecuador. Nao ficámos a saber exactamente como conseguem fazer esta experiência parecer tao verdadeira mas ficámos com com comichao para saber mais sobre a força de Coriolis. mito aviagemdovoluntariado.blogspot.com/2009_10_01..

30 Triângulo das Bermudas – Portal para outra dimensão?

31 Início Cristóvão Colombo, quando atravessava a região em direção à América, relatou o avistamento de uma bola de fogo no céu que hoje supõe-se ter sido um meteorito. Colombo também foi um dos primeiros europeus a descrever sua passagem pelo temível Mar dos Sargaços. Mar dos Sargaços é uma região do Oceano Atlântico coberta por um manto de sargaços (uma espécie de alga) A região ficou conhecida como "Cemitério do Atlântico"

32 Vincent Gaddis. publicou em fevereiro de 1964 uma história chamada o "O Mortal Triângulo das Bermudas", que serviu como uma espécie de batismo para o mito. Charles Berlitz ( ) tornou-se conhecido por seus livros abordando temas sobrenaturais como o incidente Roswell e o continente perdido da Atlântida. Seu livro "O Triângulo das Bermudas", publicado originalmente em 1974 vendeu mais de 20 milhões de cópias e foi traduzido para mais de 30 idiomas

33 Uma possível explicação?
Teoria da Flatulência Oceânica (depósito de metano)

34 Em 1981, uma plataforma na costa da Guatemala foi vitima do fenômeno (muito embora a plataforma não tenha afundado)

35 O livro "The Bermuda Triangle Mystery - Solved" (O Mistério do Triângulo das Bermudas - Solucionado) de Lawrence David Kusche, investigou cuidadosamente cada um dos casos relacionados ao Triângulo das Bermudas, confrontando as histórias popularizadas por Berlitz com os documentos históricos e relatórios da Marinha e da Guarda Costeira.A conclusão de Kusche é que o que não foi completamente inventado por Berlitz foi no mínimo exagerado. Segundo Kusche, se você marcar todos os desaparecimentos atribuídos ao Triângulo das Bermudas em um globo verá que o Triângulo abrange quase todo o norte do Oceano Atlântico

36 James Randi, fez ainda melhor em seu livro Flim Flam - Médiuns, ESP, Unicórnios e outros delírios: marcou em um mapa os mais misteriosos casos atribuídos ao Triângulo das Bermudas. Veja o resultado e tire suas conclusões:

37 mito

38 A teoria da evolução nos assegura que caminhamos para um melhoramento da nossa espécie?
Por que ninguém nunca vê um ET cabeludo?

39 Filmes de ficção científica antigos representavam o homem do futuro careca.

40 Somos o supra sumo da evolução?
mito

41 Fraude do século? O homem chegou mesmo na lua?
Sombras ou penumbras?

42 Tamanho das sombras: mais de uma fonte de luz?

43 Pessoas em elevações diferentes produzem sombras de tamanhos diferentes.

44 Cadê as estrelas?

45 Bandeira tremulando?

46 Que filme fotográfico consegue resistir a temperaturas tão altas?
Eles foram pela manhã. 100 graus na Lua é diferente de 100 graus dentro de um forno. filme levado à Lua ainda precisaria resistir à temperaturas mais altas do que o normal para os padrões terrestres, por isso não foi, como você já deveria esperar, comprado em uma lojinha de Houston, mas projetado sob medida para a NASA pela Kodak.

47 Pegadas em areia totalmente seca?

48 Como o módulo lunar conseguiu decolar de volta
Como o módulo lunar conseguiu decolar de volta? Onde cabe tanto combustível?

49 Fraude do século? mito mito E ninguém contou pra URSS? mito mito mito

50 Olhar para o céu é olhar para o passado?
A velocidade da luz no vácuo é de km/s Em 1 segundo seria possível dar 7 voltas em torno da Terra Um feixe de raio laser atinge a Lua e volta em torno de 3 segundos. O Sol está a aproximadamente 150 milhões de km : 8,33 minutos luz Alpha Centauro está a cerca de km ou 4 anos luz. Antares é uma supergigante vermelha, distante aproximadamente 600 anos-luz da Terra, 700 vezes maior que nosso Sol, e aproximadamente 980 milhões de vezes o volume da Terra (estima-se um raio aproximadamente igual a órbita de Marte) e vezes mais brilhante, porém a sua massa está calculada entre 15 e 18 vezes a massa solar.

51

52 Muito Obrigado! Referências:


Carregar ppt "Mitos e Verdades na Ciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google